mulher de terceira idade falando ao celular e usando computador

O que é e como emitir o extrato da Previdência Social?

Simule um empréstimo consignado grátis

O extrato da Previdência Social é um dos documentos mais importantes de todo cidadão e segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aproveite para saber em detalhes o que é, quando utilizar e como acessar e ter essa informação em mãos, sempre que precisar. Confira!

Extrato da Previdência Social

O Extrato Previdenciário é um relatório utilizado para demonstrar os vínculos profissionais e da Previdência Pública que estão disponíveis no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Tem por objetivo detalhar todas as informações relacionadas às contribuições previdenciárias de uma pessoa, na condição de trabalhador ou contribuinte individual.

Extrato CNIS

Também conhecido pela sigla CNIS ou Extrato CNIS, o Extrato Previdenciário está diretamente associado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Portanto, o CNIS é uma base de dados onde constam os vínculos de emprego e previdência dos trabalhadores brasileiros.

Criado em 1989, esse banco de dados mantém as informações dos trabalhadores com vínculo empregatício desde 1976 e das contribuições individuais a partir de 1979.

Estão armazenados no mesmo sistema, dados sobre as remunerações mensais pagas a trabalhadores a contar do início da década de 90.

Ao consultar o Extrato da Previdência Social ou o CNIS, o contribuinte encontrará informações, como:

  • nome dos empregadores;
  • período trabalhado;
  • remuneração recebida;
  • contribuições realizadas via GPS seja na condição de contribuinte individual, facultativa ou prestação de serviço.

Confira diversos produtos consignados.

Para que é utilizado?

Normalmente, o extrato da Previdência Social é utilizado para fins gerais de comprovação da filiação junto ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Válido como documento oficial pode ser usado para:

Conferência de contribuições

Por meio do extrato CNIS, é possível verificar o tempo de contribuição e valores pagos. Assim, quem precisa conferir se as contribuições previdenciárias foram realizadas ou não, durante determinado período, pode consultar o relatório simplificado.

Dessa forma, caso a empresa empregadora desconte o valor da contribuição, mas não recolha a GPS, por exemplo, é possível acioná-la na justiça para tomar as medidas cabíveis em função da não quitação dos valores devidos.

Dar entrada na aposentadoria

Outro uso muito comum do extrato da Previdência Social é como documento comprobatório no pedido da aposentadoria. Apesar do INSS ter acesso a base CNIS, a apresentação do extrato pode ser solicitada para simples conferência ou validação das informações.

Vale lembrar que o tempo de contribuição é um dos critérios para a concessão de um benefício previdenciário.

Leia também: Tempo de contribuição para Aposentadoria: veja a nova fórmula de cálculo

Se o pedido for indeferido, o extrato da Previdência Social também pode ser um dos recursos apresentados para comprovação adicional.

Conferência do valor de base de cálculo

Como o relatório demonstra o valor da remuneração, por período e por empresa, o contribuinte pode confirmar se os valores batem com os demais registros que constam na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e contratos de trabalho.

Para a checagem do valor do pagamento do benefício, o segurado deve consultar o Extrato de Pagamentos ou Histórico de Créditos, que é o documento mais indicado para esta finalidade.

Veja agora, como consultar o extrato.

Como consultar o extrato da Previdência Social ou CNIS?

Aqueles que precisarem consultar ou emitir o extrato da Previdência Social têm a opção de fazer isso presencialmente ou online.

Seja pelo Meu INSS, Agência da Previdência Social ou por uma agência bancária, o documento pode ser facilmente acessado, sempre que necessário. Veja a seguir:

Como emitir o extrato da Previdência pelo Meu INSS?

O extrato previdenciário pode ser consultado a qualquer momento, pela internet, a partir do site ou aplicativo Meu INSS. Para isso basta:

  • Acessar o Meu INSS e faça seu login no portal de serviços gratuitos;
  • Na aba “Serviços em Destaque”, procure pela opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”;
  • Pronto. As informações previdenciárias serão dispostas na tela e poderão ser consultadas de acordo com o período trabalhado e empregador.
  • Caso queira fazer o download, basta clicar na guia “Baixar PDF” no canto inferior direito da tela e escolher o formato desejado (versão completa ou resumida).

Como consultar o CNIS pela Agência INSS ou pelo Banco?

Se preferir, este serviço também pode ser realizado presencialmente em uma Agência da Previdência Social (APS). No entanto, será necessário agendar o atendimento com antecedência, por meio do Portal Meu INSS.

  • Vá até o portal de serviços do INSS, acesse sua conta com login e senha e procure pela opção “Agendamentos / Solicitações”.
  • Em seguida, clique em “Novo Requerimento” e digite a palavra “extrato” na aba pesquisar para escolher o serviço “Extrato Previdenciário (CNIS) – Atendimento presencial”;
  • Por fim, basta comparecer à unidade de atendimento no dia e horário agendado, para retirar o documento impresso.

Para retirar o extrato, o interessado deve apresentar documento de identificação com foto e CPF. Caso esteja representado por um procurador, este deve ser devidamente identificado pela procuração ou termo legal de representação, além de um documento original com foto e CPF.

CEF e Banco do Brasil

Beneficiários da Previdência Pública que também são correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB) também podem consultar suas informações previdenciárias por meio dos pontos de atendimento das respectivas instituições financeiras.

O serviço está disponível tanto no caixa eletrônico como também pelo internet banking, ou seja, pela internet.

No caso da Caixa Econômica, o interessado deverá acessar sua conta e tocar na opção “Previdência Social”. Já para correntistas do Banco do Brasil, basta procurar pelo menu do “Extrato Previdenciário”.

É possível acessar o CNIS pelo PIS?

Para acessar o CNIS utilizando o seu número do PIS, é preciso ser correntista do Banco do Brasil. Se este for o seu caso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Internet Banking e faça login em sua conta corrente utilizando sua senha de acesso;
  • No menu lateral, toque na opção “Conta Corrente” e em seguida, selecione a guia “Previdência Social” no menu de Extratos Diversos;
  • Em seguida, digite o seu número PIS e clique em “Confirmar” para avançar;
  • Pronto! Você já poderá conferir seus dados cadastrais bem como todos os vínculos de contribuição previdenciária registrados pelo CNIS.

Agora que você já sabe mais sobre o extrato da Previdência Social, pode acessá-lo sempre que precisar, de forma muito prática.


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado