9 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado online

bxblue-9-erros-comuns-na-hora-de-fazer-um-emprestimo-consignado-online

Na hora de fazer um empréstimo consignado online, é comum ficar com dúvidas em relação ao banco onde solicitar o crédito, como encontrar taxas mais baixas, e muito mais.

Tudo isso vai gerando uma expectativa muito grande e a tendência é escolher o primeiro banco que liberar o crédito. A questão é: será que não vale a pena buscar outras opções?

Descubra agora quais são os principais erros cometidos na hora de contratar um empréstimo e saiba como evitar essas situações, para garantir o melhor empréstimo consignado.

 

9 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado online

O empréstimo consignado tem ganhado a preferência entre as modalidades de crédito pessoal. 

Entretanto, muitas vezes, as pessoas que contratam o empréstimo consignado online ainda cometem vários erros.

Fazer um empréstimo não deve ser uma experiência ruim ou que traga qualquer tipo de prejuízo. Portanto, saiba quais são os 9 erros comuns na hora de fazer um empréstimo consignado online, para evitar problemas.

 

1 – Agir por impulso e não fazer as contas

Fazer um empréstimo é uma das primeiras alternativas que vem a mente, de quem precisa de dinheiro extra. Seja para quitar dívidas, para uma novo objetivo, dentre outros motivos.

No entanto, é aqui que se encontra o primeiro erro na hora de fazer um empréstimo consignado online: a pressa!

Agir por impulsos, em situações como essa, pode fazer com que Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, Profissionais de empresas privadas e Militares das Forças Armadas, não consigam garantir um bom negócio.

E quando se fala de bom negócio em relação à dinheiro, isso pode ser sinônimo de economia.

Além disso, como essa modalidade de empréstimo é descontada direto no salário ou benefício INSS, qualquer desconto indevido pode impactar no orçamento pessoal ou familiar. 

Assim, independente da urgência, antes de fazer um empréstimo online, é fundamental manter a calma, analisar as propostas dos bancos e fazer as contas.

Um bom planejamento do uso desse valor também servirá para guiar a escolha do empréstimo ideal para o momento.

Traçar planos e contabilizar os gastos para encontrar o equilíbrio no orçamento vai apontar, por exemplo, o valor da parcela que melhor se encaixa nas finanças.

Por isso, fazer as contas é outra excelente forma para não cair em armadilhas.

 

2 – Não pesquisar e nem comparar os bancos

Quem age por impulso e não coloca na ponta do lápis as contas na hora de fazer um empréstimo, quase sempre incorre neste outro erro.

A falta de pesquisa na hora de fazer um empréstimo consignado online, também pode atrapalhar ainda mais as finanças.

O levantamento de bancos que atendam a sua necessidade e das taxas cobradas por cada um, é uma ótima maneira de começar a fazer os cálculos.

O que quase ninguém se atenta, por exemplo, é que a comparação entre os bancos vai muito além da taxas de juros.

Apesar de ter uma taxa de juros nominal fixada por um teto, os bancos podem oferecer valores e taxas diferentes.

Isso quer dizer que as taxas de juros de 2,08% ao mês para Aposentados e Pensionistas INSS e de 2,05% para Servidores Públicos, pode ser muito maior.

Esses valores influenciarão diretamente no Custo Efetivo Total (CET), que de forma simplificada, por ser entendido como o valor total pago por um empréstimo.

O empréstimo consignado têm um custo menor que outras modalidades de empréstimo pessoal. No entanto, ainda assim os valores podem variar de banco a banco.

Por isso para fazer um empréstimo consignado online é essencial comparar os bancos.

Para facilitar esse processo, hoje já existem simuladores de empréstimo consignado online, justamente com essa função: trazer mais rapidez e transparência.

 

3 – Pagar taxas adiantadas

Outro erro que passa despercebido na hora de fazer um empréstimo, é o pagamento de taxas adiantadas.

