Conheça os 4 extratos do INSS que você pode acessar online

Publicado em: 03/06/2020

A partir do Meu INSS, os segurados podem acessar mais de noventa serviços online gratuitamente. Entre os mais utilizados estão os de consultas dos extratos do INSS.
Se você já é Aposentado e Pensionista ou está no processo da entrada do pedido do benefício é importante conhecer essas opções, que certamente vão ajudar muito!

4 extratos do INSS que você pode acessar online

A tecnologia tem aproximado cada vez mais os cidadãos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. Isso é, sem a necessidade de ir até uma agência presencialmente as pessoas podem ter acesso às informações que precisam, em minutos.
Saiba mais sobre cada extrato disponível:

1. Extrato de Empréstimos Consignados

O Extrato de Empréstimo Consignado é um informativo sobre os empréstimos realizados com desconto direto no benefício.
Pode solicitar este serviço todo cidadão que recebe algum tipo de benefício de aposentadoria ou pensão pelo INSS — e que tenha autorizado previamente o desconto para fins de pagamento do empréstimo pessoal.

É por este extrato que o Aposentado ou Pensionista poderá obter informações sobre a instituição financeira responsável pelo empréstimo, bem como o número do contrato, valor da dívida, número de parcelas e demais detalhes importantes, como o valor da sua margem consignável.

2. Extrato de Pagamentos

O relatório que permite ao segurado acessar informações relacionadas ao pagamento do benefício mensal é o Extrato de Pagamento de Benefícios. Também é conhecido como Histórico de Créditos ou HisCre.
O documento ainda pode ser utilizado como comprovante de renda, pois nele constam os valores, datas e instituição pagadora, isto é, o banco responsável pelo repasse do benefício de aposentadoria ou pensão.
É um importante recurso para confirmação do pagamento em conta e datas dos créditos.

3. Extrato de Imposto de Renda

Assim como os demais extratos do INSS, o Extrato de Imposto de Renda também é muito útil. Assim, beneficiários do INSS que também são declarantes do Imposto de Renda podem utilizar esse documento, onde constam relacionados os valores pagos durante o ano-calendário anterior.
Estão obrigados a declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), neste ano, os segurados que receberam rendimentos totais que ultrapassaram o teto de R$ 28.559,70 em 2019.

4. Extrato Previdenciário (CNIS)

CNIS é a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o Extrato Previdenciário, também chamado de extrato CNIS, traz todos os dados de um indivíduo enquanto trabalhador e contribuinte da Previdência Social. De modo geral, esse tipo de extrato é utilizado para quem precisa comprovar vínculos trabalhistas para efeito de concessão de benefícios previdenciários, como a aposentadoria por idade.
Dessa forma, o CNIs é uma ferramenta indispensável para segurados que precisam fazer qualquer solicitação ou requerimento junto ao INSS. Portanto, esse serviço garante ao cidadão encontrar todas as informações trabalhistas, desde empregadores, períodos trabalhados até a remuneração recebida e contribuição recolhida por cada empresa.
Veja agora como acessar o Meu INSS para ter acesso aos extratos o INSS de forma prática e rápida.

Como acessar o Meu INSS?

O Meu INSS é uma ferramenta criada pelo Governo Federal que foi pensada para trazer ainda mais agilidade e comodidade aos usuários.
A plataforma pode ser acessada tanto pelo site Meu INSS, quanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis nas lojas da Google Play e App Store.

Leia também: O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Para entrar no sistema e conseguir visualizar e consultar todas as informações disponíveis, o interessado deve se cadastrar previamente ou utilizar sua conta de acesso único do Governo.
Para criar o login, basta informar dados pessoais como CPF, data de nascimento e responder algumas perguntas para validação de usuários. A senha cadastrada é a mesma para o site e aplicativo e quando criada deve ser inserida junto ao CPF.

Vantagens de consultar os extratos do INSS pela internet

Por ser um autoatendimento remoto, essa alternativa torna os serviços mais acessíveis. Mas não só isso, confira algumas vantagens.

Acesso rápido às informações

Por meio do Portal Meu INSS, os serviços oferecidos passam a ser digitais. Por isso, os segurados que têm fácil acesso a internet não precisam se dirigir até uma agência física para realizar solicitações esporádicas ou rotineiras como a consulta dos extratos, por exemplo.

Leia também: Agências do INSS vão continuar fechadas até Junho

Além de evitar filas, o atendimento é totalmente realizado em um ambiente virtual que é prático e seguro.

Disponível de qualquer lugar

Tendo em vista que a plataforma está disponível para qualquer dispositivo móvel, basta apenas que celulares, smartphones, tablets e computadores tenham acesso a uma conexão de internet e que o usuário tenha seu login – que é pessoal e intransferível.
Dessa forma, o cidadão, Aposentado ou Pensionista não precisa se preocupar ou locomover-se, afinal, existem mais de 90 serviços disponíveis a palma de sua mão.

Dados atualizados em tempo real

A base de dados do INSS recebe atualizações todos os dias. Portanto, o sistema que é automatizado, permite a atualização de dados em tempo real. Com isso, Aposentados e Pensionistas têm a disposição sempre que precisar, as últimas versões.
Sim! Acessar os principais extratos do INSS sem sair de casa é uma realidade. Se você ainda não tem um login crie agora e consulte todas as informações previdenciárias e financeiras relacionadas ao seu benefício.

Receba novidades por e-mail