Como fazer a prova de vida pela internet em 2022? Tutorial atualizado

Aposentados e pensionistas: vejam como fazer a prova de vida pela internet. Tutoriais da prova de vida INSS online e pelo SouGov.

prova de vida, comprovação, internet, celular, aplicativo, Meu INSS, aposentados e pensionistas

A expansão da prova de pela internet é um marco para milhões de aposentados e pensionistas de todo o país, sejam eles do Regime Geral da Previdência Social ou de um dos Regimes Próprios, como são os beneficiários SIAPE. Com as formas digitais de comprovação, além da rapidez, os aposentados e pensionistas não precisam mais se deslocar até a agências bancárias ou de atendimento para o procedimento.

Antes da pandemia da covid-19 a prova de vida era feita de forma presencial, na agência bancária onde o aposentado ou pensionista recebia o pagamento. Com a chegada da prova de vida digital, porém, surgiu a alternativa de fazer a comprovação pelos aplicativos Meu INSS, MeuGov.Br e app SouGov (este último exclusivo para os beneficiários da União).

Entenda como funciona a prova de vida pela internet, feita nos aplicativos gratuitos do governo federal.

Prova de vida pela internet

É possível fazer a prova de vida pela internet?

Sim. No meio digital, a comprovação é feita pela validação facial, também chamada de biometria facial.

Prova de vida pela internet dos beneficiários INSS

Como será a prova de vida INSS em 2022?

Com a edição da Portaria nº 220/2022 foi alterado completamente o procedimento da prova de vida INSS. A partir da publicação da norma, ocorrida em 03 de fevereiro de 2022, o INSS foi proibido de exigir a comprovação presencial de vida, quando esta implicar no deslocamento dos beneficiários de suas próprias residências a unidades do INSS ou à instituição financeira pagadora do benefício.

Agora, caberá ao próprio INSS buscar formas de comprovar que os beneficiários estão aptos a continuar recebendo os valores de aposentadorias e pensões. O INSS usará informações de diferentes bancos de dados, próprios e de outros órgãos públicos, para a comprovação.

Nos casos em que não se mostrar possível a realização da comprovação de vida pelo cruzamento de dados, esta será realizada preferencialmente por atendimento eletrônico e utilizando biometria ou outro meio definido pelo INSS que assegure a identificação inequívoca do beneficiário.

Assim, diferentemente dos anos anteriores, quando o processo era realizado exclusivamente de forma presencial, a prova de vida INSS 2022, quando necessária, será preferencialmente por meio digital.

Para fazer a prova de vida pela internet, segurados do INSS precisam ter e/ou providenciar:

Prova de vida pela internet dos servidores federais

Com a ampliação da prova de vida pela internet os aposentados e pensionistas federais também podem fazer a prova de vida digital.

A simplificação do processo deve beneficiar cerca de 1,3 milhões de usuários que já utilizam o SIGEPE Servidor e Pensionista, que será migrado definitivamente para o SouGov.

Quem deve fazer a prova de vida online?

Com as novas regras da prova de vida do INSS, foi suspenso, até 31 de dezembro de 2022, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida. Este é o prazo que o órgão tem para fazer os ajustes necessários para a prova de vida por meio do cruzamento de bases de dados.

Na prática, isso significa que os aposentados e pensionistas da Previdência Social não precisarão se preocupar com a comprovação: o próprio INSS é que terá o dever de fazer a verificação e, caso não consiga, aí sim entrará em contato com o beneficiário.

Apesar disso, a comprovação de forma voluntária na rede pagadora de benefícios continua, bem como nos canais digitais.

Estão aptos a fazer a prova de vida pela internet os beneficiários INSS que já tenham sido liberados para a comprovação digital no projeto-piloto do governo federal.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Aplicativos necessários para a prova de vida pela internet

Para realizar a prova de vida pela internet é preciso instalar no celular ou tablet os seguintes aplicativos oficiais:

  • Meu INSS: plataforma digital do INSS para atendimento remoto;
  • MeuGov.Br: plataforma centralizadora de todos os serviços digitais do governo federal;
  • SouGov.br: app exclusivo para acesso aos serviços relacionados à vida funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

O download dos aplicativos é gratuito e os acessos são liberados mediante a criação de uma conta gov.br. O Login Único permite ingresso em qualquer um dos serviços digitais do governo federal.

Passo a passo para fazer a prova de vida digital

Como fazer a prova de vida pelo gov.br?

O novo processo é baseado na biometria facial e na checagem de dados pessoais. Confira:

1. Biometria facial

No novo formato da prova de vida INSS ou SIAPE, a comprovação é feita por meio da validação facial. A biometria facial ou a famosa “selfie” assegura que o segurado é quem está dizendo ser, para que consiga garantir assim o benefício da aposentadoria ou pensão.

bxblue - prova de vida por biometria facial aplicativo Meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Os servidores aposentados e pensionistas terão processo similar ao acessar o SouGov e MeuGov.br:

bxblue-prova-de-vida-pelo-sougov5
Foto: reprodução Governo Federal

2. Checagem de dados

A checagem de dados ficou por conta de um input no sistema: a data de emissão da CNH ou o número do título de eleitor.

Como essas informações já constavam na base do governo, os dados como nome, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a própria foto são cruzados automaticamente.

No processo presencial, o segurado tem que se dirigir pessoalmente até uma agência bancária e precisa apresentar um documento original com foto.

O objetivo da nova ação, portanto, é facilitar a vida dos cidadãos, poupar tempo e proporcionar mais comodidade para que a comprovação possa ser feita de qualquer lugar, de acordo com os prazos definidos.

Prazos da prova de vida 2022

A regra básica respeita sempre o mês de aniversário do beneficiário. Porém, os recém-aposentados ou pensionistas não precisam passar pelo processo no ano em que tiveram a aposentadoria ou pensão concedidos.

Calendário da prova de vida de aposentados da União

Os servidores SIAPE tiveram o cronograma atualizado:

Mês do aniversárioQuando fazer a prova de vida?Referente ao ano de
Janeiro a Outubro01/10 a 31/12/20212020 e 2021
Novembro01/10 a 31/10/20212020
Novembro 01/11 a 31/12/20212021
Dezembro01/10/2021 a 30/11/20212020
Dezembro 01/12 a 31/12/20212021
Fonte: Ministério da Economia

Validade da prova de vida

A comprovação de vida é válida por um ano e é importante destacar que o resultado da prova de vida digital também é definitivo. Portanto, quem ao fim do processo obter a confirmação só precisará fazer o recadastramento no ano seguinte.

É preciso observar ainda se as regras atuais serão mantidas ou sofrerão alterações.

Fazer a prova de vida pela internet é seguro?

Mas afinal, fazer a prova de vida pelo celular é mesmo seguro?

A prova de vida pela internet é ainda mais segura aos beneficiários, por alguns motivos como:

  • os aplicativos e a própria base de consulta dos dados são do governo;
  • os documentos são oficiais e utilizados por vários órgãos públicos;
  • nenhum terceiro poderá se passar pelo titular do benefício.

Ainda que existam semelhanças entre pessoas da mesma família, por exemplo, a partir da biometria facial e do uso de inteligência artificial é possível identificar detalhes mais técnicos que passariam despercebidos.

Qualquer ponto de divergência pode fazer com que o INSS ou os órgãos públicos solicitem outras comprovações. Sendo assim, a tecnologia surge, mais uma vez, para facilitar os processos burocráticos e facilitar o dia a dia dos aposentados e pensionistas.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado