Feriados bancários de 2021: confira a lista completa

feriados bancários - chapéu, óculos e câmera de viagem

Publicado em: 16/07/2021

Os feriados bancários afetam a vida de todos os cidadãos, incluindo aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já que o recesso pode levar o pagamento do benefício previdenciário para o próximo dia útil, bem como influenciar no pagamento de salários, como de servidores públicos.

Porém, essa não é a única mudança importante, uma vez que, com os bancos fechados, é importante estar também atento às datas de vencimentos de contas, faturas e boletos.

Nesse contexto, acompanhar de perto o calendário de feriados é um passo importante, inclusive para aqueles que estão em fase de contratação de um empréstimo consignado. Por isso, este post traz as principais datas em que os serviços bancários são suspensos, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é um feriado bancário?

Os feriados bancários seguem, na maioria dos casos, as datas nacionais de recesso, normalmente estabelecido por prescrição civil ou religiosa.

Desse modo, essas datas são tidas como “dias não úteis” para fins de operações do mercado financeiro, conforme previsto pelo o art.5º da Resolução 2932/2002, do Banco Central.

Conforme a resolução, não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como:

  • a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval;
  • o dia dedicado a Corpus Christi;
  • o dia 2 de novembro.

Diante desse fato, as operações financeiras exclusivas de atendimento bancário, como pagamentos de salários, benefícios previdenciários e outros, não acontecem nesses dias — já que tais datas são consideradas feriados bancários.

No caso do feriado nacional de 7 de Setembro, por exemplo, Dia da Independência do Brasil, as agências da Previdência Social ficam fechadas. Além disso, a Central Telefônica 135 do INSS também não funciona no feriado para atendimento humano, mas é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível. Destaca-se que dezenas de serviços do INSS podem ser acessados a qualquer hora pelo aplicativo Meu INSS.

Feriados bancários de 2021

Além dos 12 feriados nacionais, os bancos também não dão expediente em feriados estaduais e municipais, embora isso valha apenas nas localidades em questão.

Para saber quais são os feriados bancários da sua cidade, é possível consultar o filtro de pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Pelo filtro, basta selecionar o Estado (UF – Unidade da Federação), o município e, em seguida, escolher o mês desejado para saber se há algum feriado na respectiva localidade.

Abaixo, confira o calendário completo com todos os feriados bancários nacionais de 2021:

01 de JaneiroDia Mundial da Paz
15 de FevereiroCarnaval
16 de FevereiroCarnaval
02 de AbrilSexta-feira da Paixão
21 de AbrilDia de Tiradentes
01 de MaioDia do Trabalho
03 de JunhoDia de Corpus Christi
07 de SetembroDia da Independência do Brasil
12 de OutubroDia de Nossa Sra. Aparecida
02 de NovembroDia de Finados
15 de NovembroDia da Proclamação da República
25 de DezembroNatal
Fonte: Febraban

Horário de atendimento diferenciado

Na quarta-feira de Cinzas e no dia 24 de dezembro, a Febraban indica um horário de atendimento para os bancos atenderem o público.

Segundo dispõe o artigo 1º da Resolução 2932, na quarta-feira de cinzas e no dia 24 de dezembro o horário de expediente dos bancos no feriado pode ser escolhido por cada instituição financeira.

Porém, a maioria das empresas desse setor acaba seguindo a Febraban. Apesar da liberdade na abertura das agências nessas datas, os bancos precisam cumprir o mínimo de duas horas de atendimento ao público.

Mais um ponto interessante: os bancos também podem definir o expediente bancário em casos excepcionais, como celebrações regionais, greves, passeatas e outros problemas que coloquem a segurança das pessoas em risco.

