Como funciona o empréstimo consignado pela empresa?

empréstimo consignado pela empresa - empréstimo, calculadora, conta, dinheiro

Publicado em: 19/05/2021

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito cujo pagamento se dá automaticamente por meio de descontos diretos no salário do tomador. Por isso, é necessário ter renda fixa garantida. Em se tratando do empréstimo consignado pela empresa, a modalidade é destinada exclusivamente para empregados regidos pelo regime celetista, no setor privado e público.

Para tanto, é preciso ter convênio válido entre a empresa e uma instituição consignatária para poder aproveitar benefícios como pagar taxas menores pelo crédito pessoal.

A seguir, entenda melhor sobre os principais detalhes desse tipo de empréstimo!

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade muito útil para aqueles que estão em busca de crédito acessível e com melhores condições de pagamento.

Isso porque, além de oferecer excelentes taxas de juros, dispõe também de prazos alongados para pagamento e uma série de outras facilidades exclusivas.

Essas vantagens competitivas, sobretudo em relação às demais modalidades existentes, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, por exemplo, se dão em razão das garantias de pagamento, já que as parcelas são consignadas no contracheque do tomador.

Dado que os bancos não incorrem menor risco de inadimplência, pois ao optar pelo consignado a instituição financeira pode descontar as parcelas diretamente da folha de pagamento, é possível garantir taxas melhores, prazos maiores e demais facilidades no que diz respeito ao pagamento do empréstimo.

Quem pode contratar empréstimo consignado pela empresa?

Empregados que trabalham em regime celetista podem contratar esse tipo de crédito pessoal de forma rápida e fácil.

Para tanto, é preciso cumprir alguns requisitos mínimos, como ter um tempo mínimo de carteira assinada, dispor de margem consignável livre e estar vinculado a uma organização com convênio válido entre o órgão pagador e uma instituição consignatária.

Além dos trabalhadores do setor privado, servidores públicos não estatutários, isto é, que são contratados conforme as regras da CLT para trabalhar na Administração Pública direta ou indireta, também podem contar com o crédito consignado. Basicamente, as regras são as mesmas:

  • ter margem consignável disponível; e
  • estar vinculado a órgão conveniado à instituição consignatária.

Benefícios do empréstimo consignado pela empresa

Normalmente há uma série de benefícios em se contratar um empréstimo consignado. A começar pelas taxas, já que são as menores do mercado de crédito pessoal.

Além disso, destacam-se também os prazos de pagamento, pois estes podem variar entre 12 e 96 meses.

Por isso, trata-se de um empréstimo bastante interessante e recomendado, sobretudo para quem pretende economizar, quitar dívidas caras ou realizar um sonho.

Conheça os benefícios desta modalidade em relação às demais.

Crédito fácil e rápido

Para solicitar o empréstimo consignado é muito rápido e fácil. O tomador pode utilizar apenas algumas etapas e utilizar os simuladores de crédito para iniciar o processo.

De modo geral, entre a simulação e a liberação do valor, o tempo médio varia entre 3 dias úteis, podendo ocorrer imediatamente em algumas instituições consignatárias.

Assim que o contrato é aprovado, o banco de sua escolha envia o dinheiro para a conta informada. Vale lembrar que esta deve estar em nome do titular da conta.

Comodidade

Empregados do setor privado e servidores públicos celetistas podem contratar o crédito consignado à distância, como já destacamos.

Nesse caso, além de extremamente rápido e seguro, essa modalidade oferece muita comodidade, já que não é necessário deslocar-se até uma agência física, por exemplo. Para tanto, basta dispor de um dispositivo eletrônico com conexão à internet.

Sem custo para a empresa

O empréstimo consignado é uma modalidade que não incorre em nenhum tipo de custo para as empresas conveniadas, e pode inclusive se configurar como um benefício na qualidade de vida dos colaboradores.

Vale destacar que, com o crédito acessível e mais barato, é possível, por exemplo, organizar as finanças, evitar dívidas caras como o rotativo do cartão de crédito, realizar um sonho como viajar, comprar/reformar a casa/apartamento ou executar outros projetos pessoais.

