Governo lança campanha para prevenir golpes financeiros contra idosos

Publicado em: 02/09/2020

O Governo acaba de lançar uma nova campanha para prevenir golpes financeiros contra idosos, em mais de seus esforços para fomentar a instrução financeira.

O número de fraudes que visam Aposentados e Pensionistas, é cada vez mais crescente. Mas com os devidos cuidados, é possível obter acesso a crédito e fazer operações financeiras sem qualquer risco – mesmo que no ambiente digital.

Saiba mais sobre a campanha e sobre e como ter serviços financeiros mais seguros.

Golpes financeiros contra idosos ainda preocupam

Foi lançada hoje (02), pelo Governo Federal em parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Banco Central, e a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), uma campanha de prevenção e combate à violência financeira e patrimonial contra a pessoa idosa.

O objetivo é informar e conscientizar sobre os golpes mais comuns, trazendo em ações complementares dicas sobre o que fazer para evitá-los.

Uma das motivações para a criação da ação, foi a ampliação do número de vítimas idosas que sofreram alguma tentativa de fraude financeira ou foram prejudicadas diretamente.

Número de ações financeiras criminosas cresce durante a pandemia

Um dado alarmante que foi relevado pela (Febraban) diz que houve um aumento de 60% a 70% nas tentativas de golpes financeiros contra idosos, durante a pandemia.

O uso dos canais digitais, neste período, fez com que os estelionatários se aproveitassem com maior frequência. Vale lembrar, no entanto, que os suspeitos costumam atuar pela internet e também no mundo offline. Então, o “problema” não se restringe apenas ao meio virtual.

Sistema financeiro brasileiro é robusto e especializado

Segundo o Presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney, os bancos fazem altos investimentos para melhorar não só a tecnologia, como a segurança dos usuários:

Os bancos investem R$ 2 bilhões por ano em segurança da informação para garantir tranquilidade e segurança a seus clientes e colaboradores e desenvolvem os mais modernos sistemas, tecnologias e ferramentas destinados a assegurar a autenticidade de transações e operações financeiras

Mas então, o que ainda faz com que essas pessoas sejam alvo destas ações?

A vulnerabilidade social, a dificuldade com meios digitais, a falta de informação ou ainda ingenuidade podem fazer com que os aproveitadores tirem alguma vantagem financeira, deste grupo.

O pedido de senhas e/ou dados pessoais e seu uso sem consentimento ou para outras finalidades ainda são muito comuns, infelizmente.

É preciso atuar para prevenir, identificar e denunciar as situações fraudulentas ou fraudes efetivadas, para evitar os danos pessoais e financeiros. Medidas conjuntas como esta só tendem a beneficiar os cidadãos.

Como se prevenir dos golpes financeiros contra idosos?

Além dos cuidados mais básicos em relação aos dados sigilosos, vale lembrar também que, nenhum banco ou colaborador da instituição está autorizado a:

  • Ligar para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
  • Mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão;
  • Ligar para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

A orientação ao receber qualquer comunicado, mensagem ou ligação suspeita é não clicar em links ou desligar o telefone. Na dúvida, vale sempre consultar o gerente da instituição financeira e buscar informações adicionais.

Outra forma de assegurar se o contato da empresa é mesmo real, é solicitar informações como CNPJ, endereço e pesquisar mais sobre a empresa.

Com os meios disponíveis atualmente, é muito fácil descobrir se a empresa existe, qual é a opinião dos outros consumidores sobre os serviços, atendimento em relação a reclamações, por exemplo.

Da mesma forma que os fraudadores utilizam a internet em busca de vítimas, os idosos, Aposentados e Pensionistas podem se utilizar deste recurso para se prevenir.

O que fazer em caso de golpe do Empréstimo Consignado?

A bxblue também acredita que informar é o melhor remédio. Inclusive esta é parte da nossa missão. Por isso, sempre trazemos notícias sobre o mercado (para evitar as chamadas fake news), além de dicas práticas sobre a contratação do empréstimo consignado e as formas seguras para concluir a operação online, mesmo sem sair de casa.

Disseminamos em todos os nossos canais oficiais informações para orientar, educar e auxiliar durante a avaliação, pedido ou efetivação da contratação.

É preciso se atentar para o fato de que, os golpistas, em geral, fazem pedidos de informações ou de documentos, assim como exigências que fogem do comum.

Se o objetivo de um empréstimo consignado, por exemplo, é conseguir dinheiro extra não há porque pagar nenhum valor antecipadamente.

Ao ser vítima de algum golpe, a orientação é procurar a instituição ou empresa e abrir um Boletim de Ocorrência (BO). No caso dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é possível ainda bloquear o benefício para operações.

Aproveite para conferir estas outras dicas essenciais para prevenir e evitar os golpes financeiros contra idosos, em especial, sobre o créditp consignado.

Contem conosco para tornar este ambiente mais transparente e cada vez mais seguro! E se quiser saber mais sobre quem somos e o que fazemos para isso leia nossa história. Conheça nossa equipe e tenha acesso aos nossos contatos aqui.


Se você é beneficiário INSS (aposentado e pensionista) e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.