Empréstimo Consignado para Servidor Público no Banco do Brasil

bxblue-emprestimo-consignado-para-servidor-publico-no-banco-do-brasil

O empréstimo consignado para Servidor Público no Banco do Brasil possui uma série de benefícios, como prazos maiores e taxas de juros menores. Além, é claro, do Banco do Brasil possuir convênio com a maioria dos pagadores públicos.

Essa cartela de benefícios está disponível para Servidor Público ativo, inativo, aposentado ou pensionista. Todos podem contratar empréstimo ou cartão de crédito consignado.

Vale ressaltar que empréstimo consignado é aquele debitado automaticamente na folha de pagamento ou benefício INSS. Além dos Servidores Públicos, o consignado atende aos:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Trabalhadores com carteira assinada (empresa privada)

Em todos os casos, é necessário que a empresa responsável pelo pagamento do salário ou benefícios seja conveniada com o banco credor.

Leia também: Quais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado?

O empréstimo consignado para Servidor Público no Banco do Brasil traz uma das menores taxa do mercado.

Portanto, para o Servidor que se encaixar nos pré-requisitos do consignado, essa pode ser mais uma opção a ser considerada no momento de fazer a comparação das ofertas ou simulação do empréstimo consignado.

Mas, antes de entender como funciona o empréstimo consignado para Servidor Público no Banco do Brasil é preciso compreender algumas características do consignado.

Leia também: O que é crédito consignado?

As taxas de juros menores são possíveis porque o débito da parcela é feito automaticamente da folha de pagamento ou benefícios do Servidor.

E, na economia, os juros são, de forma simplificada, o custo do risco. Ou seja, quanto maior o risco de inadimplência maiores são as taxas de juros.

Portanto, a consignação funciona como uma garantia de que o tomador irá quitar a parcela, sem atrasos. Exatamente por isso que o teto da taxa de juros do empréstimo consignado para Servidor Público, atualmente, é de 2,08% ao mês.

Um terço, ou um quarto, das taxas de empréstimo pessoal comum, cartão de crédito e cheque especial.

Entretanto, o empréstimo consignado para o Servidor Público no Banco do Brasil possui alguns benefícios e condições diferenciadas.

Benefícios e condições

A principal condição para que o Servidor Público tenha acesso ao crédito consignado é que a sua ocupação permita a consignação.

Ou seja, existem algumas funções, dentro do serviço público, que não possuem direito a este tipo de crédito. Como é o caso de terceirizados, estagiários e trabalhadores com contrato temporário.

E, claro, é necessário que o órgão pagador tenha convênio com o banco credor, possibilitando assim a averbação do contrato.

O principal benefício do crédito consignado no Banco do Brasil é a taxa de juros, a segunda melhor dentre os maiores bancos. Mas não é só isso. Confira outras vantagens desse tipo de empréstimo pessoal.

Principais benefícios do crédito consignado:

  • Praticidade

O empréstimo consignado para Servidor Público no Banco do Brasil pode ser contratado online. Ou seja, o Servidor pode contar também com os serviços online do banco.

Outra praticidade que vale ressaltar é que o tomador não precisa ir até o banco ou lotérica para pagar a parcela do empréstimo. Afinal, ele é feito de forma automática.

  • Sem consulta ao SPC/Serasa

O empréstimo consignado é o único empréstimo seguro que não realiza consulta de CPF. Portanto, o Servidor público que possuir algum tipo de restrição também pode solicitar o crédito consignado.

  • Prazos maiores

Os prazos de contrato de um empréstimo consignado podem variar de uma instituição financeira para outra. Normalmente, para Aposentados e Pensionistas, o prazo de pagamento é de 72 meses no Banco do Brasil.

Já os Servidores Públicos podem ter este prazo estendido para até 96 meses.

Benefício extra para Servidor Público no Banco do Brasil: em alguns convênios há possibilidade do Servidor ter até 180 dias para começar a pagar o empréstimo consignado!

  • Taxas ainda menores para o Servidor Público

Segundo a legislação do crédito consignado, o teto da taxa de juros nominal é de 2,08% ao mês, mas pode haver variações de banco para banco. Desde que fiquem abaixo deste teto, claro.

Quais são os juros do Banco do Brasil para Funcionário Público?

Como o Servidor Público sinaliza ao banco uma segurança maior, em relação à manutenção dos pagamentos, as taxas podem ser ainda mais atrativas. 

Como foi citado, o teto da taxa de juros para o empréstimo consignado é baixo se comparado a outros empréstimos. A taxa de juros para Servidores Públicos no Banco do Brasil é de 1,75% a.m..

Tipos de convênios atendidos

Quais Servidores Públicos podem contratar o empréstimo consignado no Banco do Brasil?

Todos aqueles que foram aprovados em concurso público e possuem um contrato não temporário.

Ou seja, Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais podem ter acesso a este tipo de crédito. A única coisa que os difere é o órgão pagador conveniado.

Servidor Público Federal

Os Servidores Públicos Federais (SIAPE) podem escolher bancos que tenham convênio com o Governo Federal.

Estes servidores são regulamentados pela Lei nº 8.112/90. Veja algumas das ocupações que possuem direito ao crédito consignado para Servidor Público no Banco do Brasil:

  • Cargos públicos, em geral;
  • Policiais militares;
  • Bombeiros;
  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Dentre outros.

Servidor Público Estadual

Os Servidores Públicos Estaduais e Municipais possuem uma gama maior de bancos conveniados. Inclusive, neste caso, existem bancos regionais que atendem este grupo.

Funções nas quais o Servidor Público Estadual pode contratar o crédito consignado no Banco do Brasil:

  • Aposentado;
  • Cedido;
  • Redistribuído;
  • Ativo permanente lei 8878/94;
  • Reforma CBM / PM;
  • Reserva CBM / PM;
  • Cedido SUS lei 8270.

Servidor Público Municipal

Para que os Servidor Público Municipal tenha acesso ao empréstimo consignado, é necessário que o banco escolhido tenha convênio com o Poder Municipal.

O Banco do Brasil é hoje um dos poucos bancos que têm convênio com estas três esferas acima. Portanto, se você é um Servidor Público Federal, Estadual ou Municipal e se interessou pelas taxas e prazos deste banco, não se preocupe com este fator.

Como contratar Empréstimo Consignado no Banco do Brasil?

Esse processo é muito simples e rápido. Confira o passo a passo:

  1. Consultar se há margem consignável para um novo empréstimo;
  2. Solicitar o empréstimo na própria agência do BB, terminais de autoatendimento ou lojas de correspondentes bancários. O Banco do Brasil também oferece a facilidade do empréstimo consignado online, através do site ou do aplicativo.
  3. Apresentar os documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e o contracheque.
  4. Aguardar a averbação e liberação do crédito (que pode ocorrer em até 24 horas).
  5. Pronto! Em pouco tempo, o dinheiro estará na conta escolhida pelo Servidor.

Lembre-se: apesar das taxas de juros mais atrativas, o empréstimo consignado ainda é uma dívida. Portanto, o ideal é utilizá-lo para emergências e, se possível, com planejamento.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Empréstimo Consignado para Servidor Público no Banco do Brasil

Posts recomendados