Acessível a negativados

Tendo em vista que o desconto do empréstimo consignado ocorre automaticamente e não há riscos de inadimplência, os bancos também não realizam consultas aos boreais de crédito, como SPC ou Serasa. Dessa forma, o valor pode ser liberado mesmo para pessoas com o CPF negativado.

O que é preciso para obter o consignado pela empresa?

Para contratar o empréstimo consignado pela empresa, o interessado deve observar alguns requisitos mínimos, como:

Estar dentro das categorias permitidas

Além dos trabalhadores contratados de acordo com a CLT, o servidor público também pode contratar o crédito, desde que faça parte das categorias elegíveis para a contratação pela empresa.

Normalmente, esse tipo de crédito com desconto automático no recibo de salários está disponível apenas para servidores sem vínculo estatutário, como é o caso dos celetistas, comissionados, temporários, titulares de cargos em comissão, entre outros.

Possuir margem consignável livre

Por via de regra, o limite do empréstimo consignado é definido segundo a margem consignável. Isto é, o tomador apenas pode comprometer o seu pagamento em até 35% do rendimento líquido mensal, já considerando todos os descontos normais.

Entretanto, 5% da margem apenas pode ser utilizada para custear despesas com o cartão de crédito consignado. Logo, o empréstimo diz respeito apenas aos 30% restantes.

Atenção: Até 31 de dezembro de 2021 a Lei 14.131/2021 aumentou em 5% a margem consignável disponível para operações de empréstimo consignado.

Dessa forma, antes de contratar um novo crédito pessoal, o interessado deve verificar junto a sua empresa a disponibilidade de margem.

Esse tipo de informação está disponível no recibo de pagamento ou, ainda, por meio dos sistemas internos. Se preferir, o trabalhador privado pode ainda verificar junto ao Departamento de Recursos Humanos da empresa em que atua.

Ter um convênio válido

Como já destacamos, esta modalidade está condicionada ao cumprimento de algumas exigências. Dentre elas, é preciso que o convênio firmado entre o órgão pagador e a instituição consignatária seja válido.

Isso ocorre para tornar possível a retenção do pagamento no valor referente a parcela do empréstimo, já que se trata de uma operação de consignação do pagamento.

De modo geral, um convênio para crédito consignado nada mais é do que uma parceria firmada entre a empresa (fonte pagadora) e o banco credenciado para realizar ofertas de crédito consignado.

Sendo assim, o convênio é uma espécie de autorização para consignação dos pagamentos e apenas podem ser firmados entre as instituições consignatárias e a empresa do solicitante.

Nesse contexto, a forma mais fácil de saber se existe um convênio válido para contratar um empréstimo consignado pela empresa é entrando em contato com o RH. Assim, é possível verificar a possibilidade de pedir o crédito em alguma instituição autorizada.

Passo a passo para obter empréstimo consignado pela empresa

Os trabalhadores privados e empregados públicos contratados em regime celetista que desejarem contratar o empréstimo consignado podem fazer a simulação da operação e solicitar seu crédito por meio de plataformas virtuais.

Além de permitir um melhor entendimento sobre as taxas de juros, essa ferramenta permite a comparação de taxas em diferentes bancos.

Após dar entrada no pedido, a proposta será analisada pelas instituições, sobretudo para validar os principais tópicos em relação ao perfil do tomador. O último passo, portanto, é a assinatura do contrato, que também pode ser feito virtualmente através da plataforma.

Assim, após averbação e assinatura, o valor será creditado na conta do interessado em até 3 dias úteis, em média.

Na bxblue, por exemplo, é possível simular online os diversos prazos de pagamento, bem como verificar as taxas de juros praticadas em diferentes instituições financeiras.

Além disso, é possível analisar o Custo Efetivo Total da operação, já que os demais encargos podem elevar o valor da dívida — por isso nem sempre a menor taxa de juros se trata do melhor crédito. Simule agora o seu empréstimo consignado.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: