Servidor SIAPE: aprenda a acessar o extrato de consignações no SouGov

bxblue-extrato-de-consignacoes-no-sougov

Publicado em: 19/10/2021

Os servidores públicos federais geridos pelo SIAPE (Sistema de Integrado de Administração de Pessoal) devem passar a consultar o extrato de consignações no SouGov, plataforma que centraliza os serviços voltados para a relação de trabalho do servidor com a Administração Pública Federal.

Lançado em maio de 2021, o SouGov foi criado para substituir o SIGEPE e outros aplicativos do governo, facilitando o acesso dos funcionários públicos aos serviços referentes à vida funcional. 

Entenda o que é, para que serve e o que mudou na forma de acesso ao extrato de operações de empréstimo.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre o SouGov
Erro ao enviar, tente novamente.

Extrato de consignações: o que é e para que serve?

O extrato de consignações é um tipo de demonstrativo de contratos de empréstimo em andamento ou liquidados.

O documento serve para informar ao servidor sobre o quanto possui de margem consignável disponível, isto é, quanto de seu salário ainda pode comprometer com novos empréstimos; quanto tempo ainda falta para terminar de pagar a dívida do consignado; e quanto de seu salário é descontado por mês com as prestações de empréstimo.

Com isso, o extrato pode ser utilizado para um maior controle do orçamento e da situação financeira atual. Afinal de contas, saber que daqui a alguns meses a dívida do consignado chegará ao fim possibilita um planejamento financeiro para aquele dinheiro que passará a “sobrar”.

Outra utilidade do extrato é a consulta diante de suspeitas de cobranças indevidas, como a de parcelas de um empréstimo que não foi contratado pelo servidor, em caso de fraude.

Quais informações constam no extrato de consignações?

O extrato de consignações contém dados detalhados sobre a operação de empréstimo consignado, tais como:

  • valor averbado (autorizado para empréstimo);
  • número total de parcelas e quantas parcelas já foram quitadas;
  • dia e hora da averbação;
  • mês da primeira e última parcela do empréstimo;
  • dados pessoais do servidor;
  • dados de identificação do banco;
  • dados sobre a margem utilizada e a margem disponível.

Confira ainda: O que é averbação no contrato de empréstimo consignado?

Por que consultar o extrato online?

Assim como diversas outros recursos digitais, acessar o extrato de consignações no SouGov, de forma online, otimiza o tempo e reduz gastos com transporte – ao se locomover até a unidade de gestão para a retirada do documento –  e com a impressão de papéis (tinta da impressora, energia elétrica para a impressão e o próprio papel). 

Além da praticidade para acessar o extrato, consultar o documento de dentro de casa torna todo o processo de interação com a instituição financeira mais rápido, especialmente em contratações de empréstimo consignado 100% online, como as realizadas pela bxblue

No empréstimo digital todas as documentações e informações são enviadas de forma remota (em caso de dúvida, renegociação, adiantamento de parcelas ou quitação antecipada, por exemplo).

Onde era acessado e o que mudou?

Até abril de 2021, o extrato de consignações era acessado pelo SIGEPE web e SIGEPE Mobile

Entretanto, com o lançamento do aplicativo SouGov em maio, e do SouGov web em agosto, criados para substituir as plataformas antigas e agrupar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores em um único sistema, a consulta ao extrato de consignações passou a ser feita no SouGov.

Para contextualizar, o SouGov faz parte do projeto de transformação digital do governo federal, com respaldo na Lei 14.129/2021, também conhecida como Lei do Governo Digital. A medida visa aumentar a eficiência pública. 

Com a chegada do SouGov, a ideia é que os servidores deixem de utilizar vários aplicativos (como os SIGEPE) para acessar os serviços e passem a acessar uma única plataforma.

A migração para o SouGov está acontecendo gradualmente e à medida que os serviços são transferidos para a nova plataforma, os aplicativos antigos são desativados.

Até o momento, todos os serviços do SIGEPE Mobile e do SIGEPE Banco de Talentos já foram migrados e, por esse motivo, os dois aplicativos foram desativados. A expectativa é que até 2023 a migração esteja concluída e o SouGov ofereça 50 serviços. 

Em setembro de 2021 quatro novos serviços foram adicionados e o SouGov passou a disponibilizar 28 funcionalidades.

Como pegar o extrato de consignações no aplicativo SouGov

Aprenda a acessar o extrato de consignações no app SouGov com o tutorial abaixo:

  1. Abra o aplicativo SouGov e faça o login no sistema por meio do sistema gov.br ou com as opções disponíveis na plataforma (QR Code, bancos credenciados, certificado digital ou certificado digital em nuvem).
  2. Em seguida, selecione o vínculo com a Administração Pública sobre o qual deseja obter o extrato, caso tenha mais de um. Para selecionar o vínculo, clique na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, na página inicial.
  3. Depois, na seção de Auto Atendimento, clique em “Consignação”.
  4. Na parte inferior da nova página aberta, selecione a opção “Extrato das Consignações Ativas”, para empréstimos em andamento, ou em “Extrato das Consignações Encerradas”, para consignados quitados.
  5. Se tiver mais de um contrato ativo ou encerrado, selecione aquele que deseja consultar o extrato. Feito isso, os detalhes aparecerão na tela. 
Foto: Reprodução | Governo federal
Foto: Reprodução | Governo federal

Em relação aos extratos de consignações encerradas, o SouGov disponibiliza apenas os finalizados a partir de setembro de 2015. 

Tutorial para acessar o extrato de consignações no SouGov web

Aqueles que preferem acessar a versão web do SouGov, pelo computador, também devem seguir o tutorial acima. É possível que a posição de algumas opções tenha pequenas alterações no site, mas as instruções permanecem as mesmas.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.