Informe de Rendimentos para IR 2020 liberados no Meu INSS e SIGEPE

O Informe de Rendimentos para IR, do INSS e do SIGEPE, já pode ser consultado e impresso. O documento deve ser utilizado para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020.

A transmissão pode ser realizada a partir do dia 02 de março e estará disponível até 30 de abril. Saiba como emitir o informe pelo Meu INSS e SIGEPE, sem sair de casa, pelo computador ou smartphone.

Informe de Rendimentos para IR 2020 – INSS

Como faço para pegar o informe de rendimentos do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou o informe de rendimentos para IR, também conhecido como extrato para Imposto de Renda, ano-base 2019 recentemente.

Assim, Aposentados e Pensionistas podem emitir o documento online, em poucos passos, por meio do Meu INSS. A plataforma pode ser acessada online pelo site Meu INSS ou pelo Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Para isso, é necessário ter um login e senha cadastrados previamente. Se ainda não tiver, o usuário pode fazer o cadastro online. A liberação é imediata, após validação e confirmação de algumas informações pessoais, para autenticação do segurado.

Leia também: O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Ao acessar o sistema mediante informação da senha pessoal, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, na página inicial e emitir o documento. O acesso é gratuito e ilimitado, portanto, o Aposentado e Pensionista pode consultar o documento quantas vezes necessitar.

Além do Informe de Rendimentos para IR do ano atual (a declaração do IR 2020 tem como calendário ano-base 2019), mas também é possível consultar o informe de anos anteriores.

Leia tambémComo emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda 2020?

Outra opção recentemente divulgada pelo INSS é por meio da nova página da Previdência Social, onde é possível obter o documento sem a necessidade de informar nenhuma senha. Entretanto, é preciso ter os dados pessoais em mãos como número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

Os bancos parceiros (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi) também disponibilizam o documento.

Caso não queria acessar online, o segurado pode ir até uma agência do INSS. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, dentro do horário de atendimento de cada unidade e apenas em dias úteis. Outra ressalva é a de que, para garantir o atendimento presencial é necessário fazer o agendamento do serviço.

O agendamento pode ser realizado pelo Meu INSS, na opção “Novo Requerimento/Agendamento” ou pela Central de Atendimento 135, pelo telefone.

Leia também: Atendimento presencial no INSS será suspenso temporariamente

Na data confirmada, basta comparecer ao local selecionado e apresentar um documento com foto. O atendente disponibilizará o Informe impresso. O documento deve ser arquivado para futuras consultas, para facilitar o processo.

Informe de Rendimentos para IR 2020 – SIGEPE

Sou Servidor Público, como tirar o extrato da Declaração do Imposto de Renda?

Os Servidores Públicos Federais (SIAPE) que tem a folha de pagamento emitida pelo Governo Federal, também já podem acessar gratuitamente o Informe de Rendimentos para IR.

Um ponto em comum com os segurados do INSS é que, os Servidores também contam com um sistema online próprio para essa consulta. O Informe de Rendimentos do IR 2020 pode ser consultado e/ou emitido pelo SIGEPE.

Leia também: Como emitir o Informe de Rendimentos para o IR 2020 pelo SIGEPE?

Cada Servidor conta com uma senha única para entrar no sistema. O login é realizado pelo SIGAC, por meio do CPF e senha também previamente cadastrados. Para o acesso, existem atualmente duas opções: pelo site do SIGEPE (login pelo SIGAC ou Portal do Servidor) ou aplicativo SIGEPE, para Android ou iOS.

Outros Informes de Rendimentos

O Informe de Rendimentos é um demonstrativo que traz informações sobre os valores recebidos e debitados. Isso vale também para os contribuintes INSS, quanto para os Servidores Públicos ou empregados de empresas privadas. Assim, os empregadores são responsáveis por emitir e disponibilizar o documento.

Entretanto, caso o indivíduo tenha mais de uma conta bancária ou conta de investimentos também deve solicitar o Informe de Rendimentos ao banco ou gestora financeira.

Os empregadores, empresas ou bancos têm até o dia 28 de fevereiro para disponibilizar o informe aos empregados ou clientes.

Esse prazo é determinado para agilizar o acesso às informações necessárias para fazer a declaração do IR 2020. Caso o titular não receba, é recomendável entrar em contato para fazer a solicitação.

Importante: quem tem um ou mais empréstimos consignados também deve  incluir esta informação na declaração. A regra vale para os novos empréstimos, empréstimos vigentes ou quitados em 2019.

Leia tambémComo fazer a declaração do Empréstimo Consignado no IR 2020?

Viu? Emitir o extrato INSS ou o Informe de Rendimentos do SIGEPE é muito fácil. Emita o seu agora mesmo e não deixe para a última hora! Fique em dia com a Receita Federal e com o leão!

Continue acompanhando as publicações da bxblue, para ficar bem informado sobre as notícias do Imposto de Renda 2020.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de