Confira a lista de contatos dos nossos parceiros:

Instituição FinanceiraCapitais e regiões metropolitanasOutras regiões
Banco Agibank3004 22210800 602 0022
Banco AL5 Bank0800 810 10010800 810 1001
Banco Banrisul0800 646 1515
Banco Bradesco3003 02370800 704 8383
Banco do Brasil4004 00010800 729 0722
Banco BMG4002 70070800 770 1790
Banco Cetelem4004 52800800 724 5904
Banco Daycoval0300 111 05000800 775 0500
Banco Olé3003 43240800 728 4451
Banco PAN4002 16870800 775 8686
Financeira BRB(61) 3322 1515
4002 6161
0800 61 3030

Como se antecipar aos feriados bancários?

A Febraban aconselha os clientes a sempre acompanhar os canais online de atendimento ou até mesmo os caixas automáticos, pois em ambos os meios — caixa eletrônico e internet — é possível efetuar os pagamentos mesmo em feriados bancários.

Dessa forma, também pode-se evitar idas desnecessárias às agências físicas, ponto importante em meio à pandemia da covid-19, que impõe restrição à circulação de pessoas, em especial dos idosos e integrantes dos grupos de risco do coronavírus.

Por outro lado, a Lei 7089/1983 veda a cobrança de juros por bancos e outras instituições financeiras sobre quaisquer títulos que vençam em sábados, domingos e feriados, desde que o débito seja quitado no próximo dia útil ao vencimento. Ou seja, pode-se deixar para o dia útil seguinte a quitação da sua dívida.

Desse modo, a operação será oficializada no próximo dia útil, sem juros nem multas para o consumidor, caso ele decida não fazer a operação no feriado, mesmo tendo o boleto, por exemplo, vencido neste dia.

Dicas para lembrar das contas nos feriados bancários

Mesmo podendo pagar um dia depois do feriado bancário, não tão raro, os consumidores acabam sofrendo multas por atrasos, já que acabam se esquecendo de quitar algumas dívidas nesse período; afinal, com a saída da rotina, as obrigações financeiras acabam sofrendo certos riscos.

Nesse contexto, para evitar o pagamento de multas e demais tarifas bancárias em razão do atraso no pagamento, além do período estendido, algumas dicas são capazes de ajudar para um melhor controle sobre os vencimentos de despesas bancárias. Confira:

  • Débito automático: essa é uma alternativa para quem não quer mais ter que se preocupar com o vencimento de contas e boletos. Porém, é necessário cautela para não perder o controle financeiro; bem como ficar atento e conferir se o valor debitado de fato corresponde ao esperado.
  • Contas reunidas e próximas ao pagamento: outra solução é deixar os vencimentos agendados sempre próximos da data de recebimento do salário ou benefício;
  • Recursos de informática: por meio dos aplicativos financeiros dos bancos nos quais possui conta, é possível verificar extratos, pagar contas, transferir valores eletronicamente e até mesmo programar a quitação de determinada conta ou boleto, sem precisar sair de casa.

Qual o impacto dos feriados bancários no pagamento do consignado?

Para fazer empréstimo consignado também é recomendável estar atento aos feriados bancários. Isso porque, como o valor da operação é descontado do benefício INSS ou do salário do servidor público, até que o consignado realmente seja depositado na conta, existe um trâmite para regularizar os documentos. Basicamente, é efetuada uma avaliação da proposta do tomador.

Assim que se comprova que a pessoa cumpre os requisitos para esse tipo de operação financeira, o banco em questão remete o contrato para o órgão pagador que, por sua vez, verifica as condições caso a caso.

A resposta com a liberação do consignado deve sair em até cinco dias úteis. Por essa razão, se há algum feriado bancário durante esta janela de tempo, o consumidor pode acabar demorando um pouco mais para o recebimento.

Uma forma fácil de contratar empréstimo consignado e conseguir o empréstimo com rapidez é por meio da contratação online. Pela bxblue, é possível comparar ofertas de diferentes instituições financeiras, contratar sem sair de casa e receber o valor rapidamente – no geral, em até 48 horas. Simule grátis já.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: