Itaú Consignado: como funciona o Empréstimo Consignado no banco Itaú?

Publicado em: 23/02/2021

Ideal para quem precisa de dinheiro extra e, independentemente do motivo, o Itaú Consignado é uma das melhores opções de empréstimo pessoal do mercado.

Conheça essa alternativa financeira que pode ajudá-lo a obter o dinheiro que você precisa, no momento que achar mais importante!

Itaú Consignado

Tido como uma das instituições financeiras de maior credibilidade do país, o Itaú tem se destacado também quanto às linhas de crédito disponibilizadas aos clientes e não clientes.

O Itaú Consignado ajudou a popularizar ainda mais o empréstimo consignado – que é uma das modalidades mais contratadas atualmente. Neste tipo de empréstimo as parcelas são consignadas direto da folha de pagamento.

Quem pode contratar o Itaú Consignado?

Disponível para quem tem renda fixa, o Itaú Consignado pode ser solicitado facilmente por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos federais (SIAPE), estaduais e municipais.

É preciso ter margem consignável disponível para novo empréstimo ou contratos válidos para refinanciamento ou portabilidade. No entanto, para obter o crédito não é necessário ser correntista da instituição.

O empréstimo consignado Itaú para negativados pode ser contratado por quem também tem restrições.

Qual é o limite de crédito liberado?

O limite liberado está associado a renda líquida mensal, mas o valor solicitado pode ser o que mais se adequar às necessidades dos solicitantes.

As parcelas ficarão sempre dentro do limite da margem consignável atual. Assim, mesmo quem já tem contratos ativos, pode pedir um novo empréstimo consignado e utilizar o dinheiro para a finalidade que decidir.

O dinheiro é transferido para a conta indicada, em nome do mesmo titular, entre 3 e 5 dias úteis. Os prazos da renovação do consignado ou compra de dívidas variam conforme a negociação.

Quais são os prazos para pagamento?

O prazo para pagamento do empréstimo irá variar conforme o convênio atendido. Essa regra é imposta por lei e fixa um limite máximo para o parcelamento. Quanto ao prazo mínimo pode depender também do valor solicitado.

O Itaú Consignado INSS, voltado para os aposentados e pensionistas do INSS, pode ser quitado em até 84 meses.

Para os servidores públicos federais o prazo é de até 96 meses. Os servidores estaduais e municipais precisam consultar o prazo acordado entre a instituição pagadora e o banco.

Quais são as vantagens do Empréstimo Consignado Itaú?

O crédito consignado Itaú é muito utilizado por ter benefícios exclusivos. Conheça as principais vantagens:

1 – Taxa de juros mais barata

Enquanto o empréstimo pessoal tem taxas de juros em torno de 5% a 8% ao mês, no Itaú Consignado as taxas podem chegar a até três vezes menos.

Itaú Consignado INSSItaú Consignado Público
1,70% ao mês1,58% ao mês
Fonte: Banco Central (dados de fevereiro de 2021)

Como a taxa de juros é pré-definida e as parcelas são fixas, o contratante terá sempre o desconto de mesmo valor na folha de pagamento.

2 – A primeira parcela pode ser paga depois

Normalmente, o pagamento da primeira parcela ocorre em até 30 dias após a contratação. Mas quem solicitar o consignado Itaú pode ter uma carência adicional de 60 a 90 dias.

Na prática, isso quer dizer ter ainda mais tempo para o primeiro desconto. Os pagamentos são descontados automaticamente do salário, aposentadoria ou pensão, sem a necessidade de pagar qualquer boleto ou fatura adicional.

As condições da contratação são descritas detalhadamente em contrato, incluindo o CET.

3 – Contratação online e sem burocracia

Outra conveniência do Itaú Consignado é a possibilidade de contratação online. As simulações ou contrações podem ser feitas:

  1. Pelo aplicativo;
  2. Pelo site;
  3. Nas agências ou via correspondentes bancários autorizados.

No processo digital toda a análise é feita de forma mais rápida e pelo próprio usuário, ou seja, não depende do auxílio ou suporte de terceiros. Além disso, as propostas podem ser acompanhadas também online com prazo médio de aprovação de 5 dias úteis.

4 – As parcelas podem ser antecipadas a qualquer momento

Quem já tem um ou mais contratos de empréstimo consignado vigente, pode optar pela quitação de forma antecipada.

Neste caso, é preciso solicitar ao banco o boleto para pagamento do saldo devedor (diferença entre o valor total da dívida e o valor já pago). Com isso, as parcelas futuras não serão descontadas do salário ou benefício e o contrato se encerrará antes.

Entre as motivações para o pagamento de forma antecipada estão: contar com a redução proporcional dos juros e com a liberação de margem consignável (para novas operações).

Itaú Consignado telefone

Qual o telefone do Itaú Consignado?

Os consumidores podem entrar em contato com o banco, acessando os canais eletrônicos ou digitais:

  • Itaú Consignado 0800 – SAC: 0800 728 0728;
  • Ouvidoria: 0800 570 0011 (para envio de mensagem é preciso acessar o site);
  • Plataforma consumidor.gov.br: site do governo para registro de manifestações/avaliações de diversos serviços.

As ligações para a central de atendimento do consignado Itaú são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta das 9h às 18h, de telefone fixo.

Para facilitar a análise, em qualquer um dos casos, é recomendado informar o CPF/CNPJ ou ainda a agência e conta para os correntistas.

IMPORTANTE: nenhum colaborador ou atendente está autorizado a solicitar senhas de uso pessoal.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.