Muitas vezes, por falta de conhecimento Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, Profissionais de empresas privadas e Militares das Forças Armadas acabam fazendo depósitos antecipados para análise ou liberação do crédito.

Esse é um dos golpes mais comuns hoje em dia. Infelizmente, muitas pessoas realizam um pagamento adiantado na expectativa de ter o empréstimo liberado, mas logo descobrem ter caído em um golpe.

Leia tambémComo evitar os golpes do Empréstimo Consignado?

Para fazer um empréstimo consignado online seguro, não é necessário efetuar o pagamento de nenhum valor.

Todos os valores que são devidamente cobrado pelos bancos devem ser apresentados nas propostas e no contrato.

O CET deve ser detalhado com todas as informações do empréstimo: valor total, valor das parcelas, taxas de juros e outras tarifas cobradas, prazos para pagamento, dentre outros.

Essa é uma segurança que o contratante e o próprio banco tem, de que as partes estão de comum acordo em relação ao que foi negociado.

Portanto, desconfie de pessoas e empresas que queiram cobrar qualquer valor antecipado ou que esteja fora das negociações.

A garantia que todo contratante já oferece ao banco é a renda fixa. Já que o empréstimo consignado tem seu pagamento descontado direto do salário ou benefício INSS.

Dessa forma, é preciso ficar atento e não efetuar transferências ou depósitos referentes a taxas antecipadas.

Leia tambémÉ preciso pagar taxas ou depósito antecipado para ter Crédito Consignado?

 

4 – Não buscar referências e conferir se o site é seguro

Para evitar golpes como o que citado no erro anterior, ainda mais na internet, onde centenas de empresas falsas buscam suas vítimas, é preciso encontrar referências antes de fazer um empréstimo consignado online.

A saída, neste caso, é optar por bancos e por empresas que sejam referências, tenham uma certa reputação no mercado e sejam confiáveis.

Pesquisar opiniões de outros consumidores sobre a instituições em sites como o Reclame Aqui, por exemplo, também pode ajudar na decisão.

Uma das formas de identificar se um banco ou site de um correspondente bancário é mesmo confiável, é verificando se o site possui um “Selo de Segurança”.

Tal recurso torna a página confiável para compartilhar dados pessoais e prosseguir com as negociações de empréstimo consignado online.

 

5 – Não se preocupar com a formalização do empréstimo

A formalização de um empréstimo é a assinatura da Cédula de Crédito Bancário (CCB). Essa cédula nada mais é que um contrato de empréstimo para formalizar o crédito disponibilizado.

A ausência da formalização pode gerar, dentre tantos outros problemas, a falta de conhecimento em relação ao crédito contratado.

Isso ocorre, pois, é justamente no contrato onde estarão estabelecidos todos os prazos, taxas e informações gerais, que são imprescindíveis caso haja descumprimento na obrigação de ambas as partes.

Assim, desconfie das empresas que, por qualquer motivo, não queiram formalizar a negociação. Mesmo nos casos em que o empréstimo consignado é realizado online, todas as propostas e contratos devem ser formalizados.

Em função da tecnologia, essa formalização hoje pode ser feita através da assinatura digital do contrato, ou até mesmo por autorização via SMS. Essas opções  já estão disponíveis em alguns bancos.

 

6 – Não verificar se o dinheiro caiu na conta

Depois da formalização e da averbação do contrato, o próximo passo é a liberação do dinheiro na conta indicada.

Leia tambémO que é Averbação no Contrato de Empréstimo Consignado?

No entanto, há registros de situações onde, por falha, o dinheiro não é depositado e as cobranças das parcelas começam, sem que o cliente tenha recebido o crédito.

Outra situação em que, infelizmente, isso também ocorre é em caso de fraudes. O crédito consignado só pode ser depositado na conta do titular do empréstimo.

No entanto, em função de fraudes o valor pode cair em outra conta. E nem sempre, isso é tão fácil de ser identificado.

Aposentados e Pensionistas INSS só podem receber o dinheiro na mesma conta do benefício. Os demais públicos podem indicar a conta de sua preferência. 

Dessa forma, é muito importante verificar logo nos primeiros dias se o dinheiro caiu na conta informada.

Caso ultrapasse o prazo estipulado, é preciso entrar em contato com o banco e registrar a ausência do recebimento.

Quanto mais rápido o problema for identificado, menos tempo levará para ser resolvido.

 

7 – Acreditar em propagandas enganosas

Um erro cometido por 90% dos interessados em fazer um empréstimo consignado online é se sentir atraído por facilidades demais.

Embora o processo do crédito e do cartão de crédito consignado sejam menos burocráticos, ainda assim tem procedimentos financeiros padrões, como qualquer outro empréstimo

Isso ocorre, para garantir a segurança do próprio tomador do crédito, por exemplo.

O empréstimo consignado tem como algumas das principais vantagens:

  • Taxas de juros mais baratas: taxas nominais de 2,05% a 2,08% ao mês para empréstimo e entre 3,5% e 5% ao mês, para cartão de crédito consignado;
  • Prazos flexíveis: que podem chegar a 72 meses para Aposentados e Pensionistas INSS e 96 meses para Servidores Públicos;
  • Margem de até 35% liberada para empréstimos: a margem consignável é de 30% para empréstimos e 5% para cartão de crédito consignado;
  • Empréstimo sem burocracia: crédito liberado para negativados, sem consulta ao SPC ou SERASA e sem avalista;
  • Crédito liberado em menos tempo: de 24 a 48 horas, em alguns casos;
  • Contratação online: tanto a simulação quanto a contratação do empréstimo consignado pode ser realizada online.

Embora ofereça muitos benefícios, é preciso estar alerta para não cair em propagandas enganosas. Crédito liberado imediatamente, empréstimo consignado liberado sem margem, taxas de juros muito abaixo do normal. Desconfie!

Para evitar entrar em mais dívidas tentando salvar outras, o ideal é ser criterioso e pesquisar para não cair em propagandas enganosas.

Procurar fazer um empréstimo consignado online com segurança deve ser a melhor opção sempre.

Leia tambémComo contratar Empréstimo Consignado online?

 

8 – Fazer um empréstimo usando rendimento falso

Como o empréstimo ou cartão consignado são descontados do contracheque, holerite ou extrato INSS, tanto o valor da margem consignável, quanto o limite do crédito são avaliados em função da renda mensal líquida.

E parece até absurdo, mas é comum que algumas pessoas, tanto no momento da simulação quanto na contratação do empréstimo consignado online, enviem informações divergentes.

Isso pode acontecer com a expectativa de aumentar a quantia liberada ou assegurar a liberação do valor necessário.

No entanto, atitudes como essa podem levar a uma série de implicações como a não aprovação do crédito.

Leia também: Por que o meu Crédito Consignado não é aprovado?

Além disso, o banco poderá suspender a proposta e, até mesmo, denunciar a apresentação de documentos falsos.

Dessa forma, disponibilizar as informações corretas, garantirá o dinheiro no tempo que precisa.

 

9 – Não fazer simulação online

A simulação online tem sido vista como uma grande aliada na hora de solicitar crédito consignado.

Se as finanças não vão bem e surge a necessidade de recorrer ao empréstimo, nada melhor do que recorrer às ferramentas que podem ser úteis nesses momentos, não é mesmo?

Mas, mesmo sabendo de suas vantagens, muitos Aposentados e Pensionistas INSS, bem como Servidores Públicos, por exemplo, se esquecem de utilizar o simulador de empréstimo consignado online.

Assim, acabam perdendo a chance de encontrar um banco confiável e que ofereça as melhores condições de pagamento.

Lembre-se: quando feito de forma consciente e organizada, o empréstimo consignado online pode contribuir para resolver emergências ou conquistar novos objetivos.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

9 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado online

Posts recomendados