Empréstimo para Funcionário Público

bxblue-emprestimo-para-funcionario-publico-com-liberacao-imediata-contratacao-online-agora

Funcionário público pode ter alguma vantagem ao contratar um empréstimo consignado? A resposta é sim! 

Confira todas as vantagens do empréstimo para Funcionário Público. Compare, simule e contrate online, com as melhores taxas de juros e condições para pagamento.

Os bancos têm oferecido cada vez mais linhas de crédito para atendimento aos consumidores. Entre estas, estão os empréstimos destinados aos Funcionários Públicos.

Assim, tanto o Funcionário Público Federal (SIAPE), quanto o Funcionário Público Estadual e Municipal podem ter acesso ao crédito.

Leia tambémComo funciona o Crédito Consignado para Servidor Público?

O que muda, é que cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens. Da mesma forma, também são recomendadas para atendimento a diferentes tipos de necessidades do Servidor.

Conheça os principais tipos de empréstimos disponíveis para Funcionário Público.

Tipos de empréstimos disponíveis para Funcionário Público

Dentre as modalidades de empréstimo pessoal mais comuns estão as não-consignadas e consignadas.

Assim, o Funcionário Público pode contratar esses empréstimos de forma fácil, diretamente nas agências bancárias ou através de sites especializados, onde é possível comparar os valores oferecidos pelos bancos

No entanto, se houver alguma restrição no CPF a maior parte dos empréstimos comuns não são liberados. Isso muda com o empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas direto do contracheque ou salário.

Leia também: Como funciona o Empréstimo Consignado?

Mas essa é apenas uma das diferenças entre essas opções. Saiba agora em quais casos utilizar um empréstimo pessoal e qual é o melhor tipo de empréstimo para Funcionário Público.

Empréstimo Pessoal Não-Consignado

Este é o tipo de empréstimo mais conhecido no mercado. Está, em teoria, disponível a qualquer cidadão. Mas a política de crédito e as normas de contrato dependem de cada banco. 

A contratação também pode exigir comprovações diferentes para a liberação de crédito. Neste grupo estão os créditos mais comuns como: cheque especial e cartão de crédito.

Cheque Especial

O cheque especial é um dos principais responsáveis pelo endividamento da população brasileira. Afinal, apresenta um dos juros mais caro do mercado.

Os valores podem variar de 15 a 20% ao mês. Assim, o crédito pré-aprovado e liberado automaticamente na conta corrente, pode ter seu valor triplicado, levando ao endividamento rapidamente.

Por esse motivo,  é menos indicado para o Funcionário Público e deve ser utilizado apenas em caso de urgência. 

Cartão de Crédito

Uma opção fácil e muito acessível, mas que deve ser utilizado com cautela. O cartão de crédito funciona como um empréstimo, em que, após seu uso o valor deve ser pago em forma de parcelas mensais.

O maior risco está em gastar mais do que o permitido ou devido e não conseguir arcar com o valor total da fatura. Como consequência a dívida entrará no crédito rotativo, que apresenta uma das taxas mais altas do mercado.

O Funcionário Público que desejar utilizar o cartão de crédito, deve fazer um planejamento financeiro antes. Esse é um cuidado para evitar gastos desnecessários e o pagamento de dívidas mais caras.

Empréstimo Pessoal Consignado

O empréstimo pessoal consignado é mais uma possibilidade para que o Funcionário Público consiga um dinheiro extra para emergências ou outros objetivos.

Empréstimo Consignado

O empréstimo pessoal consignado é aquele em que as parcelas são descontadas direto do contracheque mensalmente. Por isso tem as taxas de juros mais baratas entre todas as modalidades de empréstimo pessoal.

No entanto, contratar empréstimo ou cartão de crédito consignado tem inúmeras vantagens, mas algumas restrições também.

Não são todas as pessoas que têm o direito a essa forma de empréstimo, por exemplo.

Sendo, assim, para contratar o crédito consignado é preciso se enquadrar em algumas das seguintes categorias:

  • Aposentados e Pensionistas (beneficiários INSS);
  • Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal);
  • Militares das Forças Armadas;
  • Trabalhadores com carteira assinada (empresa privada).

Além disso a empresa, que faz os pagamentos, deve ter convênio com o banco escolhido pelo Funcionário Público.

Leia tambémComo funciona a consignação na folha de pagamento?

A oferta de empréstimo consignado para Funcionário Público tem aumentado muito nos últimos anos. 

Para os bancos o pagamento antecipado reduz o risco da inadimplência. Por outro lado, tendo as parcelas descontadas automaticamente do salário, o Servidor paga juros menores – já que a taxa de juros também está relacionada com o risco do crédito.

Cartão de Crédito Consignado

Similar ao empréstimo consignado, o cartão de crédito consignado também é descontado do contracheque. O valor máximo do desconto é de 5% referente a margem consignável.

A margem consignável limita o valor que pode ser comprometido mensalmente com o crédito consignado.

Leia também: O que é Margem Consignável?

Diferente do cartão convencional, a taxa de juros também é menor. A diferença pode chegar a mais de 300% ao ano.

Portanto, o crédito consignado pode ser ainda mais vantajoso do que os empréstimos convencionais para Funcionário Público. Veja porque.

5 Vantagens do Crédito Consignado para Funcionário Público

Quando um banco oferece o serviço de empréstimos, refinanciamentos e cartão de crédito alguns fatores podem influenciar nas taxas de juros e prazos de pagamento.

Normalmente, bancos e financeiras analisam os seguintes requisitos:

  • Score do Funcionário Público;
  • Renda;
  • Restrições e histórico financeiro;
  • Idade;
  • Estabilidade profissional.

Ou seja, o Servidor pode estar sujeito a estes e alguns outros pré-requisitos para receber o dinheiro que precisa.

Já o empréstimo consignado pode facilitar – e muito – a vida financeira do Funcionário Público. O empréstimo pode ser feito online e o tomador consegue analisar e comparar qual o melhor banco para as suas necessidades.

Lembrando que não é preciso ter conta corrente aberta. Mas alguns cargos públicos não tem o direito ao empréstimo consignado. Tais como terceirizados, estagiários e vagas temporárias.

Afinal, o que torna o empréstimo consignado mais atrativo é exatamente a segurança dos recebimentos.

1 – Melhores taxas de juros

A primeira vantagem – e a que mais atrai os Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas – é a taxa de juros mais barata.

O custo do empréstimo está ligado diretamente ao risco do não-pagamento. Ou seja, quanto maior o risco de inadimplência, maior o custo do serviço oferecido pelos bancos.

A taxa de juros nominal máxima para este tipo de empréstimo é de 2,08% ao mês para beneficiários INSS. Mas a taxa média para o Funcionário Público fica abaixo de 2,05% a.m..

2 – Menor Custo Efetivo Total (CET)

A segunda vantagem deveria ser ainda mais importante do que a primeira. Afinal, um empréstimo pode ter outros custos além da taxa de juros. Como por exemplo: taxas administrativas, tributos, custos operacionais e etc.

A soma dessas taxas e custos é o chamado Custo Efetivo Total ou CET.

E deve ser considerado o fator principal no momento do Funcionário Público escolher o banco para contratar o empréstimo.

Nem sempre taxas de juros baixas significam que determinado banco tem os custo mais baratos.

Por isso sempre vale a pena fazer uma simulação de crédito consignado online, para comparar as ofertas de cadas banco.

3 – Prazos para pagamento mais flexíveis 

O Funcionário Público pode contratar um empréstimo consignado para pagar em até 96 meses.

Esse prazo de pagamento flexível pode garantir que o recebimento mensal não seja prejudicado radicalmente com parcelas altas.

4 – Empréstimo para Servidor Público Negativado

A quarta vantagem é também uma das maiores dúvidas – e preocupações – para quem precisa contratar um empréstimo consignado.

Afinal, a maior parte das instituições bancárias não fornecem crédito para quem esta negativado.

Mas o Servidor Público, Aposentado e Pensionista pode contratar o consignado sem receio. Não é feita pesquisa no SPC/Serasa para a liberação de crédito do empréstimo consignado.

5 – Cartão de crédito exclusivo e sem anuidade

Além de todas as vantagens acima, o Funcionário Público também tem direito ao cartão de crédito consignado. Parte da margem consignável é reservado exclusivamente para o cartão.

Além de taxas de juros menores do que os cartões convencionais, essa opção é isenta de anuidade.

Onde conseguir Empréstimo Consignado para Funcionário Público?

Grande parte dos bancos fornecem o empréstimo consignado para Funcionário Público. Caso haja dúvida, o Servidor pode consultar a instituição pagadora para verificar com quais bancos tem convênio.

É Funcionário Público? Então aproveite para fazer a simulação do seu empréstimo ou cartão consignado online agora.

Compare, simule e contrate online, com as melhores taxas de juros e condições para pagamento.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Empréstimo para Funcionário Público

Posts recomendados