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O que é o ImpactaGov? Conheça a iniciativa voltada aos servidores

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O ImpactaGov ou Escritório para Aprendizagem de Alto Impacto é um programa do governo lançado para ajudar funcionários públicos no desenvolvimento de pessoas e profissionais.

Lançado em 16 de março de 2021 em um esforço que envolve diversos órgãos nacionais e internacionais, o programa consiste em uma ação conjunta entre o Ministério da Economia e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Participam também da criação do ImpactaGov a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). E ainda participam do programa a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) e o Banco Central do Brasil (BC). A seguir, conheça mais sobre as finalidades do ImpactaGov.

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ImpactaGov

O governo federal, por meio do Decreto 9.991/2019, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), regulamentando dispositivos da Lei 8.112/1990 (estatuto do servidor público federal), quanto a licenças e afastamentos.

O decreto fez alterações quanto a regras de concessão de licenças e afastamentos para servidores e determinou novas orientações aos gestores para elaboração de ações de desenvolvimento, visando ao aprimoramento da gestão pública, considerando as boas práticas do mercado de trabalho.

É no contexto da PNDP que foi criado o ImpactaGov, um programa que tem sido pensado e desenvolvido nos últimos anos visando avanços direcionados para transformações profundas na forma como se pensa a educação, capacitação e treinamento de profissionais da Administração Pública.

Por meio do projeto, os órgãos, entidades e servidores poderão ser ouvidos em suas demandas, além de poderem promover mudanças reais nos aparatos administrativos de instituições públicas.

Desta forma, o próprio nome do projeto dá o tom para o que ele se propõe. Como já destacado, o ImpactaGov é um Escritório de Aprendizagem de Alto Impacto que, por seu caráter abrangente com a participação de diversas instituições, busca causar mudanças profundas na máquina pública.

Objetivo

Os objetivos do ImpactaGov são diretos e visam um melhor funcionamento das políticas públicas. Isso quer dizer que o foco está na formação de pessoas que possam desempenhar esses papéis de liderança e desenvolvimento.

Busca-se também indivíduos que possam contribuir para a Administração Pública com criatividade e projetos que sejam direcionados ao desenvolvimento coletivo. Assim, o projeto adquire um caráter multidisciplinar.

Além disso, o programa busca uma aproximação entre o planejamento de políticas públicas com os servidores e trabalhadores de órgãos públicos. A valorização desses profissionais, por sua vez, pode impactar positivamente na pesquisa e análise do público alvo dessas ações — que em geral se trata de toda a sociedade brasileira.

Além disso, ImpactaGov tem uma finalidade mais ampla do que se imagina em um primeiro olhar. Afinal, os desdobramentos de suas ações têm o poder de gerar consequências positivas em um amplo espectro, uma vez que indivíduo poderá ter suas ideias e interesses ouvidos e analisados em relação a projetos futuros.

Quem pode participar do ImpactaGov

O ImpactaGov é um projeto multidisciplinar que procura envolver servidores públicos federais das mais diversas áreas. A ideia é a criação de um time volante, ou seja, um grupo de pessoas em constante mobilidade que possa atender as demandas do programa.

Os projetos criados e desenvolvidos pelo ImpactaGov não precisarão passar por procedimentos burocráticos como análises em cessões públicas, ou procedimentos de requisição ou movimentação dos recursos.

Todas as atividades devem ser desenvolvidas em conjunto com a carga horária laboral dos envolvidos, ou seja, dentro de horários que sejam compatíveis com os serviços já realizados por cada um de seus membros.

Todos os órgãos e funcionários públicos da federação podem participar do programa e a seleção desses profissionais é feita por meio de editais de contratação. São três projetos e cada um conta com seu edital: Projeto Vitae; Bússola Normativa e DesEnvolve.

De acordo com o próprio coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas da SGP, os profissionais escolhidos são aqueles que alcançam excelência em suas respectivas áreas e organizações.

A hierarquia do programa consiste em um Líder do Escritório mais um Consultor PNDP. São três projetos, sendo que para cada projeto há um Líder de Projeto e um Líder de Projeto Adjunto, além dos Técnicos Volantes. Criado com a intenção de ser plural, o programa conta com profissionais de todas as regiões do país.

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Projetos do ImpactaGov

Os projetos do Programa ImpactaGov são divididos nas seguintes categorias prioritárias:

  • Bussola Normativa;
  • DesEnvolve; e
  • Vitae.

Cada um desses projetos conta com um objetivo diferente, mas que converge para aquele mais geral que é a boa formação de pessoas. Ademais, os projetos desenvolvidos levam em consideração o órgão para o qual ele está sendo pensado, além de buscar respeitar as peculiaridades das regiões nos quais eles estarão atuando, além de passar pela análise dos próprios agentes.

Como funcionará cada projeto?

Como dito anteriormente, cada projeto conta com seus líderes e técnicos que se encarregarão de trabalhar junto com os órgãos públicos no desenvolvimento de estratégias para a melhoria dos serviços.

  • Bússola Normativa: trabalha essencialmente na compilação de dados, indicadores e informações que possam servir no desenvolvimento de estratégias. Seu objetivo é entregar aos órgãos públicos instrumentos que possam analisar dados para a PNDP.
  • DesEnvolve: ligado diretamente aos aspectos mais práticos do ImpactaGov, o DesEnvolve promove o desenvolvimento e entrega de programas de capacitação de pessoas, levando em consideração também o desenvolvimento pessoal das mesmas.
  • Vitae: busca um envolvimento maior com as mídias eletrônicas e o acesso a informação por meio de aplicativos para celular e sistemas para web, de forma a promover uma maior facilidade no acesso aos benefícios do programa. Desta forma, as soluções do programa ficam mais acessíveis a todos.

ImpactaGov: novos integrantes e líderes

O período previsto para a atuação do programa é de dois anos. A finalização do atual juntamente à entrega de projetos a serem utilizados está marcada para o final de 2022 e começo de 2023.

A liderança do programa está nas mãos de Tatiana Neves, monitora do PNDP do Ministério da Economia. O consultor do programa será Brayam Rodrigues, que atua como consultor de Inovação em Gestão de pessoas também do Ministério da Economia.

Além desses dois, o programa também conta com um líder de projeto, ou seja, três pessoas altamente qualificadas que ficarão responsáveis por cada um dos três segmentos; além de três servidores cada projeto a serem escolhidos de acordo com deliberações de um processo seletivo.

Em relação à carga horária, foi divulgado pelo site oficial do ImpactaGov que não haverá conflito de horas entre os serviços prestados pelos servidores nas atribuições de suas tarefas e as horas despendidas no programa.

Assim, foi feito um cronograma que prevê que os líderes de cada projeto deverão trabalhar nele durante dezesseis horas semanais. Os servidores que também são escolhidos em números de três deverão passar oito horas no desenvolvimento dos projetos.


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