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Quais serão os horários de atendimento do INSS, durante a pandemia?

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Ainda em função de medidas contingenciais, as Agências da Previdência Social deverão ser reabertas, a partir de segunda-feira (14), de forma gradativa. Os segurados devem respeitar os agendamentos e os novos horários de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), durante a pandemia.

Só serão atendidos os casos agendados, por isso é preciso ficar atento. Saiba mais sobre as atividades que estarão disponíveis e outras informações úteis.

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Horários de atendimento do INSS

Como ficaram os horários de atendimento do INSS agora?

Mesmo com agências abertas, os horários de atendimento do INSS serão reduzidos para evitar a aglomeração de pessoas.

O atendimento ficará restrito das 7h às 13 horas e somente em dias úteis (como sempre foi). Ou seja, o plantão de atendimento presencial não estará ainda em 100% de sua lotação máxima.

O INSS conta atualmente com 1.525 agências. Destas, cerca de 500 já passaram pelas readequações sanitárias necessárias para a reabertura. Os locais indicados serão ainda vistoriados por uma comissão de médicos peritos da Subsecretaria de Perícia Médica Federal.

O objetivo, é garantir que os espaços tenham as condições mínimas exigidas para que os peritos possam desempenhar suas atividades sem risco a sua saúde ou dos visitantes.

Segundo o próprio Instituto, estão sendo levadas em consideração as características de cada agência. Neste caso, informações como o perfil do quadro de servidores, volume de atendimentos realizados por dia, além da capacidade física dos próprios locais constam neste planejamento de retomada dos serviços.

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Serviços devem ser agendados

Vale lembrar ainda que os cidadãos e segurados do INSS só serão atendidos com data e horário marcado. Os casos serão priorizados, conforme o tipo de serviço e agendamento prévio feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Leia também: Como funciona o agendamento no INSS? Agende os serviços online

O agendamento dos serviços é gratuito e pode ser realizado tanto por quem já tem um benefício emitido, quanto por quem quer dar entrada no processo da aposentadoria, por exemplo.

O atendimento presencial estará disponível, neste momento, para:

IMPORTANTE: aqueles que comparecerem a uma das agências e, independentemente dos novos horários de atendimento do INSS, mas que não estiverem com data e horário agendados, não serão atendidos.

Unidades de atendimento

A lista dos endereços das unidades das Agências da Previdência Social que vão funcionar durante a pandemia, será divulgada em breve.

Na dúvida, o solicitante deve conferir o endereço e horários de atendimento no momento do agendamento online.

Leia também: INSS lança portal COVID para cidadãos acompanharem reabertura das agências

Geralmente, é indicada a unidade mais próxima do endereço de localização, mas pode haver um remanejamento em função da nova distribuição.

Horários de atendimento do INSS pós-pandemia

Com a normalização dos casos e da situação sanitária atual, as agências devem passar a voltar, pouco a pouco, aos cronogramas e agendas convencionais.

Não há como prever agora por quanto tempo os horários de atendimento do INSS ainda ficarão limitados. É preciso aguardar, portanto, novas comunicações oficiais sobre o reestabelecimento dos atendimentos presenciais.

Atendimento remoto é alternativa mais prática e rápida

Os canais digitais Meu INSS e a Central de atendimento 135 são meios de atendimento permanentes para os serviços remotos e uma opção mais fácil, rápida e segura para serviços tidos como essenciais.

Mesmo com as agências fechadas e o consequente adiamento da abertura desde março, os mais de 90 serviços atuais e hoje disponíveis online, sempre puderem ser acessados de forma gratuita.

Além de agendar os serviços presenciais pelos canais digitais do INSS, aposentados e pensionistas podem:

Para isso, é preciso ter um login único no portal do Governo. O cadastro também pode ser concluído online, em poucos passos.

Leia também: Login no Meu INSS: passo a passo detalhado de como acessar online

Depois de criar a conta, o usuário pode utilizar todas as conveniências do site ou do aplicativo Meu INSS, 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. O autosserviço ocorre em tempo real e é ininterrupto.

Além disso, mais uma vantagem é que o sistema dificilmente fica sobrecarregado. Dessa forma, todos aqueles que precisarem acessar os serviços do INSS, devem dar preferência para os canais digitais.

Entrega Expressa

Outra facilidade colocada a disposição dos cidadãos é a Exigência Expressa. O modelo criado permite que documentos sejam entregues em agências pré-determinadas, como se fosse um “drive-thru”.

A ideia é dar mais uma opção para quem, por ventura, não conseguiu anexar os documentos comprobatórios solicitados pela internet.

A não apresentação de documentos pessoais ou trabalhistas, assim como a falta de cumprimento de qualquer pré-requisito pode levar ao indeferimento do pedido do benefício.


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