Qual o horário de funcionamento do INSS?

Saiba em detalhes os horários de funcionamento do INSS nos diferentes canais disponíveis para atendimento de beneficiários e segurados.

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O horário de funcionamento do INSS é, em termos simples, variável de acordo com uma série de regras previstas pela nova portaria que trata sobre o período de trabalho dos servidores da Previdência Social, bem como dos horários de atendimento das agências e dos demais canais de atendimento.

Portanto, se você tem dúvidas sobre qual o melhor horário para solucionar pendências que envolvam a autarquia, acompanhe, abaixo, os principais canais de atendimento para o público, bem como seus respectivos horários.

Horário de funcionamento do INSS

O horário de atendimento do INSS ao público é definido conforme diretrizes estabelecidas na Portaria nº 1.347/2021. Dentre outras informações, o documento define o período de atendimento das APS (Agências de Previdência Social) — que normalmente ocorre entre as 7h e 14h, podendo variar de acordo com algumas particularidades de cada unidade.

Segundo informações do próprio Instituto, as agências do INSS têm funcionado na mesma faixa de horários. Porém, o estabelecimento de uma nova portaria se fez necessário para que os servidores do INSS pudessem organizar sua rotina de trabalho, de modo que os demais procedimentos do órgão não ficassem prejudicados (análises, verificações e etc).

Vale lembrar que compete ao agente previdenciário fazer diversas análises documentais relacionadas a solicitação dos beneficiários. Em média, ¼ de todos os atendimentos dependem desse tipo de verificação.

Por outro lado, a distribuição de tarefas, no que concerne ao horário de funcionamento das agências, é feita conforme critérios do Superintendente-Regional das unidades — observando, é claro, o horário de trabalho dos servidores, dentre outros aspectos, tais como fuso-horário e condições do clima da região.

Por fim, destaca-se também que no caso de agências que não dispõem de instrumentos técnicos, ferramentas, pessoal qualificado ou logística para atender as recomendações estabelecidas para o horário de funcionamento das APS, poderão, conforme necessidade, estabelecer horários incomuns.

Como são definidos os horários de atendimento INSS?

Não tão raro, os atendimentos ao público nas agências do INSS normalmente ocorrem no período da manhã. Porém, no caso das agências que realizam atendimentos periciais no período vespertino, o atendimento administrativo pode ser interrompido a partir das 14h. Isso, pois, a partir deste horário, os servidores podem dedicar-se exclusivamente ao suporte de perícia médica.

Além disso, em observância à carga horária dos agentes previdenciários, mediante a necessidade de extensão do expediente dos servidores do Instituto, pode-se abrir, em caráter excepcional, novas opções de atendimentos, sobretudo em dias não úteis.

Contudo, é válido lembrar que a disponibilidade dos canais de atendimento à distância, como via Central 135, cada vez mais possibilita o menor volume de atendimentos presenciais.

O que acontece quando o horário de atendimento se encerra?

De modo geral, quando se encerra o horário de funcionamento das agências para o atendimento ao público — durante o atendimento de segurados que já estão nas agências —, este deve prosseguir normalmente até que todos sejam atendidos.

Tal regra aplica-se para quaisquer agências físicas ou flutuantes — que nada mais são do que aquelas que atendem segurados especiais, ou seja, trabalhadores rurais, comunidades quilombolas, muitas vezes, em estações móveis montadas em embarcações.

Além disso, nenhuma agência está autorizada a fechar suas portas durante o expediente. No entanto, há exceções para situações específicas, principalmente quando a integridade física dos servidores e demais usuários estiverem em risco. Nesse sentido, os casos mais comuns são em decorrência de situações de emergências climáticas.

IMPORTANTE: os horários de funcionamento das agências devem ser divulgados de forma clara e acessível para o público geral. Assim, conforme preconiza a norma, todas as APS devem fixar, dentro de suas dependências — e em áreas mais movimentadas —, os períodos de atendimento de cada agência.

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Como saber o horário de funcionamento das agências do INSS?

Via de regra, todo atendimento presencial nas APS é realizado conforme agendamento prévio. Para tanto, o cidadão pode agendar os serviços desejados tanto por meio do próprio site Meu INSS, quanto via aplicativo Meu INSS ou na Central Telefônica do INSS 135. Excepcionalmente, em caso de indisponibilidade para agendar remotamente, as agências podem fazer o agendamento.

Portanto, os segurados que precisam dirigir-se até uma agência física do INSS podem agendar na unidade mais próxima de casa. Sendo assim, para encontrar os endereços, bem como conferir a disponibilidade dos horários de atendimento, basta acessar o site do Meu INSS, selecionar a opção “Encontre uma agência”, disponível no menu de serviços no rodapé da página:

Imagem: Reprodução | Site do Meu INSS

Em seguida, o próximo passo é informar o CEP ou endereço para que a ferramenta faça uma busca com base nas informações geográficas inseridas no sistema. Por fim, basta clicar em “Pesquisar” para encontrar as agências mais próximas e os seus horários de atendimento:

Imagem: Reprodução | Site do Meu INSS

Qual o horário de funcionamento da Central Telefônica do INSS?

O INSS disponibiliza, por meio do telefone, um canal de atendimento completo para diversos tipos de solicitações. Para tanto, a pessoa deve ligar para o número 135, disponível das 7h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado. Lembrando que neste caso, o atendimento é humanizado. Para atendimento eletrônico, a Central Telefônica funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Lembrando que a ligação pode ser feita tanto por aparelhos fixos ou utilizando telefones públicos. Nestes canais, o serviço é totalmente gratuito. Porém, se preferir, o segurado também pode utilizar um telefone móvel, mas, neste caso, aplica-se a cobrança referente a tarifa de uma ligação local.

Ademais, é importante atentar-se para o horário de funcionamento da central durante feriados nacionais. Isso porque, em datas especiais, os horários de atendimento humanizado são diferenciados. Durante a véspera do Ano Novo, por exemplo, a central pode funcionar em turno reduzido, enquanto no 1º dia do ano tende a não funcionar.

Qual o horário de funcionamento do site do INSS?

O site Meu INSS é um portal criado para que o cidadão possa acessar diversos serviços disponíveis nas agências físicas do INSS, porém, neste caso, em uma versão digital. Com isso, não é preciso se deslocar até uma APS para atendimento, já que diversas situações podem ser resolvidas remotamente, pelo computador.

Atualmente, existem mais de 90 serviços disponíveis por meio da plataforma digital do INSS. Com isso, os usuários não precisam perder tempo aguardando em longas filas da Previdência Social. Dentre as consultas e solicitações mais comuns pelo site do INSS, o cidadão pode:

A principal vantagem, neste caso, é que a Central de Serviços Digitais do INSS está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Afinal, trata-se de uma plataforma online. Assim, independentemente do dia ou horário, o segurado poderá fazer sua solicitação normalmente, exceto quando o sistema estiver temporariamente fora do ar.

Qual o horário de funcionamento do app Meu INSS?

Tal como ocorre com a versão para web, o Meu INSS também disponibiliza um canal de atendimento virtual por aplicativo. Disponível nas lojas da Google Play e App Store, respectivamente para smartphones com sistema Android ou iOS, o app fornece os mesmos acessos que a versão para web. Sendo assim, o cidadão tem a sua disposição mais de 90 serviços gratuitos, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Qual o horário de funcionamento da assistente virtual Helô?

Conhecida como Helô, a Assistente Virtual do INSS é uma plataforma de inteligência artificial disponível no site do Meu INSS que também oferece uma série de atendimentos eletrônicos. Por meio deste robô, o usuário pode solicitar informações, tirar dúvidas ou, ainda, falar com um atendente.

De modo geral, para acessar a Helô, o interessado deve utilizar o site ou app Meu INSS. A principal vantagem é que o sistema também está disponível 24 horas por dia e é disponibilizado gratuitamente para aposentados e pensionistas da Previdência Social e demais cidadãos comuns.

Por outro lado, para aproveitar todas as funcionalidades do atendimento virtual, alguns serviços são protegidos com senha. Assim, o interessado deve fazer login em sua conta para ter acesso aos serviços autenticados.

Como é o horário de funcionamento do INSS em feriados?

Em resumo, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social de todo o país têm seu cronograma de funcionamento afetado em decorrência de feriados nacionais. No entanto, o horário de atendimento, neste período, é variável de acordo com cada unidade — e também, do tipo de feriado.

Sendo assim, o mais importante é verificar com a própria agência como cada uma delas irá funcionar. Lembrando que, em geral, os segurados que possuem serviço agendado em datas que coincidem com o fechamento das agências podem ter seu atendimento remarcado automaticamente pela APS.

Outras situações que podem alterar o horário de funcionamento do INSS

Para além dos feriados e pontos facultativos de servidores, as agências do INSS também podem ter mudanças no atendimento em razão de fatores externos e imprevisíveis. É o caso, por exemplo, de ocorrência de greve dos servidores públicos ou desastres climáticos que podem afetar a abertura das agências.

A recomendação, assim, é sempre checar previamente pelos canais eletrônicos antes de se dirigir a uma agência para atendimento presencial.


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Redação BX Blue

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