Empréstimo Consignado pode ser cancelado em até 7 dias

Uma nova regra permitirá o cancelamento do contrato do empréstimo com desconto em folha, mesmo após a sua contratação e recebimento do crédito. Assim, o empréstimo consignado pode ser cancelado em até 7 dias pelo titular, sem qualquer ônus.

Entenda em quais casos a medida é válida e como solicitar o cancelamento do contrato.

Em quais casos o Empréstimo Consignado pode ser cancelado?

Posso cancelar o empréstimo consignado que contratei recentemente?

Os beneficiários do INSS têm até 7 dias para cancelar o empréstimo consignado. A opção de cancelamento já existia para as operações de crédito em geral, conforme afirma a FEBRABAN. No entanto, a novidade é que a regra passará a ser adotada também para o caso do empréstimo consignado e será acompanhada com mais rigor pelos órgãos reguladores do mercado.

Leia tambémQuais são os direitos e deveres de quem contrata Empréstimo Consignado?

Ao todo, 23 instituições financeiras vão seguir a regra à risca, dando essa alternativa para que os clientes solicitem o cancelamento do contrato.

Contratos que podem ser cancelados

O empréstimo consignado pode ser cancelado por qualquer motivo.O Aposentado ou Pensionista do INSS que desistir da nova contratação do empréstimo ou cartão de crédito consignado, poderá fazê-lo normalmente, desde que esteja dentro do prazo de 7 dias.

Leia também: Como cancelar um Empréstimo Consignado INSS em caso de fraudes?

A regra é válida para as contratações de empréstimo realizadas presencialmente (em agências bancárias, correspondentes bancários ou caixas eletrônicos), por telefone ou pela internet (sites ou aplicativos). Somente o titular do benefício e do empréstimo está autorizado a solicitar o cancelamento.

O prazo começa a contar a partir do dia em que o dinheiro cai na conta. O valor recebido deverá ser integralmente devolvido para o banco ou instituição financeira contratada.

O cancelamento não se aplica ao refinanciamento ou portabilidade de crédito. Por isso, é importante avaliar e comparar as ofertas de crédito, antes de fechar a negociação.

No caso do cartão de crédito consignado, uma vez cancelado não será possível reemitir um novo. A margem para cartão é de uso exclusivo e só pode ser consignada a favor de um banco, uma única vez. Assim, é preciso estar muito bem decidido pelo seu cancelamento. Em muitos casos, como orientam os consultores financeiros, vale a pena negociar com o banco contratado melhores condições, por exemplo.

Veja agora como solicitar o cancelamento junto a instituição financeira.

Como solicitar o cancelamento?

O empréstimo consignado pode ser cancelado diretamente com a instituição financeira contratada. A solicitação deve ser registrada formalmente, ou seja, o titular precisa manifestar seu interesse pelo cancelamento.

Nenhuma instituição financeira ou correspondente bancário pode se negar a cancelar o contrato. O não cancelamento pode implicar em penalidades administrativas e financeiras.

Vale lembrar que, após o cancelamento do contrato do empréstimo consignado o contrato precisa ainda ser desaverbado. Entenda essa parte final do processo.

Desaverbação do contrato do empréstimo

Todo empréstimo consignado deve ser averbado, ou seja, precisa ter seu desconto em folha aprovado por quem fará o pagamento. No caso dos beneficiários INSS, é o próprio Instituto Nacional do Seguro Social é quem consigna e repassa o valor da prestação mensal ao banco.

Tanto para a averbação, quanto para a averbação do contrato consignado respeitam um prazo que pode variar de 3 a 5 dias úteis em média.

Na prática, o INSS averba a margem consignável a favor do banco contratado. Portanto, havendo o cancelamento, a margem precisa ser novamente liberada.

A liberação da margem consignável pode ser confirmada tanto no extrato de Empréstimo Consignados, também conhecido como Hiscon. Seu acesso pode ser realizado a partir do Meu INSS.

Leia também: O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Caso a desaverbação do contrato ou liberação da margem consignável não ocorra, é preciso entrar em contato com o banco contratado. É a instituição financeira que ficará responsável por cancelar o empréstimo consignado junto ao INSS.

A ampliação e acompanhamento dessa regra é apenas uma das medidas do INSS para contribuir com um mercado ainda mais seguro. Aproveite para saber quais são as outras iniciativas para coibir fraudes e permitir a livre escolha dos beneficiários.

Outras medidas

O INSS tem empenhado grandes esforços para tornar a contratação do empréstimo consignado mais transparente. Isso inclui discutir, avaliar, monitorar e propor novas ações que possam facilitar a operação e regulação desta modalidade de crédito.

O fato do empréstimo consignado poder ser cancelado dentro de um prazo, por exemplo, já é uma demonstração de que a instituição está pensando nos seus segurados.

Outra novidade diz respeito ao “Não Perturbe“, para bloquear as ligações indesejadas com ofertas de consignado, a partir de 2020. Além disso, agora as reclamações do consignado devem ser realizadas no portal consumidor.gov.br.

Todas essas medidas devem beneficiar cada vez mais os Aposentados e Pensionistas e a bxblue também acredita que consumidores mais conscientes podem fazer escolhas melhores, em todos os sentidos.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Bolsonaro contraria equipe econômica e nega fim de estabilidade Empréstimo pessoal no Banco de Brasília: veja as linhas de crédito do BRB
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de