Servidor SIAPE: aprenda a acessar o extrato de consignações no SouGov
Descubra o que é, quais informações podem ser encontradas e o passo a passo para consultar o extrato de consignações no SouGov.

Os servidores públicos federais geridos pelo SIAPE (Sistema de Integrado de Administração de Pessoal) devem passar a consultar o extrato de consignações no SouGov, plataforma que centraliza os serviços voltados para a relação de trabalho do servidor com a Administração Pública Federal.
Lançado em maio de 2021, o SouGov foi criado para substituir o SIGEPE e outros aplicativos do governo, facilitando o acesso dos funcionários públicos aos serviços referentes à vida funcional.
Entenda o que é, para que serve e o que mudou na forma de acesso ao extrato de operações de empréstimo.
Extrato de consignações: o que é e para que serve?
O extrato de consignações é um tipo de demonstrativo de contratos de empréstimo em andamento ou liquidados.
O documento serve para informar ao servidor sobre o quanto possui de margem consignável disponível, isto é, quanto de seu salário ainda pode comprometer com novos empréstimos; quanto tempo ainda falta para terminar de pagar a dívida do consignado; e quanto de seu salário é descontado por mês com as prestações de empréstimo.
Com isso, o extrato pode ser utilizado para um maior controle do orçamento e da situação financeira atual. Afinal de contas, saber que daqui a alguns meses a dívida do consignado chegará ao fim possibilita um planejamento financeiro para aquele dinheiro que passará a “sobrar”.
Outra utilidade do extrato é a consulta diante de suspeitas de cobranças indevidas, como a de parcelas de um empréstimo que não foi contratado pelo servidor, em caso de fraude.
Quais informações constam no extrato de consignações?
O extrato de consignações contém dados detalhados sobre a operação de empréstimo consignado, tais como:
- valor averbado (autorizado para empréstimo);
- número total de parcelas e quantas parcelas já foram quitadas;
- dia e hora da averbação;
- mês da primeira e última parcela do empréstimo;
- dados pessoais do servidor;
- dados de identificação do banco;
- dados sobre a margem utilizada e a margem disponível.
Confira ainda: O que é averbação no contrato de empréstimo consignado?
O que você quer descobrir?
Seu convênio:
Qual é a sua margem consignável?
Em quantas parcelas?
Em quantas parcelas?
Em quantas parcelas?
Empréstimo de até
R$
Proposta sujeita à confirmação de margem consignável
Por que consultar o extrato online?
Assim como diversas outros recursos digitais, acessar o extrato de consignações no SouGov, de forma online, otimiza o tempo e reduz gastos com transporte – ao se locomover até a unidade de gestão para a retirada do documento – e com a impressão de papéis (tinta da impressora, energia elétrica para a impressão e o próprio papel).
Além da praticidade para acessar o extrato, consultar o documento de dentro de casa torna todo o processo de interação com a instituição financeira mais rápido, especialmente em contratações de empréstimo consignado 100% online, como as realizadas pela bxblue.
No empréstimo digital todas as documentações e informações são enviadas de forma remota (em caso de dúvida, renegociação, adiantamento de parcelas ou quitação antecipada, por exemplo).
Onde era acessado e o que mudou?
Até abril de 2021, o extrato de consignações era acessado pelo SIGEPE web e SIGEPE Mobile.
Entretanto, com o lançamento do aplicativo SouGov em maio, e do SouGov web em agosto, criados para substituir as plataformas antigas e agrupar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores em um único sistema, a consulta ao extrato de consignações passou a ser feita no SouGov.
Para contextualizar, o SouGov faz parte do projeto de transformação digital do governo federal, com respaldo na Lei 14.129/2021, também conhecida como Lei do Governo Digital. A medida visa aumentar a eficiência pública.
Com a chegada do SouGov, a ideia é que os servidores deixem de utilizar vários aplicativos (como os SIGEPE) para acessar os serviços e passem a acessar uma única plataforma.
A migração para o SouGov está acontecendo gradualmente e à medida que os serviços são transferidos para a nova plataforma, os aplicativos antigos são desativados.
Até o momento, todos os serviços do SIGEPE Mobile e do SIGEPE Banco de Talentos já foram migrados e, por esse motivo, os dois aplicativos foram desativados. A expectativa é que até 2023 a migração esteja concluída e o SouGov ofereça 50 serviços.
Em setembro de 2021 quatro novos serviços foram adicionados e o SouGov passou a disponibilizar 28 funcionalidades.
Como pegar o extrato de consignações no aplicativo SouGov
Aprenda a acessar o extrato de consignações no app SouGov com o tutorial abaixo:
- Abra o aplicativo SouGov e faça o login no sistema por meio do sistema gov.br ou com as opções disponíveis na plataforma (QR Code, bancos credenciados, certificado digital ou certificado digital em nuvem).
- Em seguida, selecione o vínculo com a Administração Pública sobre o qual deseja obter o extrato, caso tenha mais de um. Para selecionar o vínculo, clique na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, na página inicial.
- Depois, na seção de Auto Atendimento, clique em “Consignação”.
- Na parte inferior da nova página aberta, selecione a opção “Extrato das Consignações Ativas”, para empréstimos em andamento, ou em “Extrato das Consignações Encerradas”, para consignados quitados.
- Se tiver mais de um contrato ativo ou encerrado, selecione aquele que deseja consultar o extrato. Feito isso, os detalhes aparecerão na tela.


Em relação aos extratos de consignações encerradas, o SouGov disponibiliza apenas os finalizados a partir de setembro de 2015.
Tutorial para acessar o extrato de consignações no SouGov web
Aqueles que preferem acessar a versão web do SouGov, pelo computador, também devem seguir o tutorial acima. É possível que a posição de algumas opções tenha pequenas alterações no site, mas as instruções permanecem as mesmas.
Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.
Publicado em: 19/10/2021