Veja como não cair em golpes de empréstimo consignado na Black Friday

golpes de empréstimo consignado na black friday - pessoa segurando cartaz de anúncio da black friday

Publicado em: 24/11/2021

Conteúdo atualizado em 01/12/21

A Black Friday no Brasil alcança as mais diversas áreas, incluindo a de operações financeiras, sendo boa oportunidade para quem quer aproveitar a época para obter crédito a menor custo. Entretanto, é preciso atenção para não ser vítima de fraudes, e isso inclui cuidado para evitar golpes de empréstimo consignado na Black Friday.

Ser vítima de fraude com alguma operação bancária pode trazer inúmeros problemas para além do prejuízo financeiro. Por isso, o melhor caminho é se informar para aprender a identificar possíveis golpes.

Para auxiliar nessa tarefa, confira as dicas e informações listadas abaixo e veja como garantir empréstimo consignado com as menores taxas na Black Friday.

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

Como identificar golpes de empréstimo consignado na Black Friday?

A Black Friday é do um dos maiores eventos comerciais do mundo e que consiste em ofertas de produtos ou serviços com descontos acima da média. Em se tratando do empréstimo consignado, a Black Friday dos Consignados, da bxblue, apresentou ofertas de crédito consignado online com as menores taxas do mercado, para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos federais. O período promocional ocorreu entre os dias 15 e 30 de novembro.

Apesar do período promocional ser uma excelente oportunidade quando promovido por empresas idôneas, a época também propicia o aumento de golpes por parte de pessoas e empresas mal intencionadas – e que, muitas vezes, se utilizam indevidamente do nome e da marca daquelas já estabelecidas no mercado.

Veja a seguir o que observar na hora de buscar e contratar crédito para fugir dos golpes de empréstimo consignado na Black Friday.

Exigência de pagamento antecipado

Cobrar taxas ou solicitar depósitos antecipados para a liberação de empréstimo consignado é prática ilegal. Diferentemente do que golpistas alegam para a prática ilícita, nenhum banco, instituição financeira ou correspondente bancário exige valores antecipados para aprovação do crédito.

Isso porque todas as despesas relacionadas a esse tipo de operação, incluindo a remuneração pelo serviço, estão incluídas no Custo Efetivo Total do empréstimo consignado.

Sendo assim, é primordial jamais realizar depósitos de quaisquer valores antecipadamente para garantir a contratação do crédito consignado. Para tanto, deve-se também priorizar a busca por ofertas em instituições cadastradas e autorizadas tanto pelo Banco Central.

Oferta de condições fora das regras legais

O crédito consignado é uma modalidade que oferece muitas vantagens para os tomadores, das quais permite-se a simulação e contratação online, taxas de juros acessíveis, maior prazo para pagamento e etc. Entretanto, todas essas vantagens estão previstas na legislação que trata do consignado, sendo também asseguradas por instituições financeiras idôneas.

Dessa forma, para aproveitar as ofertas reais, é importante ficar atento às regras da modalidade. Em síntese, quem não dispõe de margem consignável livre, não possui convênio válido (isto é, não é beneficiário do INSS, servidor público, empregado do setor privado ou militar), ou não atende a algum outro requisito previsto em lei, não pode contratar o consignado.

Logo, ofertas que afastem as exigências legais devem ser evitadas para quem não quer cair em golpes de empréstimo consignado na Black Friday.

A internet é o centro de muitas informações valiosas, especialmente quando se trata de oferta de crédito rápido e fácil. Apesar disso, existem muitas páginas falsas construídas para se passar por empresa oficial e idônea apenas com o objetivo de capturar informações pessoais e financeiras dos consumidores a fim de aplicar golpes diversos, incluindo de empréstimo consignado.

Para evitar esse tipo de ocorrência, ao acessar uma página na internet, é fundamental atentar-se para alguns requisitos de segurança, uma vez que essas informações poderão validar ou não a confiabilidade do procedimento virtual, como certificados de segurança do site, razão social da empresa, CNPJ, endereço e demais informações de contato.

Também, caso não tenha se cadastrado em sites oficiais para receber informações de crédito, desconfie de mensagens enviadas por meio eletrônico ou SMS cujos destinatários são desconhecidos ou suspeitos.

Dicas para não cair em golpes de empréstimo consignado na Black Friday

Algumas práticas podem ser adotadas como medidas preventivas para ficar longe de golpes na Black Friday. A seguir, confira alguns cuidados importantes.

Desconfie de taxas de juros irreais

Uma prática muito comum de golpistas que se aproveitam da Black Friday para aplicar golpes de empréstimo consignado é oferecer crédito com condições muito fora da prática do mercado, sobretudo em relação à taxa de juros.

De modo geral, para captar eventuais vítimas, oferece ofertas de consignado com taxas irrisórias, especialmente se comparado com a média adotada pelo mercado de consignados. Além disso, é possível também utilizar como isca os prazos fora do comum para pagar.

Sendo assim, é fundamental desconfiar desse tipo de oferta, que não condiz com a realidade do mercado de empréstimos consignados, ainda que durante a Black Friday seja possível encontrar crédito consignado mais menores taxas e outras condições especiais.

Cheque o certificado de segurança do site

Analise se determinado site apresenta uma conexão segura, pois assim poderá garantir que suas informações não serão vazadas. Ainda que a página apresente todos os elementos de segurança, tenha cuidado ao inserir dados pessoais, financeiros e demais informações sensíveis. Uma dica que poderá ajudá-lo é sempre verificar na barra de endereço se o link corresponde às informações oficiais da empresa de crédito.

Pesquise sobre a empresa

Outra forma de conhecer a empresa é pesquisando seus dados na internet, uma vez que este cuidado pode permitir dirimir boa parte dos golpes. Outra dica é verificar as mídias sociais de determinada companhia, bem como pesquisar pela experiência de compra em relação aos demais consumidores em sites como o Reclame Aqui.

Não utilize redes wi-fi compartilhadas

Acessar e realizar acordos financeiros, como a contratação de um empréstimo consignado, por meio de conexões públicas também não é uma ideia que deve ser considerada. Lembre-se que a rede compartilhada está mais suscetível a invasões hackers.

O que fazer se for vítima de golpe na Black Friday com empréstimo consignado?

Caso perceba que pode ter sido vítima de golpes de empréstimo consignado na Black Friday, o primeiro passo é fazer o registro de um Boletim de Ocorrência. Para tanto, é preciso comparecer a uma delegacia de Polícia Civil portando documentos pessoais e o extrato de empréstimos consignado, ou registrar o BO pela internet.

Outro cuidado importante é avisar a instituição financeira, bem como a instituição pagadora (INSS ou órgão empregador) sobre o ocorrido, solicitando prontamente o cancelamento da operação junto ao banco ou correspondente bancário.

Por fim, caso a vítima seja beneficiária do INSS, também é possível boquear temporariamente o benefício previdenciário para a contratação de crédito. Com esse cuidado, evita-se que outros criminosos pratiquem o mesmo crime, uma vez que o consumidor possa ter sido vítima de vazamento de dados.

E para quem não quer correr risco algum, a bxblue é o lugar ideal para aproveitar as ofertas de empréstimo consignado. Aposentados e pensionistas da Previdência Social, além dos servidores públicos federais, encontram no simulador gratuito de consignado as menores ofertas do mercado, comparam e contratam online, com conforto, rapidez e segurança.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: