Quais serão os horários de atendimento do INSS, durante a pandemia?

Publicado em: 10/09/2020

Ainda em função de medidas contingenciais, as Agências da Previdência Social deverão ser reabertas, a partir de segunda-feira (14), de forma gradativa. Os segurados devem respeitar os agendamentos e os novos horários de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), durante a pandemia.

Só serão atendidos os casos agendados, por isso é preciso ficar atento. Saiba mais sobre as atividades que estarão disponíveis e outras informações úteis.

Horários de atendimento do INSS

Como ficaram os horários de atendimento do INSS agora?

Mesmo com agências abertas, os horários de atendimento do INSS serão reduzidos para evitar a aglomeração de pessoas.

O atendimento ficará restrito das 7h às 13 horas e somente em dias úteis (como sempre foi). Ou seja, o plantão de atendimento presencial não estará ainda em 100% de sua lotação máxima.

O INSS conta atualmente com 1.525 agências. Destas, cerca de 500 já passaram pelas readequações sanitárias necessárias para a reabertura. Os locais indicados serão ainda vistoriados por uma comissão de médicos peritos da Subsecretaria de Perícia Médica Federal.

O objetivo, é garantir que os espaços tenham as condições mínimas exigidas para que os peritos possam desempenhar suas atividades sem risco a sua saúde ou dos visitantes.

Segundo o próprio Instituto, estão sendo levadas em consideração as características de cada agência. Neste caso, informações como o perfil do quadro de Servidores, volume de atendimentos realizados por dia, além da capacidade física dos próprios locais constam neste planejamento de retomada dos serviços.

Serviços devem ser agendados

Vale lembrar ainda que os cidadãos e segurados do INSS só serão atendidos com data e horário marcado. Os casos serão priorizados, conforme o tipo de serviço e agendamento prévio feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Leia também: Como funciona o agendamento no INSS? Agende os serviços online

O agendamento dos serviços é gratuito e pode ser realizado tanto por quem já tem um benefício emitido, quanto por quem quer dar entrada no processo da aposentadoria, por exemplo.

O atendimento presencial estará disponível, neste momento, para:

IMPORTANTE: aqueles que comparecerem a uma das agências e, independentemente dos novos horários de atendimento do INSS, mas que não estiverem com data e horário agendados, não serão atendidos.

Unidades de atendimento

A lista dos endereços das unidades das Agências da Previdência Social que vão funcionar durante a pandemia, será divulgada em breve.

Na dúvida, o solicitante deve conferir o endereço e horários de atendimento no momento do agendamento online.

Leia também: INSS lança portal COVID para cidadãos acompanharem reabertura das agências

Geralmente, é indicada a unidade mais próxima do endereço de localização, mas pode haver um remanejamento em função da nova distribuição.

Horários de atendimento do INSS pós-pandemia

Com a normalização dos casos e da situação sanitária atual, as agências devem passar a voltar, pouco a pouco, aos cronogramas e agendas convencionais.

Não há como prever agora por quanto tempo os horários de atendimento do INSS ainda ficarão limitados. É preciso aguardar, portanto, novas comunicações oficiais sobre o reestabelecimento dos atendimentos presenciais.

Atendimento remoto é alternativa mais prática e rápida

Os canais digitais Meu INSS e a Central de atendimento 135 são meios de atendimento permanentes para os serviços remotos e uma opção mais fácil, rápida e segura para serviços tidos como essenciais.

Mesmo com as agências fechadas e o consequente adiamento da abertura desde março, os mais de 90 serviços atuais e hoje disponíveis online, sempre puderem ser acessados de forma gratuita.

Além de agendar os serviços presenciais pelos canais digitais do INSS, Aposentados e Pensionistas podem:

Para isso, é preciso ter um login único no portal do Governo. O cadastro também pode ser concluído online, em poucos passos.

Leia também: Login no Meu INSS: passo a passo detalhado de como acessar online

Depois de criar a conta, o usuário pode utilizar todas as conveniências do site ou do aplicativo Meu INSS, 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. O autosserviço ocorre em tempo real e é ininterrupto.

Além disso, mais uma vantagem é que o sistema dificilmente fica sobrecarregado. Dessa forma, todos aqueles que precisarem acessar os serviços do INSS, devem dar preferência para os canais digitais.

Entrega Expressa

Outra facilidade colocada a disposição dos cidadãos é a Exigência Expressa. O modelo criado permite que documentos sejam entregues em agências pré-determinadas, como se fosse um “drive-thru”.

A ideia é dar mais uma opção para quem, por ventura, não conseguiu anexar os documentos comprobatórios solicitados pela internet.

A não apresentação de documentos pessoais ou trabalhistas, assim como a falta de cumprimento de qualquer pré-requisito pode levar ao indeferimento do pedido do benefício.


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