O informe de rendimentos para IRPF 2021 INSS e SIGEPE estão liberados

Publicado em: 24/02/2020

O informe de rendimentos para IRPF do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do SIGEPE Servidor e Pensionista, já pode ser consultado online e impresso. O documento deve ser utilizado para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021.

A transmissão pode ser realizada a partir e hoje e estará disponível até 30 de abril. Saiba como emitir o documento pelo Meu INSS e SIGEPE, sem sair de casa, pelo computador ou smartphone.

Informe de rendimentos para IRPF 2021 – INSS

Como faço para pegar o informe de rendimentos do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social já liberou o informe de rendimentos para IRPF, também conhecido como Extrato para Imposto de Renda, ano-base 2020, recentemente.

Atualmente, os segurados podem consultar online de duas formas:

1 – Meu INSS

Assim, aposentados e pensionistas podem emitir a via digital do comprovante de rendimentos INSS, em poucos passos, por meio do Meu INSS.

O comprovante de rendimentos INSS está disponível na opção da tela inicial “Extrato IR”. Para chegar nesta parte é preciso logar na conta – uma vez que o serviço é autenticado.

A plataforma pode ser acessada na internet pelo site Meu INSS ou pelo Aplicativo Meu INSS (nas versões para sistemas operacionais Android e iOS).

Para isso, é necessário ter um login e senha cadastrados previamente. Se ainda não tiver, o usuário pode fazer o cadastro online. A liberação é imediata, após validação e confirmação de algumas informações pessoais, para autenticação do segurado.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

O acesso é gratuito e ilimitado, portanto, o aposentado e pensionista pode consultar quando necessário, sempre que precisar.

Além do informe de rendimentos para IRPF do ano atual (a declaração do IR 2021 tem como calendário ano-base 2020), mas também é possível pesquisar pelo relatório de anos anteriores.

Previdência Social

Outra opção recentemente divulgada pelo INSS é por meio da nova página da Previdência Social, onde é possível obter o documento sem a necessidade de informar nenhuma senha.

Entretanto, é preciso ter os dados pessoais em mãos como número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

Leia tambémComo emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda 2021?

Vale lembrar ainda que os bancos parceiros (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi) também disponibilizam o relatório detalhado aos correntistas.

2 – Atendimento presencial

Caso não queria acessar online, o segurado pode ir até uma agência do INSS. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, em horário comercial e apenas em dias úteis.

Para garantir o atendimento presencial é necessário fazer o agendamento do serviço.

Como agendar: o agendamento pode ser realizado pelo Meu INSS, na opção “Novo Requerimento/Agendamento” ou pela Central de Atendimento 135, pelo telefone.

O que apresentar: na data confirmada, basta comparecer ao local selecionado e apresentar um documento com foto.

O atendente disponibilizará o documento impresso. O documento deve ser arquivado para futuras consultas, para facilitar o processo.

IMPORTANTE: vale lembrar que no momento todas as agências do INSS estão com atendimento reduzido pelas restrições de combate ao Covid-19.

Informe de rendimentos para IRPF 2021 – SIGEPE

Sou Servidor Público, como tirar o extrato para a Declaração do Imposto de Renda?

Os servidores públicos federais (SIAPE) que tem a folha de pagamento emitida pelo Governo Federal ou GDF, também já podem acessar gratuitamente o informe de rendimentos para IRPF.

O comprovantes de rendimentos do IRPF 2021 dos servidores federais pode ser consultado e/ou emitido pelo SIGEPE Servidor e Pensionista.

A consulta é gratuida e o login é realizado pelo SIGAC, por meio do CPF e senha previamente cadastrada.

Para o acesso, existem atualmente duas opções: pelo site do SIGEPE (login pelo SIGAC ou Portal do Servidor) ou aplicativo SIGEPE, para Android ou iOS.

Outros Informes de Rendimentos

O informe de rendimentos é um demonstrativo que traz informações sobre os valores tributados e não tributados recebido.

Toda movimentação financeira e/ou de bens que altere o valor patrimonial de um ano para o outro deve ser declarado, nas respectivas fichas.

As fontes pagadoras (INSS, órgãos públicos ou empregadores no caso dos profissionais de empresas privadas), assim como as instituições financeiras ou gestoras de investimento devem disponibilizar o relatório.

A disponibilização e/ou envio pode ocorrer por meio eletrônico (e-mail, via plataforma ou aplicativo) ou pelos Correios, embora hoje em dia seja menos comum.

Quando sai o informe de rendimentos para o IR 2021?

Cada CNPJ emissor irá gerar um relatório específico. Os empregadores, empresas ou bancos têm até o dia 26 de fevereiro para disponibilizar o informe aos empregados ou clientes.

Leia tambémAposentados e servidores: confiram os prazos do Imposto de Renda 2021

Esse prazo é determinado para agilizar o acesso às informações necessárias para fazer a declaração do IR 2021. Caso o contribuinte não receba, é recomendável entrar em contato para fazer a solicitação.

IMPORTANTE: quem tem um ou mais empréstimos consignados também deve  incluir esta informação na declaração. A regra vale para os novos empréstimos, empréstimos vigentes ou quitados em 2020.

Leia tambémComo fazer a declaração do Empréstimo Consignado no IR 2021?

Viu? Emitir o extrato IRPF do INSS ou o informe de rendimentos do SIGEPE é muito fácil. Emita o seu agora mesmo e não deixe para a última hora. Fique em dia com a Receita Federal e com o leão!


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.