Extrato de consignação INSS: saiba o que é e como emitir online

Consulte seu extrato de consignação INSS pela internet através do Meu INSS. Tenha acesso a detalhes de empréstimos e margem consignável.

bxblue - consulta Extrato de consignação INSS, pesquisa online, acesso Meu INSS

O extrato de consignação INSS – emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, é um relatório muito útil para aposentados e pensionistas que queiram fazer um novo empréstimo ou avaliar a situação financeira.

Por meio deste documento, é possível conferir rapidamente informações sobre consignações na folha de pagamento, ou seja, os descontos mensais.

Veja de forma prática o que é, como emitir online e como utilizar essa informação no dia a dia.

Extrato de consignação INSS

O extrato de consignação INSS é um relatório que detalha todas as informações sobre operações de empréstimos consignados realizados em determinado período e destaca a margem consignável

O documento disponibiliza o nome da instituição cedente, número de contratos ativos (ou encerrados), valores contratados, número de parcelas, prazos e a margem consignável disponível.

bxblue extrato de consignacao
Fonte: reprodução Meu INSS

Em outras palavras, o extrato de consignação INSS é uma espécie de histórico que contém dados importantes, sobretudo para aqueles que contrataram esse tipo de crédito.

É uma ferramenta muito útil ainda para detectar movimentações fraudulentas, como operações não autorizadas ou descontos não consentidos.

Além disso, a partir da simples conferência os segurados podem controlar melhor suas despesas e até mesmo organizar seu planejamento financeiro, especialmente por conta dos descontos automáticos no benefício.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Histórico de consignação

O extrato de consignação INSS também pode ser chamado de histórico de consignação ou Hiscon. Esse nome é devido ao registro cronológicos relacionados às transações e empréstimos consignados efetuados.

Vale lembrar que o consignado é facultativo. Portanto, fica a critério dos aposentados ou pensionistas que tenham benefícios consignáveis a sua contratação.

Validade

Em tese, o histórico de consignações é válido por tempo indeterminado, isso é, tem duração indefinida e pode ser consultado enquanto o benefício do INSS estiver ativo ou mesmo após cessado ou interrompido.

Por outro lado, é importante lembrar que o documento deve ser atualizado constantemente para não incorrer no risco de ter informações defasadas.

Como o extrato pode ser conferido online, é renovado rapidamente, sem qualquer dificuldade ou necessidade de deslocamento até uma agência da Previdência Social.

No caso da contratação de um novo empréstimo, por exemplo, uma das maneiras de conferir a margem consignável atual, é a partir do extrato de consignação INSS – que também vale, neste caso, como um comprovante de renda.

O mesmo vale para o refinanciamento, onde são avaliados os números de parcelas pagas. Para a portabilidade, o melhor é solicitar o saldo devedor direto para a instituição financeira contratada.

Quem pode consultar o HisCon INSS?

A consulta do Hiscon pode ser realizada pelo próprio beneficiário ou pelos respectivos representantes legais.

Mesmo quando da contratação do empréstimo pessoal consignado, a recomendação é acessar o Meu INSS online, emitir o relatório e enviar para a instituição financeira ou correspondente bancário.

Essa medida de segurança, pode evitar que terceiros tenham acesso aos dados pessoais e financeiros e ainda prevenir golpes.

Como acessar o extrato de consignação INSS?

Realizar a consulta online do extrato de empréstimo consignado é mais prático e rápido por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.

Qualquer segurado que tenha um dispositivo (celular, computador ou tablet) conectado a internet pode logar em seu perfil na Previdência Social.

Veja como é fácil acessá-lo à distância!

Como emitir o extrato de consignação pelo Meu INSS

O histórico de consignação pode ser emitido online em poucos passos:

Site

O interessado deve entrar no Portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) e fazer o login utilizando a conta de acesso única. Caso seja o primeiro acesso, será necessário efetuar a sua identificação na plataforma gov.br.

bxblue - nova tela inicial Meu INSS, opção de login com a conta gov.br
Fonte: reprodução Meu INSS

A liberação do cadastro é imediata – idependente do meio escolhido para entrar no site.

bxblue - meu inss, opções de acesso, login INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Após acessar o painel de controle, o usuário pode clicar direto em “extrato de empréstimo”.

bxblue - extrato de emprestimos consignados - consulta online, meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

O extrato de consignação INSS será carregado na tela, mas pode ser salvo para consultas futuras. Para fazer o download do documento, basta clicar em “Baixar PDF” e escolher o formato desejado (versão completa ou resumida).

O extrato não estará disponível para o cidadão que não tiver qualquer benefício emitido ainda (está com o processo da aposentadoria em validação, por exemplo).

No caso de quem tem um benefício, mas não é consignável, o documento poderá ser disponibilizado com essa informação.

App Meu INSS

Se preferir emitir o histórico de consignações pelo aplicativo, é recomendável que o titular instale em seu smartphone o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS nas lojas Google Play e App Store .

Em seguida, basta fazer o login com as mesmas credenciais do gov.br e clicar na opção “extrato de empréstimos”, na página inicial.

bxblue - aplicativo meu INSS
Fonte: reprodução aplicativo Meu INSS

Depois de conferir a informação necessária, é recomendado deslogar da conta.

4 motivos para acompanhar o extrato de empréstimos do Meu INSS

Por que consultar o extrato de consignações com frequência?

Confira os principais motivos e indicações que justificam a emissão desse extrato com regularidade.

1 – Ter mais controle financeiro

Um dos principais motivos, sem dúvidas, é poder acompanhar a saúde financeira.

Como os descontos do empréstimo e do cartão consignado ocorrem direto na folha de pagamento, manter esse hábito e a consulta regular pode contribuir para uma melhor organização financeira.

bxblue - ebook Guia de Crédito Consciente download

2 – Saber o valor da margem consignável

Quem está precisando de um novo empréstimo, também consegue saber a margem livre para nova contratação, ou seja, o valor disponível entre o que é estabelecido por lei e o que já foi utilizado.

Vale lembrar que aposentados e pensionistas podem ter até 9 (nove) contratos simultâneos – desde que o valor das parcelas mensais não ultrapasse 30% do benefício líquido.

A margem para cartão é exclusiva e adicionada a esse valor. O percentual atual corresponde a 5% e só é possível ter um cartão por CPF (Cadastro de Pessoa Física).

3 – Conferir se o benefício está bloqueado ou desbloqueado para empréstimos

Os recém-aposentados ou pensionistas só podem contratar um empréstimo pela primeira vez, após 30 dias. No entanto, para isso, precisam solicitar o desbloqueio do benefício para a consignação.

O mesmo pode ser feito, para o bloqueio impedindo assim, por segurança, empréstimos indevidos.

4 – Ter um comprovante de renda atualizado

Por último, este documento também pode ser usado como um comprovante de renda para a contratação do consignado.

Essa é a única garantia solicitada para contratar a modadalidade já que um dos fatores para a liberação do crédito é ter margem consignável livre.

Agora que você já sabe o que é, pode emitir o seu extrato de consignações INSS online sempre que precisar.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado