Como ligar para o INSS? Fale no 135 do fixo ou celular

Precisa ligar para o INSS? Saiba os horários de atendimento do 135, se existe um telefone 0800 e o que é necessário informar.

bxblue - ligar para o INSS - homem com celular nas mãos

Precisa ligar para o INSS? A central de call center do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido um dos canais mais utilizados ultimamente, em especial durante a pandemia.

O atendimento telefônico está liberado para cidadãos em geral e para os segurados da Previdência Social. Saiba como entrar em contato, horários disponíveis e como realizar as chamadas.

Qual é o telefone do INSS?

Qual é o número do INSS?

A central telefônica do INSS pode ser acessada pelo número 135, das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado.

Para esse suporte, o INSS conta com uma estrutura dedicada e especializada e o maior objetivo é auxiliar e dar instruções aos usuários, tirando dúvidas ou agilizando serviços.

A plataforma centralizada de comutação recebe e transfere as ligações para os ramais disponíveis, reduzindo a espera.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Como ligar para o INSS?

Para ligar para o 135 INSS, o interessado pode utilizar um aparelho fixo ou público (orelhão). Apesar de não ser um 0800, a ligação é sem custo, ou seja, de graça.

Telefone de contato do INSSHorário de atendimento
1352ª feira a sábado
(das 07h às 22 horas)
Fonte: INSS

Se a ligação cair, a recomendação é ligar novamente e insistir no atendimento ou tentar por outro meio.

Como ligar para o INSS pelo telefone celular?

Como ligar no 135 do celular?

A ligação para o INSS (telefone 135) pelo celular pode ser feita da mesma forma e é cobrado o valor de uma ligação local.

Pessoas fora do país também conseguem fazer a ligação normalmente. É preciso observar, no entanto, as tarifas locais.

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Mensagens de saudação e outras gravações

Em qualquer um dos contatos, o interessado ouvirá as mensagens de boas-vindas:

Olá, sabia que você pode acessar nossos serviços pelo Meu INSS? Baixe o aplicativo ou acesse o site.
De telefone fixo essa ligação é gratuita, mas lembramos que, de celular terá o custo de uma ligação local. Caso não concorde com a cobrança você pode desligar ou aguarde que atendemos já.

Ao optar pela sequência, será necessário identificar para quem será o atendimento. Do contrário, a outra opção é fazer uma denúncia:

Você ligou para o INSS, para começar, por favor, digite o seu CPF. Se ligou para requerer atendimento para outra pessoa digite o CPF dela.
Se deseja fazer uma denúncia anônima, pressione a tecla estrela.

Se não selecionar nenhuma das alternativas, o usuário será direcionado automaticamente para um atendente:

Desculpe não entendi. Por favor, tecle de novo, pausadamente (repetida duas vezes).
Lamento, não entendi mesmo seu pedido. Fique tranquilo que vou transferí-lo a um atendente. Tudo bem? É só aguardar na linha. Obrigada.
Essa ligação está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá ser solicitada pelo usuário.
Certo. O número do protocolo do seu atendimento é: (será informado o número do protocolo).
Se quer que eu repita, tecle 1. Senão, é só aguardar na linha.

Em seguida, será informado o tempo e estimado de atendimento e serão veiculadas mensagens gravadas de espera.

O que é necessário informar no atendimento telefônico?

Para ajudar a identificação no sistema, o cidadão, aposentado ou pensionista que ligar para o INSS deve repassar as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • Número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador;
  • Número do Benefício (NB) ou número de inscrição na Previdência Social; se tiver.

IMPORTANTE: em nenhum caso são solicitados senhas ou dados financeiros confidenciais. Outro detalhe é que, somente em casos raros, o INSS faz ligações ativas para entrar em contato com os cidadãos ou segurados.

Esse é um cuidado muito necessário para evitar cair em golpe de falsas ligações do INSS.

Protocolos de atendimento

Vale lembrar que cada nova ligação ou solicitação irá gerar um número de protocolo. Números de benefícios diferentes também podem gerar protocolos individuais. Apesar do titular ser o mesmo, cada benefício tem uma identificação única.

Se necessário resgatar o histórico de um pedido já em andamento ou avaliação, o solicitante deve informar o respectivo protocolo aberto anteriormente.

O mesmo protocolo deverá ser utilizado no acompanhamento virtual, pelo Meu INSS (site ou aplicativo), caso o interessado queira dar sequência no atendimento online.

Como consultar o protocolo do INSS online?

Todo e qualquer protocolo gerado nos canais de atendimento do INSS pode ser consultado pelo site ou app Meu INSS em “Agendamentos/Solicitações” e “Ir para Consultar Pedidos”.

Fonte: reprodução Meu INSS – Consulta pedidos

Nesta parte, serão exibidos os protocolos abertos e/ou em andamento e os já encerrados.

Serviços mais comuns

A central 135 do INSS é comumente utilizada para agendamentos e requerimentos, registros e recebimento de informações:

  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);
  • requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.

O usuário pode ainda acessar tanto o site, quanto o aplicativo Meu INSS a partir da conta gov.br que é gratuita e pode ser criada no mesmo momento.

Nenhum dos mais de 90 serviços digitais são pagos e podem ser consultados todos os dias, inclusive em dias não úteis, ou seja, durante o final de semana ou feriados.

Como vantagens, além da rapidez conferida pelo autoatendimento, as informações podem ser visualizadas ou impressas, direto da plataforma – sempre que o usuário necessitar. Sem perda de tempo ou burocracias.

Remarcação de perícias durante a pandemia

Aqueles que precisaram remarcar as perícias não realizadas e que não receberam a ligação da Central nos últimos dias, podem ligar no 135 para se informar sobre como proceder para solicitar uma nova agenda.

No momento, com a restrição do atendimento presencial nas agências, esses são os casos que serão priorizados.

Salve o número da Central 135 do INSS no seu celular e se não conseguir resolver o que precisa pelo atendimento telefônico, saiba que pode contar também com o Meu INSS – plataforma online que está a sua disposição.

Principais dúvidas em relação ao atendimento telefônico do INSS

Veja as perguntas e respostas para as dúvidas mais comuns do atendimento telefônico do INSS:

O INSS tem um telefone 0800? Como ligar no INSS pelo 0800?

Não. O número 135 substitui o anterior: INSS telefone 0800 728 0191, que foi desativado. A Central 135 é, portanto, o único canal de atendimento por telefone oficial.

A ligação para o telefone do INSS é gratuita por telefone fixo e, quando feita pelo celular, é cobrado o valor de uma chamada local.

O INSS atende pelo WhatsApp? Qual o Whatsapp do INSS?

Não. O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

Preciso falar no Meu INSS. Qual é o telefone?

O telefone do Meu INSS é o mesmo. O Meu INSS é a plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social e não tem um número específico para contato.

Qual é o horário de atendimento da central?

O horário de atendimento do telefone INSS 135 é das 7 horas da manhã, até às 10 horas da noite (22 horas). De segunda a sábado, portanto, não funciona aos domingos e nem em feriados.

Posso ligar direto em uma Agência da Previdência Social?

A recomendação é ligar para o 135 por se tratar de uma central de atendimento especializada.

Ao ligar em uma Agência da Previdência Social (APS) local os servidores não estão autorizados a passar informações sobre registros, chamados ou sobre os processos e/ou perfis dos segurados.

É possível fazer agendamentos por telefone? Qual é o telefone INSS para agendamentos?

Sim o número para contato é o 135. No entanto, para agilizar o atendimento, em muitos casos, é recomendável fazer o autoatendimento pelo Meu INSS para a solicitação de serviços como os agendamentos.

Já sou beneficiário (aposentado ou pensionista) e preciso falar no INSS. Qual é o número?

Não existe diferenciação entre os perfis atendidos pela Central telefônica 135. Sendo ou não um segurado, qualquer pessoa pode falar no 135.

Posso fazer reclamações pelo 135?

Sim. No entanto, o INSS conta com uma Ouvidoria destinada para registro dessas manifestações. Usar o canal específico ajuda a reduzir o tempo de espera nas ligações.

O INSS liga para os segurados?

Para evitar ser vítima de golpes saiba que o INSS nunca entra em contato direto para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por qualquer outro meio que não o aplicativo ou site.

Recebi um SMS que é do INSS, devo confiar?

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links e nem pede documentos pelo SMS. Portanto, as pessoas não devem clicar ou disponibilizar qualquer informação via SMS como resposta.

Como falar com o INSS online?

Para falar com o INSS online é necessário acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS com o login do sistema gov.br. Se o segurado não tiver um cadastro, será necessário criá-lo. Isso pode ser feito ao selecionar a opção “Entrar”, digitar o número do CPF e clicar em “Crie sua conta”.

Ao entrar no site, aparecerá uma ilustração da Helô, a assistente virtual do INSS, no canto direito da tela. O próximo passo é clicar na imagem para que o chat seja aberto. Feito isso, basta informar o nome e CPF e iniciar a conversa.


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Redação BX Blue

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