Guia do IRPF 2021 para aposentados, pensionistas e servidores públicos

IRPF 2021 - receita federal, leão, declaração de imposto, imposto de renda, irpf

Publicado em: 16/03/2021

Em 2021 os contribuintes terão até 31 de maio para prestar contas à Receita Federal. Para ajudar aposentados e pensionistas do INSS e os servidores públicos, reunimos todas as informações já publicadas no blog da bxblue sobre a declaração do IRPF 2021.

Atenção: publicação em constante atualização.

Informações básicas

Para saber as principais informações para completar a declaração de IRPF 2021, quem deve declarar imposto de renda, os primeiros passos para realizar o processo e a lista da documentação necessária, então confira aqui.

Será que eu tenho isenção do IRPF 2021? Pessoas que sofrem de enfermidades graves e recebem aposentadoria, pensão ou reserva/reforma, no caso de militares, podem ser isentas. Saiba mais sobre os requisitos e como fazer para pedir a isenção.

Veja também:

Imposto de Renda Aposentados e Pensionistas INSS 2021

Imposto de Renda 2021: IRPF Servidor Público Federal (SIAPE)

Extrato do INSS para o IRPF 2021

Todos os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam apresentar também os informes de rendimentos na hora de fazer a declaração.

E, por isso, é preciso saber como emitir o extrato INSS IRPF 2021. Confira os passos para obter o seu extrato.

E neste post aqui contamos como consultar o informe de rendimentos tanto para INSS quanto para SIGEPE.

Veja como fazer a transmissão da declaração do IRPF 2021

Preparamos um material especial com o passo a passo para transmitir a sua declaração. Se você ainda não sabe como baixar ou instalar o Programa ou aplicativo para a transmissão da declaração, este post é para você.

O empréstimo consignado na declaração do imposto de renda

O consignado deve ser declarado à Receita? A resposta é sim, caso o seu empréstimo seja acima de R$ 5 mil. Veja as regras para a declaração do consignado em 2021.

Como emitir o extrato do consignado para o imposto de renda 2021? Aposentados e pensionistas do INSS, assim como servidores públicos e trabalhadores privados, vão precisar do extrato do consignado para informar a dívida do empréstimo e os valores recebidos ao longo do ano. Descubra como emitir o seu.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: