Entenda todas as informações da sua fatura do Cartão Caixa Simples

O Cartão Caixa Simples já está disponível para Aposentados e Pensionistas INSS. A modalidade de cartão de crédito consignado é uma das mais vantajosas em relação aos cartões tradicionais. Entre os benefícios estão: taxa de juros mais barato e desconto automático da fatura.

Entenda agora todas as informações que constarão na fatura do cartão Caixa Simples, emitido pela Caixa Econômica Federal (CEF). Saiba o que realmente está pagando e tire todas as suas dúvidas.

Fatura do Cartão Caixa Simples

Ao utilizar o cartão de crédito consignado, o titular terá seus gastos consolidados mensalmente na fatura. Portanto, a fatura nada mais é do que um documento ou relatório com todos os valores devidosAlgumas faturas trazem ainda informações históricas, para informação do usuário.

A fatura do cartão Caixa Simples é digital. Ou seja, disponibilizada apenas online e será encaminhada mensalmente para o e-mail cadastrado.

 

Veja em detalhes cada campo da fatura do cartão Caixa Simples.

1 – Encargos

Em encargos constam os valores percentuais das multas, mora, juros e outras cobranças, que eventualmente venham a ocorrer. Os valores são demonstrados ao mês e podem sofrer alteração de um mês para o outro, conforme reajustes.

Vale a pena lembrar também que, os valores de multa e mora são decorrentes do pagamento em atraso ou do crédito rotativo, uma vez que a fatura mínima do cartão é quitada automaticamente. Esse desconto é realizado direto no extrato INSS, ou seja, na aposentadoria ou pensão.

Assim, para não ter que pagar valores adicionais, a recomendação é manter os gastos mensais dentro da margem consignável de 5%.

2 – Linha de crédito

Pode ser entendido também como o limite de crédito disponível e utilizado. O primeiro é relativo ao valor total liberado, conforme o valor líquido do benefício INSS. O segundo se refere ao total gasto.

Dessa forma, se o titular já tiver algum uso, esse valor será descontado do limite global. A diferença pode ser utilizada em compras parceladas ou saques em dinheiro.

3 – Vencimento da fatura

O campo 3 descreve a data de vencimento da fatura do cartão Caixa Simples. A data de vencimento da fatura é fixa. Assim como o desconto no benefício INSS que é também será realizado todo mês.

Na prática, se os gastos forem inferiores ao valor da margem consignável, não é necessário pagar a fatura. Para não incorrer em erros sobre a confirmação do pagamento, a recomendação é sempre conferir no extrato INSS se o valor foi mesmo descontado.

Agora, se o gasto for superior, a fatura deve ser quitada até o seu vencimento. Do contrário, estará sujeito aos encargos citados.

4 – Total da fatura

O total da fatura, como o próprio nome sugere, traz o valor total gastos e que deve ser pago, até o vencimento. Parte desse valor será quitado automaticamente (limitado a 5% da margem). Então, o valor pago via fatura do cartão Caixa Simples, ou seja, boleto, é apenas o da diferença.

Leia também: Cartão Caixa Simples x Olé Consignado: qual é o melhor Cartão INSS?

Caso o valor seja pago em duplicidade, poderá ser descontado do pagamento das faturas seguintes. Esse crédito não pode ser liberado na conta do titular ou no benefício INSS, em função da averbação do contrato.

5 – Pagamento mínimo

O pagamento mínimo, neste caso equivale a margem consignável. Isso quer dizer que, se os gastos forem superior a margem e o titular não pagar a fatura, terá pago então o valor mínimo possível.

Se for realizado apenas o pagamento mínimo todos os meses, a dívida irá entrar no crédito rotativo e aumentar. Portanto, os cuidados estão em equilibrar os gastos (gastando menos do que ganha) e em pagar toda a fatura (desconto automático mais boleto).

Enquanto a fatura não for quitada integralmente, o limite global de crédito será comprometido.

6 – Demonstrativo

No demonstrativo constará a descrição das movimentações do mês. Os saques, compras parceladas ou à vista e outros lançamentos estarão detalhadas neste campo.

Sempre vale a pena conferir o nome dos estabelecimentos, datas e valores das compras. Como o cartão de crédito consignado também pode ser utilizado em compras pela internet, seu uso pode ocorrer em compras online também.

Saiba agora como pagar a sua fatura do cartão Caixa Simples.

Como pagar a fatura do Cartão Caixa Simples?

Onde e como posso pagar a fatura do meu Cartão de Crédito Consignado CEF?

O boleto da fatura do cartão de crédito consignado Caixa Simples pode ser pago em qualquer agência bancária até o seu vencimento. Se preferir, o titular pode ainda quitar seu pagamento em lotéricas, caixas eletrônicos/autoatendimento ou ainda pelo internet banking.

Se não receber a fatura até a data do seu vencimento, o titular pode consultá-la no App Cartões Caixa, pelo Internet Banking ou ainda no Mobile Banking Caixa.

Como as transações são autenticadas por login e senha, o titular é quem deve acessar essas opções. Por questão de segurança, é indicado utilizar o computador ou o próprio smartphones, evitando assim, utilizar qualquer dispositivo desconhecido conectado a internet.

Após seu vencimento, deve ser quitado apenas nas redes CEF e seu pagamento estará sujeito a cobranças adicionais.

4 perguntas e respostas sobre o pagamento da fatura

Aproveite para conferir também esse guia rápido sobre o pagamento da sua fatura.

1 – É possível pagar apenas o valor mínimo da fatura?

R: Sim. Se o valor já foi descontado direto da aposentadoria ou pensão INSS, o pagamento mínimo foi realizado. No entanto, é preciso conferir no extrato INSS. O valor adicional será cobrado na fatura do próximo mês.

2 – É possível fazer apenas o pagamento parcial da fatura?

R: Sim, mas o valor adicional entrará no crédito rotativo e será acrescentado no valor total da próxima fatura. Enquanto o saldo devedor não é quitado, a recomendação é evitar utilizar o cartão para não aumentar a dívida.

3 – Como pagar o valor total da fatura?

R: Basta subtrair o valor quitado automaticamente e pagar a diferença. O pagamento deve ser realizado via boleto bancário ou código de barras.

4 – Ao quitar a fatura o limite é novamente liberado?

R: Sim, ao efetuar o pagamento da fatura do cartão Caixa Simples e quitar a dívida, o limite de crédito é novamente liberado para uso.

Viu? Como o cartão Caixa Simples você pode ter limite de crédito para quando precisar e todas as informações sobre a sua fatura na palma da sua mão.

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Cartão Caixa Simples x Olé Consignado: qual é o melhor Cartão INSS? NEWS | Pente-fino do INSS bloqueia indevidamente contas de aposentados
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de