Guia da Previdência ensina finanças para aposentados e pensionistas

finanças para aposentados e pensionistas - dinheiro, carteira, idoso

Publicado em: 19/02/2021

A Secretaria de Previdência lançou um guia de finanças para aposentados e pensionistas. Com o título “Educação Financeira para Pessoas Idosas – Guia para aposentados e pensionistas do INSS”, o órgão explica princípios para o uso consciente de recursos financeiros.

O principal objetivo do guia é colaborar para evitar o endividamento de idosos. A cartilha parte da ideia de que o planejamento financeiro adequado assegura à pessoa idosa uma boa qualidade de vida.

O guia de educação financeira para aposentados e pensionistas

No total, o guia da Secretaria da Previdência está dividido em 12 seções, que abordam desde o que é educação financeira, como organizar o orçamento e a importância de poupar até como identificar golpes e fraudes.

Veja também: Como cancelar um Empréstimo Consignado INSS em caso de fraudes?

Além de dicas com ações simples para economizar – em casa, no supermercado e no transporte, por exemplo –, a cartilha também lista uma série de serviços gratuitos a que pessoas idosas podem ter direito.

Um ponto importante destacado é que diversas famílias brasileiras dependem do benefício de uma pessoa idosa como a principal ou única renda.

Segundo pesquisas, 95% das pessoas idosas aposentadas no país contribuem com a renda da casa. Por isso, prossegue o guia, é importante a colaboração de todos para o planejamento e equilíbrio do orçamento familiar.

Confira aqui a íntegra do guia “Educação Financeira para Pessoas Idosas”.

Finanças para aposentados e pensionistas endividados

O guia lista dados do Banco Central de que havia, em 2019, 4,6 milhões de consumidores superendividados (5,4% das pessoas que recorreram a algum tipo de crédito). E que o risco é maior com o aumento da idade – 7,8% da população endividada acima de 65 anos.

Por isso, o superendividamento é tema tratado pela Secretaria da Previdência no guia de finanças para aposentados e pensionistas.

As principais dicas são a importância de as pessoas idosas refletirem acerca da necessidade de compras, para evitar o consumo impulsivo; aprender a identificar situações de abuso financeiro; e analisar empréstimos antes de contratá-los.

Leia também: Veja como consultar os Empréstimos Consignados feitos em seu nome

Empréstimo consignado em auxílio das finanças para idosos

No capítulo sobre o empréstimo consignado, o guia esclarece que essa modalidade de crédito é exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos. E que é a opção mais vantajosa para todos os que precisam recorrer a crédito.

A Secretaria recomenda realizar uma ampla pesquisa, em vários bancos, e comparar condições, taxas e juros, antes de escolher o melhor empréstimo consignado.

Confira também: Empréstimo Consignado para quitar dívidas: quando é uma boa opção?

Uma das vantagens é que o empréstimo consignado pode substituir dívidas altas, como as do cheque especial e cartão de crédito, por outra que possui juros mais baixos.

O guia recorda que, para quem já tem um empréstimo ou financiamento, é possível fazer a portabilidade, mudando gratuitamente a operação para outro banco que ofereça melhores condições.  

Comparação online de empréstimo consignado

O guia da Secretaria da Previdência fornece, assim, orientações com hábitos importantes a serem incorporados às finanças para aposentados e pensionistas.

Neste ponto, é importante destacar, quando na busca por crédito, a diferença que uma pesquisa qualificada pode ter no impacto do orçamento.

Aqui na bxblue, as simulações das diferentes propostas dos bancos para a contratação de consignado permitem ao aposentado e pensionista uma noção exata do custo efetivo total (CET) de cada empréstimo.

Como um empréstimo de mesmo valor em diferentes bancos pode ter diferenças significativas (não raro, superiores a R$ 3 mil), a plataforma permite não apenas comparar e escolher um produto que já tem as menores taxas de juros do mercado, como também dá o poder de escolha ao usuário para optar pelo crédito que o atende melhor.

Aprenda dicas financeiras com a bxblue


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.