Extrato do FGTS: o que é, como acessar e onde utilizar

O extrato do FGTS é um documento importante para todos aqueles que têm contas ativas e inativas no Fundo. Saiba como obtê-lo de forma rápida.

Todo trabalhador celetista, trabalhadores rurais, temporários e domésticos têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), criado com o objetivo de criar uma reserva financeira compulsória, notadamente para caso de demissão sem justa causa. Os valores disponíveis em cada uma das contas (ativas e inativas) são informados no extrato do FGTS.

Mas, afinal, o que é, como acessá-lo e em quais situações ele pode ser utilizado? Existem inúmeras maneiras de se realizar a consulta ao extrato e abaixo você descobre como acessar o documento da forma mais cômoda.

O que é o extrato do FGTS?

Em termos simples, o extrato do FGTS nada mais é do que um documento no qual o trabalhador pode conferir o saldo disponível em suas contas ativas ou inativas. Além disso, por meio do extrato também é possível acompanhar o histórico completo de movimentações nas contas, isto é, de depósitos e retiradas das contas vinculadas ao FGTS.

Portanto, trata-se de um documento no qual o trabalhador é informado, por exemplo, sobre o valor dos depósitos mensais realizados pelo empregador.

Também pode-se acompanhar a atualização da correção monetária paga a contas inativas. Além disso, o interessado também fica sabendo sobre eventuais liberações de saque e ajustes na conta.

3 situações para utilizar o extrato do FGTS

Confira, a seguir, algumas situações em que o extrato do Fundo de Garantia pode ser extremamente útil ao trabalhador:

1. Verificar a regularidade do depósito pelo empregador

Criado em 1966 pelo governo federal, o FGTS é um fundo utilizado para beneficiar trabalhadores de carteira assinada em determinadas situações, especialmente mediante sua demissão sem justa causa. Previsto pela Lei nº 8.036/90, cabe aos empregadores fazerem o depósito mensal de valores, que corresponde a 8% do salário bruto do funcionário.

No entanto, vale destacar que tal quantia não pode ser descontada do profissional em sua folha de pagamento, já que se trata de uma contribuição obrigatória aos empregadores. Portanto, via extrato do FGTS é possível entender se a empresa está pagando corretamente os valores devidos.

2. Checar o valor total das contas FGTS

Assim como é possível acompanhar os depósitos mensais feitos pelo empregador, o trabalhador também poderá conferir o extrato de suas contas do FGTS a fim de se certificar que o saldo é compatível com o valor devido.

Essa é, inclusive, uma alternativa interessante para que o trabalhador possa cobrar o empregador em caso de atraso no pagamento. Dessa forma, em razão de uma falta de acordo, o trabalhador prejudicado pode cobrar o empregador legalmente em órgãos ligados ao Ministério do Trabalho e na própria Justiça do Trabalho.

Isso porque, caso o trabalhador seja desligado da empresa em que atua sem justa causa, reserva-se a ele o direito de receber integralmente o valor disponível em sua conta ativa, acrescido da multa rescisória que pode chegar a 40% do saldo, quando devida.

3. Saber quanto irá receber no Saque-Aniversário

O Saque-Aniversário é uma opção disponível para trabalhadores que fizerem a adesão à modalidade, cuja finalidade é permitir a retirada de uma parte do valor constante em suas contas ativas ou inativas do FGTS.

Em via de regra, a modalidade, que substitui a retirada tradicionalmente chamada de Saque-Rescisão, pode ser aderida pelo interessado até o último dia útil do seu mês de aniversário, para que os pagamentos sejam liberados em até dois meses após completar mais um ano de vida.

Nesse contexto, acompanhar o extrato do FGTS é uma maneira de permitir com que o trabalhador verifique o saldo permitido para saque, e receber o valor segundo calendário de pagamento do Saque-Aniversário.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como acessar o extrato do FGTS?

Resumidamente, o trabalhador pode ter acesso ao extrato através de diferentes plataformas. É possível visualizar o documento que detalha as movimentações de sua conta tanto pelo site da Caixa/FGTS, no próprio aplicativo FGTS ou, ainda, através do cadastramento de telefone ou e-mail para o recebimento de alertas via mensagem.

Confira, abaixo, o passo a passo completo para acessar o extrato do FGTS nos diferentes canais disponíveis:

Pelo site da Caixa

  • acessar o site da Caixa/FGTS e fazer login com os dados previamente cadastrados (número do PIS, NIS, CPF ou e-mail);
  • caso ainda não seja cadastrado, o usuário deverá criar uma senha de acesso via internet;
  • o próximo passo, já dentro do menu principal, é verificar o documento através da aba “FGTS”, disponível no menu principal superior e, em seguida, clicar na opção “Extrato” ou “Extrato Completo”;
  • na primeira opção, pode-se visualizar rapidamente as informações resumidas de todas as últimas movimentações dadas pela atual empresa do trabalhador — ou a última em que foi registrado com carteira assinada;
  • por fim, basta clicar no botão “Próximo Extrato” para visualizar os demais registros de empresas cadastradas ou “Imprimir”, para fazer download do documento.

Veja também: Aplicativos Caixa: conheça 10 apps úteis para as finanças

Pelo aplicativo

Em razão da digitalização de serviços do governo federal, os trabalhadores podem conferir o extrato do Fundo também através do app FGTS — que está disponível tanto nas lojas de aplicativos do sistema Android ou iOS. Portanto, para ter acesso ao extrato analítico via smartphone ou tablet, basta realizar os seguintes procedimentos:

  • abrir o app FGTS;
  • na tela inicial, fazer o login utilizando a conta de acesso cadastrada — lembrando que a senha do app é diferente da senha para internet — e fazer as confirmações cadastrais exibidas na tela;
  • já na tela inicial do aplicativo, escolher a opção “Saldo Total do FGTS” para confirmar o valor disponível nas contas vinculadas ao trabalhador;
  • para detalhar as movimentações, tocar na guia “Acessar Meu FGTS” e, por fim, clicar no botão “Ver Extrato”. Se preferir, é possível gerar um documento em PDF para imprimir posteriormente ou transmitir para outros aplicativos.

Por SMS

O trabalhador que não possuir acesso à internet poderá também verificar as movimentações de suas contas através do Extrato do FGTS por SMS (mensagem de texto). Nesse caso, confira o passo a passo para ativar o serviço:

  • acessar o site da Caixa/FGTS e fazer login utilizando o número do PIS, NIS, CPF ou e-mail;
  • na tela inicial, no menu “FGTS”, selecionar a opção “Serviços no celular”;
  • por fim, escolher a opção de recebimento de todos os avisos referente aos depósitos mensais em contas vinculadas ao FGTS via SMS, cadastrando o celular.

O extrato do FGTS pode ser emitido, como visto, de forma prática e rápida por meio dos canais digitais.



Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado