Como funciona a simulação do empréstimo consignado para SIAPE?

Publicado em: 30/04/2021

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito utilizada por diferentes categorias, incluindo os servidores públicos federais. Por conta das condições atrativas oferecidas pelos bancos, o consignado para SIAPE pode contribuir muito para quem precisa de dinheiro de forma rápida e com baixo custo.

Dentre as vantagens de se utilizar essa modalidade, pode-se destacar a possibilidade de contratação por parte de tomadores que estão negativados, já que não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou Serasa.

Além disso, as taxas de juros são as menores do mercado e as condições de pagamento, as mais acessíveis.

Saiba agora como funciona a simulação do empréstimo consignado para SIAPE e descubra como aproveitar essa vantagem.

Empréstimo consignado SIAPE

O empréstimo consignado para SIAPE é uma modalidade exclusiva para servidores públicos federais, incluindo aposentados, pensionistas e os servidores inativos.

Esse tipo de crédito é famoso por ter suas parcelas debitadas automaticamente do salário do tomador. Contudo, vale destacar que para ter acesso a essa linha de crédito é preciso cumprir alguns requisitos, como ser o órgão pagador conveniado à uma instituição consignatária.

Além disso, o servidor público que atua nos órgãos da Administração Federal deve dispor de margem consignável livre, bem como emitir a autorização de consignatária, documento que formaliza a contratação do consignado, além de ter como finalidade autorizar o empréstimo e assegurar que o servidor concorde com os termos do contrato.

Por fim, é importante lembrar que a modalidade apenas está disponível para liberação de crédito aos empregados públicos que tiverem idade entre 21 e 80 anos e tenham acumulado no máximo nove contratos simultâneos no mesmo CPF, independentemente da margem consignável, entre outros.

Vantagens do consignado para SIAPE

Uma das principais vantagens do crédito consignado é o seu prazo flexível, embora eles possuam limitações legais.

Diferentemente dos beneficiários do INSS — que apenas podem tomar o empréstimo com a liquidação do contrato em no máximo 72 meses —, os servidores públicos têm direito ao prazo de 96 meses, ou seja, até oito anos para pagar a dívida.

Além disso, sua cobrança ocorre por meio de parcelas fixas. Portanto, os descontos no contracheque se mantêm sempre o mesmo durante toda a vigência do contrato, evitando assim surpresas desagradáveis ao final do mês, além de contribuir para um melhor planejamento financeiro.

Ademais, no caso do empréstimo consignado para SIAPE os descontos das parcelas são realizados antes mesmo do solicitante receber seu salário, dando aos bancos maior segurança do pagamento das parcelas, isto é, sem incorrer em atrasos ou imprevistos. Por isso, nesta modalidade os juros praticados são os mais baixos do mercado.

Por fim, os juros são pré-fixados, ou seja, eles são informados no momento da contratação do crédito. Dessa forma, ao fazer um empréstimo, o interessado já sabe antecipadamente quanto vai pagar por mês.

Margem consignável dos servidores federais

Para quem quer contratar um empréstimo consignado, entender o funcionamento da margem é um cuidado muito importante, já que ela pode influenciar no valor do crédito que pode ser liberado aos interessados.

Em resumo, a margem é o valor máximo com o qual os tomadores podem comprometer sua renda líquida para custear despesas com esse tipo de crédito.

Conforme estabelecido pela Lei nº 10.820/2003, é vedada a prática de realização de empréstimos cuja somatória total das parcelas de todos os contratos ativos superem o teto de 35% da renda mensal, já considerando os descontos normais do salário. Além disso, essa margem é dividida entre 30%, para contratos de empréstimo e 5%, para despesas com o cartão de crédito consignado.

É válido destacar que a margem consignável SIAPE pode ser verificada a partir do contracheque do tomador. Dessa forma, basta acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista para ter acesso ao contracheque online.

Ressalta-se que, até 31 de dezembro de 2021, está em vigor a Lei 14.131/2021, que elevou em 5% a margem consignável de servidores públicos para empréstimos consignados.

Margem para empréstimo

Em termos práticos, a margem de 30%, conforme destacamos anteriormente, refere-se àquela que pode ser aplicada exclusivamente para despesas com empréstimo consignado. Sendo assim, ao atingir o limite máximo, o interessado fica impedido de contratar novo crédito.

Margem para cartão

O cartão de crédito consignado tem uma margem de 5% para pagar as despesas com compras de produtos ou serviços, tanto à vista quanto parcelado. Vale lembrar ainda que o cartão disponibiliza a função saque em espécie e pode até mesmo ser utilizado em transações internacionais.

A diferença é que, neste caso, o pagamento da fatura se dá de duas formas: por meio do desconto automático de 5%, caso o valor seja correspondente a margem ou, através do desconto automático somado do pagamento via casa lotérica, internet banking ou caixas eletrônicos do valor remanescente da fatura.

Qual é o melhor banco que oferece crédito para servidor público?

Para contratar o empréstimo consignado é preciso adotar uma série de cuidados, como verificar as condições de contratação em cada instituição consignatária. Isso ocorre porque cada banco oferece taxas diferentes. Assim sendo, para encontrar as melhores ofertas de crédito, é preciso comparar taxas e demais custos atrelados a esse tipo de operação.

Vale a pena também verificar se a instituição possui boa reputação ou se existem, por exemplo, taxas escondidas na contratação, especialmente em relação ao Custo Efetivo Total (CET).

Para ajudá-lo na tarefa de encontrar o melhor crédito para o seu bolso, o Banco Central disponibiliza uma lista completa com todas as taxas praticadas na modalidade de crédito consignado em todos os bancos.

Na bxblue você conta com parceiros que oferecem as menores taxas de juros, melhores condições para pagamento, além de um excelente atendimento. Dentre eles, destacam-se:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Banrisul
  • Banco BMG;
  • Banco Cetelem;
  • Banco Daycoval;
  • Banco Itaú;
  • Banco Olé Consignado;
  • Banco Pan; e
  • Banco Safra.

Leia também: Como contratar empréstimo consignado SIAPE?

Onde contratar um empréstimo consignado para SIAPE?

A simulação de um empréstimo consignado é o primeiro passo para quem deseja garantir o crédito mais barato, independentemente do banco que irá escolher.

Afinal, como já ressaltamos, as taxas podem variar consideravelmente entre uma instituição e outra. Logo, é fundamental cercar-se de todos os detalhes antes de contratar o crédito SIAPE.

Com o simulador da bxblue, por exemplo, você pode comparar de forma simples, rápida e efetiva, se assegurando das melhores taxas de juros do mercado, além de contar com parceiros confiáveis.

Faça sua simulação agora e encontre o melhor banco para você hoje mesmo!


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.