Como funciona o Empréstimo Consignado em 96 meses?

bxblue-emprestimo-consignado-96-meses

O empréstimo consignado é bastante conhecido por sua quitação feita por meio de descontos no contracheque do contratante. No entanto, o prazo de pagamento é outra vantagem que merece destaque, já que alguns créditos podem ser pagos em até 96 meses!

O empréstimo consignado oferece prazos de pagamento muito interessantes. Assim como a taxa de juros, que é uma das mais baixas do mercado atualmente. Ou seja, os grupos que têm direito ao empréstimo consignado como beneficiários do INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e Trabalhadores CLT podem aproveitar essas e outras vantagens.

Contudo, o prazo de 96 meses está disponível exclusivamente para os Servidores Públicos. E, é claro, isso pode variar de uma instituição financeira para outra. Assim como varia de acordo com o convênio de cada interessado nesse empréstimo.

Você é Servidor Público? Então aproveite para saber mais sobre o empréstimo consignado que pode ser pago em até 96 meses. Quem sabe esta não é a oportunidade que você precisava?

Quem pode solicitar?

Todo Servidor Público, em cargo fixo, tem direito ao empréstimo consignado. Ou seja, quem tem cargo provisório, como os estagiários, não podem contratar esse tipo de crédito.

As vantagens são válidas também para os Servidores Aposentados ou Pensionistas.

O prazo de pagamento de um empréstimo oferecido a Servidores Públicos é de 96 meses. Sendo assim, durante todo esse período, o crédito será pago por meio de descontos automáticos que são realizados no pagamento mensal do Servidor.

Por isso, enquanto o contrato estiver em vigência, o tomador receberá uma parte menor de seu salário ou benefício. Os beneficiados só podem contratar empréstimos que respeitem sempre a margem consignável.

Tal margem foi estipulada para proteger os tomadores contra endividamentos desnecessários. Cada Servidor Público, portanto, pode comprometer até 35% de sua renda líquida com consignação de crédito.

Dentro deste valor, 30% podem ser usados para empréstimos, enquanto que os outros 5% são exclusivamente para um cartão de crédito consignado.

Servidor Público Federal (SIAPE)

O empréstimo consignado para Servidores Públicos Federais é liberado para Civis e Militares. Porém, esses precisam ter idade entre 21 e 80 anos, em geral.

Não têm direito ao crédito consignado quem é CLT, Contratado, Comissionado, Temporário, Emprego Público, Quadro Especial QE/MRE, Requisitado ou Sem Vínculo. Ainda, não têm direito quem está na condição de Tutor ou Curador.

A margem consignável para os Servidores Federais também é de 35% e os empréstimos com prazo de 96 meses podem consumir até 30% desse limite. De acordo com o Decreto Nº8.690, de 2016.

Os descontos mensais são de responsabilidade do sistema de gestão de pessoas do Poder Executivo Federal. Contudo, o Servidor Público Federal interessado deve autorizar a consignação do crédito.

Servidor Público Estadual

O empréstimo consignado estadual segue as leis estaduais e podem variar de uma Unidade Federal para outra. Os Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas têm direito ao crédito.

Não são atendidos os Servidores temporários, com cargo em comissão, estagiários, gratificados, designados, prestadores de serviços ou excedentes à lotação.

O prazo de pagamento também é de 96 meses. Todas as mensalidades são pagas por meio de desconto na folha de pagamento, seja salário ou benefício.

Servidor Público Municipal

No caso dos Servidores Públicos Municipais as regras e condições do empréstimo consignado variam ainda mais. Isso, porque, cada município pode ter sua própria política de crédito.

Sendo assim, o mais indicado é que o interessado se informe diretamente nos canais da Prefeitura ou órgão  municipal em que trabalha. O prazo de pagamento também é de 96 meses.

Taxa de juros dos melhores bancos

O empréstimo consignado para Servidores Públicos tem uma taxa máxima de juros que deve ser respeitada. Sendo assim, ainda que cada banco possa ter um Custo Efetivo Total (CET), o teto da taxas de juros nominal não deve ser ultrapassado.

Desde Novembro de 2017 as taxas de juros estão limitadas à 2,05% ao mês. Ao ano, os juros não podem superiores a 34,5%. Vale destacar que essas taxas já incluem uma parte do CET.

Por isso é que o empréstimo consignado costuma ser tão vantajoso em relação aos demais créditos. As taxas de juros são mais baixas que do cheque especial, por exemplo, ou de um cartão de crédito comum.

O empréstimo consignado também é menos burocrático que outros créditos do mercado. E, como há garantia de pagamento, os bancos não realizam consulta ao SPC ou Serasa.

Portanto, o crédito consignado está disponível até mesmo para os Servidores Públicos que estão negativados. Ou seja, quem já está endividado ou com o nome sujo pode contratar o empréstimo consignado, para ajudar no pagamento de débitos maiores.

Qual é o limite máximo para o Empréstimo Consignado?

As regras do empréstimo consignado para Servidores Públicos, têm as mesmas regras dos demais convênios, em relação à margem consignável. Ou seja, 35% do pagamento líquido para ser utilizado, sendo 30% somente para empréstimos.

Sendo assim, o limite máximo que pode ser emprestado depende da renda de cada Servidor. Para se ter uma ideia da margem consignável disponível para empréstimo, o interessado pode multiplicar seu pagamento líquido por 0,30, que equivale a 30%.

Vale destacar ainda que, se o requerente já tem um empréstimo em andamento, a margem consignável fica reduzida. Caso um segundo empréstimo seja solicitado, os valores máximos também serão menores.

Mas certamente entre pagar mais caro em outro tipo de empréstimo pessoal, é preferível se organizar para pagar menos com o empréstimo consignado.

Então, se este é o seu caso, aproveite para fazer a sua simulação online. 

Faça agora a sua simulação. Descubra sua margem e contrate online

Todo o processo de contratação do empréstimo consignado hoje já pode ser feito pela internet. Desde a simulação até a solicitação do crédito, o que representa ainda mais praticidade para os interessados.

A simulação de crédito consignado online é a forma mais rápida de descobrir a margem consignável. O Servidor deve informar alguns dados pessoais, como convênio, salário e montante pretendido, e a ferramenta encontrará as melhores propostas do mercado.

Assim, pode comparar facilmente diversas ofertas, de diferentes instituições financeiras. Pode-se analisar as taxas de juros e os prazos de pagamento, até o limite de 96 vezes.

A plataforma que simula o crédito online também permite a comparação do CET, o Custo Efetivo Total da transação. Essa informação é importante para que o interessado saiba exatamente quanto, de fato, será gasto no pagamento do empréstimo.

Depois de escolher a melhor oferta, basta dar entrada na contratação do crédito. O dinheiro costuma ser disponibilizado na conta corrente em poucos dias.

Precisando de dinheiro rápido e sem burocracia? Quer um prazo longo de pagamento para colocar as contas em dia ou realizar um sonho antigo?

Aproveite o simulador de crédito online e encontre, gratuitamente, a melhor proposta de crédito consignado do mercado.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o Empréstimo Consignado em 96 meses?

Posts recomendados