Feriados bancários de 2022: confira a lista completa

Saiba quais serão os feriados bancários de 2022 e veja dicas para organizar as finanças em dias sem expediente nas instituições financeiras.

feriados bancários - calendário com pin em data

Os feriados bancários são datas nas quais não há expediente nas instituições financeiras. Portanto, as pessoas que necessitem de serviços financeiros de todos os tipos podem ter sua rotina alterada em razão do fechamento de agências e da interrupção de vários procedimentos.

No caso de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, o pagamento de aposentadorias e pensões pode demorar até ser compensado. Outro exemplo de alteração de rotina é o pagamento de operações de crédito, como a liberação de valores de empréstimo consignado.

É importante ter atenção às datas também porque o pagamento de contas e boletos também pode ser comprometido em razão da indisponibilidade de alguns mecanismos.

Para evitar atrasos, multas e juros — bem como se organizar financeiramente —, confira mais detalhes sobre o funcionamento do setor financeiro durante os feriados bancários de 2022.

O que é um feriado bancário?

Os feriados bancários são períodos em que há o recesso ou suspensão das atividades bancárias decorrentes de comemorações nacionais dadas por atos civis ou religiosos. Basicamente, trata-se de dias não úteis no qual o serviço bancário pode ser interrompido, conforme disposto na Resolução 2932/2002 do Banco Central.

De acordo com a norma, desconsidera-se os dias úteis, isto é, para finalidade de operações que são realizadas dentro do mercado financeiro, os sábados, domingos e feriados nacionais. Dentre os feriados bancários pode-se destacar, por exemplo, as segundas e terças de Carnaval, o Dia de Finados e o Dia de Corpus Christi.

Nesse sentido, alguns serviços financeiros essenciais, como o pagamento de salários ou benefícios previdenciários, por exemplo, não ocorrem nessas datas, justamente porque elas são consideradas feriados em todas as instituições financeiras.

Nesse contexto, é importante também ressaltar que tais datas para pagamento podem ser alteradas nos feriados bancários de 2022. Isso porque além das agências, até mesmo os sistemas de processamento ficam interrompidos temporariamente, como é o caso das transferências eletrônicas.

Os feriados bancários podem ser classificados em três tipos diferentes: nacionais (ou seja, definidos na legislação federal); os estaduais (pertinentes a cada Estado) e os municipais.

Como saber se uma data é feriado bancário?

Para conhecer os feriados bancários, é preciso conferir a ferramenta de pesquisa elaborada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Por meio do site oficial da instituição, basta selecionar o Estado, município e o período que deseja verificar ou não a existência de feriado oficial.

Caso conste no sistema da Febraban, agências financeiras, bem como da Previdência Social, deverão estar fechadas na data informada.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como consultar feriados bancários municipais?

Conquanto os feriados bancários de âmbito nacional sejam os mais popularmente conhecidos, o mesmo não ocorre com os feriados estaduais ou municipais.

Dado que nenhuma agência bancária abre em dias não úteis, à nível municipal é preciso conferir o fechamento das operações financeiras. Assim, evita-se o risco, por exemplo, de estar em viagem em cidade diversa da que se vive e ser surpreendido pela falta de atendimento bancário em razão de um feriado local.

Confira o passo a passo a seguir:

  • acesse o site de feriados bancários da Febraban;
  • nos campos de pesquisa, informe o Estado, município e período que deseja consultar a ocorrência de feriados bancários;
  • por fim, basta clicar no botão “Consultar”, para ter acesso à lista completa de acordo com a sua cidade.

WEB STORIES: Saiba os horários de atendimento do INSS no fim do ano

Quais serão os feriados bancários 2022?

De modo geral, são 12 os feriados nacionais cujo funcionamento do serviço bancário é interrompido nas respectivas datas. Entretanto, cabe destacar que a regra vale também para os feriados de nível estadual e municipal. Portanto, é importante verificar as localidades em questão a aplicação de tais feriados.

A seguir, confira o calendário de feriados bancários do ano a nível nacional:

Calendário bancário 2022

DiaFeriado
01 de janeiroConfraternização Universal
28 de fevereiroCarnaval
01 de março Carnaval
15 de abrilPaixão de Cristo
21 de abrilTiradentes
01 de maioDia do Trabalho
16 de junhoCorpus Christi
07 de setembroIndependência do Brasil
12 de outubroNossa Sra. Aparecida
02 de novembroDia de Finados
15 de novembroProclamação da República
25 de dezembroNatal
Fonte: Febraban

Como fica o atendimento nos feriados bancários?

Por regra, o funcionamento dos serviços bancários é interrompido mediante feriado nacional.  Entretanto, em datas específicas o atendimento ao público pode ser ampliado em horário de atendimento específico, conforme indicado na norma do Banco Central.

Portanto, o expediente pode ser definido, à critério da instituição financeiras, nas seguintes datas:

  • Quarta-Feira de Cinzas;
  • Véspera de Natal.

Outro ponto relevante é que, conforme disposição das instituições bancárias, o expediente em situações especiais, tais como manifestações grevistas e outros problemas de ordem de segurança, compete às agências bancárias estabelecer seu próprio horário de expediente — haja vista a possibilidade de se colocar em risco a segurança de seus colaboradores.

Vale ressaltar que as plataformas digitais – como os aplicativos dos bancos – continuam disponíveis aos consumidores em feriados bancários, para atividades simples de transações bancárias.

A Febraban explica que usualmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Dicas para se organizar para os feriados bancários de 2022

Caso seja necessário realizar qualquer transação financeira no decorrer de feriado bancário, existem algumas alternativas que podem ser úteis para evitar atrasos e eventuais cobranças de juros e multas, por exemplo.

Sendo assim, é possível fazer transferências via Pix ou, ainda, agendar as transferências eletrônicas (TED) para o primeiro dia útil posterior ao vencimento.

No caso do Pix, este continua disponível mesmo nos feriados bancários; mas por questões de segurança, foi instituído um limite de até R$ 1 mil no horário entre 20h e 6h nas transações entre pessoas físicas.

Por se tratar de um serviço disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana, incluindo feriados nacionais, estaduais e/ou municipais, o Pix é, portanto, uma solução muito viável para o pagamento de contas neste período.

Não perca: Guia do Pix: o que é e como usar com segurança

Frisa-se, no entanto, que não são todas as empresas que já enviam boletos e contas com código Pix para pagamento por meio desta funcionalidade.

Assim, alguns mecanismos podem ser adotados para minimizar custos adicionais, bem como controlar os vencimentos de boletos, como:

  • colocar as despesas via boleto para pagamento por débito automático;
  • escolher uma data de vencimento próxima umas das outras, a fim de evitar se esquecer de pagar alguma conta;
  • utilizar os bancos digitais e demais aplicativos financeiros para pagamento de contas, bem como realizar a transferência de valores sem ter de sair de casa.

Veja ainda: 5 aplicativos financeiros para ajudar nas finanças de aposentados

Os feriados bancários afetam o pagamento de empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito disponível para determinados grupos de pessoas cuja principal característica se relaciona com as excelentes taxas de juros. Para contratá-lo, a pessoa interessada deve ter renda estável, como é o caso de beneficiários do INSS, servidores públicos ou trabalhadores de empresa privada.

Um cuidado importante, porém, é a formalização do contrato de empréstimo em feriados bancários. Considerando que o valor das parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do benefício ou salário do contratante — fato esse que permite melhores condições na linha de crédito —, o desconto depende da autorização de consignação entre o banco e o órgão pagador.

De modo geral, o prazo para que os trâmites ocorram é de até cinco dias úteis. Portanto, havendo um feriado bancário, eventualmente o prazo se estenderá por mais alguns dias. Consequentemente, a liberação do consignado tende também a atrasar.

E aqueles que têm acesso à modalidade podem contar com o empréstimo consignado de forma ainda mais rápida e segura por meio da internet. A bxblue oferece um simulador virtual no qual se pode verificar propostas de crédito em diferentes instituições financeiras, mesmo nos feriados bancários. Simule gratuitamente agora mesmo.

Para saber mais do funcionamento dos bancos, confira os contatos de algumas das principais instituições financeiras do país:

Instituição FinanceiraCapitais e Regiões MetropolitanasDemais Regiões
Agibank3004-22210800-602-0022
AL5 Bank0800-810-1001 0800-810-1001
Banrisul0800-646-1515
Bradesco3003-02370800-704-8383
Banco do Brasil4004-00010800-729-0722
BMG4002-70070800-770-1790
Cetelem4004-52800800-724-5904
Daycoval0300-111-05000800-775-0500
Olé3003-43240800-728-4451
Pan4002-16870800-775-8686
Safra(11) 3253-44550300-105-1234
Financeira BRB(61) 3222-1515 / 4002-61610800-61-3030
Fonte: bxblue/sites dos bancos

Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado