Extrato de consignação INSS: saiba o que é e como emitir online

Publicado em: 17/09/2020

O extrato de consignação INSS – emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, é um documento muito útil para Aposentados e Pensionistas. Por meio dele, é possível conferir rapidamente informações sobre consignações na folha de pagamento.

Mesmo sendo facilmente acessado pela internet, através do Portal Meu INSS, muitos beneficiários ainda têm dúvidas. Por isso, separamos diversas dicas. Confira!

Extrato de consignação INSS

O extrato de consignações nada mais é do que um documento contendo todas as informações relativas às transações de empréstimos realizados, em determinados períodos.

O relatório disponibiliza detalhes sobre a instituição cedente, número de contratos ativos (ou encerrados), valores contratados, número de parcelas, prazos e a margem consignável disponível.

Em outras palavras, o extrato de consignação INSS é uma espécie de histórico que contém dados importantes, sobretudo para aqueles que contrataram esse tipo de crédito.

Essa é uma ferramenta muito útil também para detectar movimentações fraudulentas, como operações não autorizadas. Ou seja, descontos não consentidos.

Leia também: Como bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?

Além disso, a partir da simples conferência os segurados podem podem controlar melhor suas despesas e até mesmo organizar seu planejamento financeiro, especialmente por conta dos descontos automáticos no benefício.

Histórico de consignação

O Extrato de Consignação INSS também pode ser chamado de Histórico de Consignação ou Hiscon. Esse nome é devido ao histórico cronológicos relacionados às transações e empréstimos consignados efetuados.

Validade

Em tese, o Histórico de Consignações é válido por tempo indeterminado, isto é, tem duração indefinida e pode ser consultado enquanto o benefício do INSS estiver ativo ou mesmo após cessado ou interrompido.

Por outro lado, é importante lembrar que o documento deve ser atualizado constantemente para não incorrer no risco de ter informações defasadas.

Como o extrato pode ser conferido online, pode ser renovado rapidamente, sem qualquer dificuldade ou necessidade de deslocamento até uma agência da Previdência Social.

No caso da contratação de um novo empréstimo, por exemplo, uma das maneiras de conferir a margem consignável atual, é a partir do extrato de consignação INSS – que também vale, neste caso, como um comprovante de renda.

Leia também: Como comprovar renda no Empréstimo Consignado?

O mesmo vale para o refinanciamento, onde são avaliados os números de parcelas pagas. Para a portabilidade, o melhor é solicitar o saldo devedor direto para a instituição financeira contratada.

Quem pode consultar o HISCON INSS?

Para informar-se sobre os dados de operações financeiras realizadas, o interessado deve ser um beneficiário ativo do INSS, portanto, este serviço apenas pode ser solicitado por Aposentados e Pensionistas que tenham benefícios consignáveis.

Além disso, a solicitação deve ser feita apenas pelos titulares ou seus respectivos representantes legais, quando houver procuração para realizar tal procedimento.

Isso é para evitar que outras pessoas tenham acesso a dados pessoais e financeiros que devem ser de acesso mais restrito.

Como consultar o Extrato de consignação INSS?

Realizar a consulta online do extrato de empréstimo consignado é mais prático e rápido por meio do portal do Instituto Nacional do Seguro Social, o Meu INSS. Afinal, essa plataforma pode ser acessada de qualquer lugar, desde que haja um dispositivo conectado a internet e um login.

Veja como é fácil acessá-lo à distância!

Como emitir o extrato de consignação pelo Meu INSS

Para consultar o histórico pela internet e a qualquer momento, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e alguns passos:

  1. Acesse o Portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) e faça login utilizando sua Conta de acesso única do Governo — caso seja o seu primeiro acesso, basta se cadastrar no Portal Gov.Br para acessar todos os serviços do Governo Federal;
  2. Se preferir emitir o seu histórico de consignações pelo aplicativo, você deve instalar em seu smartphone o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS nas lojas Google Play e App Store e fazer login com as mesmas informações de acesso criadas anteriormente no Gov.Br;
  3. Após acessar o seu painel de controle, procure pela opção “Extrato de Empréstimos”, disponível no menu de Serviços em Destaque;
  4. Pronto. O extrato de consignação INSS está pronto para ser exibido. Isto é, todas as informações referentes à empréstimos consignados e operações financeiras estarão disponíveis para conferência.
  5. Para fazer o download do documento, basta tocar na guia “Baixar PDF” e escolher o formato desejado (versão completa ou resumida).

Depois de conferir a informação necessária, é recomendado deslogar da conta.

Por que consultar o extrato de consignações?

Um dos principais motivos é acompanhar a saúde financeira. Como os descontos do empréstimo e do cartão consignado ocorrem direto na folha de pagamento, manter esse hábito e a consulta regular pode contribuir para uma melhor organização financeira.

Quem está precisando de um novo empréstimo, também consegue saber a margem disponível para nova contratação, ou seja, o valor disponível entre o que é estabelecido por lei e o que já foi utilizado.

Vale lembrar que Aposentados e Pensionistas podem ter até 9 contratos simultâneos – desde que o valor das parcelas mensais não ultrapasse 30% do benefício líquido. A margem para cartão é exclusiva e adicionada a esse valor.

Leia também: APROVADO: quando o aumento da margem do INSS de 5% será liberado?

Por último, este documento também vale como um comprovante de renda e pode ser solicitado em algumas ocasiões. Mais comum é o exemplo da contratação de um novo empréstimo, mas pode ocorrer de ser ainda útil para uso adicional quando apresentado junto ao Histórico de Créditos.

Agora que você já sabe o que é, pode emitir o seu extrato de consignações INSS online sempre que precisar.


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.