Os juros do consignado vão subir? Veja as expectativas para 2022

Veja quais são as expectativas para os juros do consignado com a alteração da Selic e entenda como a taxa mãe afeta o seu empréstimo.

A economia brasileira é regulada por diversos indicadores, sendo um dos principais a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), utilizada como referência na cobrança de juros de empréstimos, por exemplo.

Logo, para saber se os juros do consignado podem ou não ter alta, é preciso entender o que se passa com essa taxa básica e quais são as expectativas do mercado para os próximos meses. Entenda.

Copom sobe Selic para 13,25% ao ano; expectativa é de novos aumentos

Na última reunião realizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), no dia 15 de junho, ficou decidido que a Selic subirá para 13,25% ao ano. O reajuste representa um aumento de 11,25 pontos percentuais em relação ao início de 2021, quando a taxa básica de juros estava em 2% ao ano.

Mesmo após uma série de aumentos consecutivos da taxa mãe, o Banco Central (BC) já sinalizou que a Selic deve passar por novos aumentos. A expectativa do órgão, conforme nota oficial, é que a próxima reunião do órgão promova um aumento de igual ou menor magnitude.

O motivo por trás da aceleração da Selic é o aumento da inflação, visto que a principal função da taxa mãe é conter o avanço dos preços. Na prática, quando a inflação está alta, a Selic sobe para desestimular o consumo e, consequentemente, forçar a queda dos preços.

Contudo, os últimos aumentos não foram suficientes para desacelerar a inflação, motivo pelo qual a taxa básica de juros deve passar por novos aumentos ao longo do ano.

histórico do aumento da taxa selic
Imagem: BX Blue (Patrícia Carvalho)

Missão do Copom

Para definir a Selic, o Copom baliza entre outros: inflação, contas públicas, atividade econômica e cenário externo.

Vale lembrar que as decisões são tomadas com base em dados e que a Selic é definida para fazer com que a meta para a inflação seja cumprida, haja vista o controle ou o estímulo da Economia.

Atualmente, o objetivo é manter a meta da inflação para 2022 em 5%. Entretanto, essa média pode oscilar em 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo podendo chegar, portanto, a 6,5% ou 3,5%, variando entre o mínimo e o máximo.

Como interpretar esses indicadores?

Com a oscilação da Selic, os rendimentos e as taxas de juros cobradas no mercado também são atualizadas. Portanto, os impactos do aumento são diretos em operações como investimentos e tomada de crédito (linhas de crédito pessoal ou para empresas).

Veja alguns exemplos:

Aplicações de renda fixa: se a Selic estiver abaixo da inflação, as aplicações mais convencionais como poupança, Fundos DI e títulos tesouro Selic saem perdendo já que os ganhos, muitas vezes, não cobrem a alta dos preços. Por outro lado, se estiver acima, pode trazer rendimentos reais.

Solicitação de empréstimos: com o custo do dinheiro mais caro, as instituições financeiras também tendem a repassar essa diferença para os consumidores finais. Essa é uma forma de manter o chamado spread bancário em empréstimos e financiamentos.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como devem ficar os juros do consignado com a atualização da Selic?

À medida que a Selic subir, as taxas de juros cobradas pelos empréstimos também ficarão maiores, independentemente da modalidade de crédito.

No caso do empréstimo consignado, linha liberada para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas, a taxa de juros nominal é limitada por um teto.

No entanto, é preciso lembrar que esse é apenas um dos índices que compõem o Custo Efetivo Total (CET), que é o valor total pago pelo valor solicitado.

Sendo assim, o valor final pode variar em função de:

Isso quer dizer que as instituições financeiras podem decidir quanto cobrar de juros no consignado, até o teto estabelecido. 

Histórico de juros do consignado

No início deste ano, o Banco Central divulgou um levantamento com a taxa média mensal do empréstimo consignado ao longo do último ano. 

A partir do histórico, é possível perceber o aumento dos juros para diferentes convênios, após a acelerada da taxa Selic, que encerrou o ano a 9,25%.

Confira a taxa média de juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais em 2021:

Como é possível perceber a partir dos dados acima, a taxa média de juros passou por oscilações no início do ano para, no fim de 2021, ter um aumento expressivo, sob influência dos aumentos consecutivos da taxa Selic.

Diante das projeções de novos aumentos, os tomadores devem esperar o encarecimento do crédito consignado. Aqueles que desejam contratar consignado devem fazê-lo o quanto antes para pagar menos juros.

Outra alternativa para pagar mais barato em juros é utilizar o simulador de empréstimo consignado, ferramenta que reúne diferentes propostas em um único lugar, de modo que seja possível comparar as ofertas e encontrar a menor taxa de juros consignado 2022.

Novo teto de juros do INSS

Em dezembro de 2021, o Ministério do Trabalho e Previdência subiu o teto de juros de empréstimo consignado INSS de 1,80% ao mês para 2,14% ao mês. Já o teto do cartão de crédito consignado passou de 2,70% para 3,06%.

Dentre as principais causas para a mudança no teto do INSS estão o aumento da Selic e  do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O teto de juros para os servidores públicos federais não foi alterado até o momento e, portanto, permanece em 2,05% ao mês.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado