O extrato de consignação INSS, emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, é um relatório muito útil para aposentados e pensionistas que queiram fazer um novo empréstimo ou avaliar a situação financeira atual.
Por meio deste documento é possível conferir rapidamente informações sobre consignações na folha de pagamento, ou seja, os descontos mensais.
Veja de forma prática o que é, como emitir online e como utilizar essa informação no dia a dia.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
Extrato de consignação INSS
O extrato de consignação INSS é um relatório que detalha todas as informações sobre operações de empréstimos consignados realizados em determinado período e destaca a margem consignável.
O documento disponibiliza o nome da instituição cedente, número de contratos ativos (ou encerrados), valores contratados, número de parcelas, prazos e a margem consignável disponível.



Em outras palavras, o extrato de consignação INSS é uma espécie de histórico que contém dados importantes, sobretudo para aqueles que contrataram crédito com desconto automático em folha de pagamento – caso do empréstimo consignado, do cartão de crédito consignado e do cartão consignado de benefício.
É uma ferramenta muito útil ainda para detectar movimentações fraudulentas, como operações não autorizadas ou descontos não consentidos.
Além disso, a partir da simples conferência os segurados podem controlar melhor suas despesas e até mesmo organizar seu planejamento financeiro, especialmente por conta dos descontos automáticos no benefício.



Confira diversos produtos consignados.
Histórico de consignação
O extrato de consignação INSS também pode ser chamado de histórico de consignação ou Hiscon. Esse nome é devido ao registro cronológicos relacionados às transações e empréstimos consignados efetuados.
Vale lembrar que o consignado é facultativo. Portanto, fica a critério dos aposentados ou pensionistas que tenham benefícios consignáveis a sua contratação.
Validade
Em tese, o histórico de consignações é válido por tempo indeterminado, isso é, tem duração indefinida e pode ser consultado enquanto o benefício do INSS estiver ativo ou mesmo após cessado ou interrompido.
Por outro lado, é importante lembrar que o documento deve ser atualizado constantemente para não incorrer no risco de ter informações defasadas.
Como o extrato pode ser conferido online, é renovado rapidamente, sem qualquer dificuldade ou necessidade de deslocamento até uma agência da Previdência Social.
No caso da contratação de um novo empréstimo, por exemplo, uma das maneiras de conferir a margem consignável atual, é a partir do extrato de consignação INSS – que também vale, neste caso, como um comprovante de renda.
- Leia também: Como comprovar renda no empréstimo consignado?
O mesmo vale para o refinanciamento, onde são avaliados os números de parcelas pagas. Para a portabilidade, o melhor é solicitar o saldo devedor direto para a instituição financeira contratada.
Quem pode consultar o HisCon INSS?
A consulta do Hiscon pode ser realizada pelo próprio beneficiário ou pelos respectivos representantes legais.
Mesmo quando da contratação do empréstimo pessoal consignado, a recomendação é acessar o Meu INSS online, emitir o relatório e enviar para a instituição financeira ou correspondente bancário.
Essa medida de segurança, pode evitar que terceiros tenham acesso aos dados pessoais e financeiros e ainda prevenir golpes.
Como acessar o extrato de consignação INSS?
Realizar a consulta online do extrato de empréstimo consignado é mais prático e rápido por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.
Qualquer segurado que tenha um dispositivo (celular, computador ou tablet) conectado a internet pode logar em seu perfil na Previdência Social.
Veja como é fácil acessá-lo à distância.
Como emitir o extrato de consignação pelo Meu INSS
O histórico de consignação pode ser emitido online em poucos passos.
Site
O interessado deve entrar no Portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) e fazer o login utilizando a conta de acesso única. Caso seja o primeiro acesso, será necessário efetuar a sua identificação na plataforma gov.br.



A liberação do cadastro é imediata – independentemente do meio escolhido para entrar no site.



Após acessar o painel de controle, o usuário pode clicar direto em “extrato de empréstimo”.



O extrato de consignação INSS será carregado na tela, mas pode ser salvo para consultas futuras. Para fazer o download do documento, basta clicar em “Baixar PDF” e escolher o formato desejado (versão completa ou resumida).
O extrato não estará disponível para o cidadão que não tiver qualquer benefício emitido ainda (está com o processo da aposentadoria em validação, por exemplo).
No caso de quem tem um benefício, mas não é consignável, o documento poderá ser disponibilizado com essa informação.
App Meu INSS
Se preferir emitir o histórico de consignações pelo aplicativo, é recomendável que o titular instale em seu smartphone o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS nas lojas Google Play e App Store .
Em seguida, basta fazer o login com as mesmas credenciais do gov.br e clicar na opção “extrato de empréstimos”, na página inicial.



Depois de conferir a informação necessária, é recomendado deslogar da conta.
4 motivos para acompanhar o extrato de empréstimos do Meu INSS
Por que consultar o extrato de consignações com frequência?
Confira os principais motivos e indicações que justificam a emissão desse extrato com regularidade.
1. Ter mais controle financeiro
Um dos principais motivos, sem dúvidas, é poder acompanhar a saúde financeira.
Como os descontos do empréstimo e do cartão consignado ocorrem direto na folha de pagamento, manter esse hábito e a consulta regular pode contribuir para uma melhor organização financeira.
2. Saber o valor da margem consignável
Quem está precisando de um novo empréstimo, também consegue saber a margem livre para nova contratação, ou seja, o valor disponível entre o que é estabelecido por lei e o que já foi utilizado.
Vale lembrar que aposentados e pensionistas podem vários contratos simultâneos – desde que o valor das parcelas mensais não ultrapasse 35% da renda líquida.
A margem para cada um dos cartões é exclusiva e adicionada a esse valor. O percentual atual corresponde a 5% e só é possível ter um cartão de cada modalidade por CPF (Cadastro de Pessoa Física).
3 – Conferir se o benefício está bloqueado ou desbloqueado para empréstimos
Os recém-aposentados ou pensionistas só podem contratar um empréstimo pela primeira vez, após 30 dias. No entanto, para isso, precisam solicitar o desbloqueio do benefício para a consignação.
O mesmo pode ser feito, para o bloqueio impedindo assim, por segurança, empréstimos indevidos.
4. Ter um comprovante de renda atualizado
Por último, este documento também pode ser usado como um comprovante de renda para a contratação do consignado.
Essa é a única garantia solicitada para contratar a modalidade já que um dos fatores para a liberação do crédito é ter margem consignável livre.
Agora que você já sabe o que é, pode emitir o seu extrato de consignações INSS online sempre que precisar.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.