Como ligar para o INSS? Fale no 135 do fixo ou celular

Publicado em: 03/01/2021

Precisa ligar para o INSS? A central de call center do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia.

O atendimento telefônico está liberado para cidadãos em geral e para os segurados da Previdência Social. Saiba como entrar em contato, horários disponíveis e como realizar as chamadas.

Telefone 135 INSS

Qual é o número do telefone do INSS?

A central telefônica do INSS pode ser acessada pelo número 135, das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado.

Para esse suporte, o INSS conta com uma estrutura dedicada e especializada e o maior objetivo é auxiliar e dar instruções aos usuários, tirando dúvidas ou agilizando serviços.

Leia também: Rede de Atendimento INSS: conheça todos os canais disponíveis

Recentemente o Órgão anunciou que irá contratar ainda uma nova central telefônica, ampliado sua capacidade de atendimento em 30%.

A plataforma centralizada de comutação irá receber e transferir automaticamente as ligações para os ramais disponíveis, reduzindo a espera.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Como ligar para o INSS?

Para ligar para o INSS o interessado pode utilizar um aparelho fixo ou público (orelhão). Apesar de não ser um 0800, a ligação é sem custo, ou seja, de graça.

Telefone de contato do INSSHorário de atendimento
1352ª feira a sábado
(das 07h às 22 horas)

Basta digitar 135 e aguardar o suporte de um atendente. Diferente de outras centrais, o menu de serviços é eletrônico, mas o atendimento é feito por um humano, ou seja, por um profissional habilitado para ajudar e não por robôs ou tecnologias de inteligência artificial.

O tempo estimado de espera é de 10min a 20min, mas pode variar dependendo da demanda. Se a ligação cair, a recomendação é insistir.

Como ligar para o INSS pelo telefone celular?

Como ligar para o 135 do celular?

A ligação pelo celular pode ser feita da mesma forma e é cobrado o valor de uma ligação local.

É preciso aguardar o encerramento do atendimento para obter o número do protocolo que serve também para acompanhamento da solicitação. Todas as ligações ficam gravadas para uso futuro e por questão de segurança.

O que é necessário informar?

Para ajudar a identificação no sistema, o cidadão, aposentado ou pensionista que ligar para o INSS deve repassar as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • número do CPF;
  • número de inscrição na Previdência Social;
  • número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício (NB), se tiver.

IMPORTANTE: em nenhum caso são solicitados senhas ou dados financeiros confidenciais. Outro detalhe é que, somente em casos raros, o INSS faz ligações ativas para entrar em contato com os cidadãos ou segurados. Esse é um cuidado muito necessário para evitar cair em golpe de falsas ligações do INSS.

Serviços mais comuns

A central 135 do INSS é comumente utilizada para:

  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);
  • requerer o Pedido de Prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.

Vale lembrar que todos os serviços também podem ser solicitados ou conferidos pelo Meu INSS, o portal online do INSS.

O usuário pode acessar tanto o site, quanto o aplicativo Meu INSS com o CPF e senha registrados anteriormente. Os mais de 90 serviços também são gratuitos e podem ser consultados todos os dias, inclusive em dias não úteis, ou seja, durante o final de semana.

Como vantagens, além da rapidez conferida pelo autoatendimento, as informações podem ser visualizadas ou impressas, direto da plataforma – sempre que o usuário necessitar. Sem perda de tempo ou burocracias.

Remarcação de perícias durante a pandemia

Aqueles que precisaram remarcar as perícias não realizadas e que não receberam a ligação da Central nos últimos dias, podem ligar no 135 para se informar sobre como proceder para solicitar uma nova agenda.

Leia também: Remarcação de perícias médicas do INSS é atualizada novamente

No momento, com a restrição do atendimento presencial nas agências, esses são os casos que serão priorizados.

Salve o número da Central 135 do INSS no seu celular e se não conseguir resolver o que precisa pelo atendimento telefônico, saiba que pode contar também com o Meu INSS – plataforma online que está a sua disposição!

Principais dúvidas em relação ao atendimento telefônico do INSS

Veja as perguntas & respostas para as dúvidas mais comuns do atendimento telefônico do INSS:

O INSS tem um telefone 0800?

Não. O número atual substitui o anterior: 0800 728 0191 que foi desativado e esse é, portanto, o canal de atendimento oficial.

Qual é o número de telefone do Whatsapp do INSS? O INSS atende pelo WhatsApp?

Não. O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público.

Posso ligar direto em uma Agência da Previdência Social?

A recomendação é ligar para o INSS diretamente por se tratar de uma central de atendimento especializada. Ao ligar em uma Agência da Previdência Social (APS) local os servidores não estão autorizados a passar informações sobre registros, chamados, ou sobre os processos e/ou perfis dos segurados.

É possível fazer agendamentos por telefone?

Sim. Mas para agilizar o atendimento, em muitos casos, é recomendável fazer o autoatendimento pelo Meu INSS – plataforma digital.

Posso fazer reclamações pelo 135?

Sim. No entanto, o INSS conta com uma Ouvidoria destinada para registro dessas manifestações. Usar o canal específico ajuda a reduzir o tempo de espera nas ligações.


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