Como ligar para o INSS? Fale no 135 do fixo ou celular

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Publicado em: 03/05/2021

Precisa ligar para o INSS? A central de call center do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia.

O atendimento telefônico está liberado para cidadãos em geral e para os segurados da Previdência Social. Saiba como entrar em contato, horários disponíveis e como realizar as chamadas.

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INSS: telefone do órgão

Qual é o número do INSS?

A central telefônica do INSS pode ser acessada pelo número 135, das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado.

Para esse suporte, o INSS conta com uma estrutura dedicada e especializada e o maior objetivo é auxiliar e dar instruções aos usuários, tirando dúvidas ou agilizando serviços.

Leia também: Rede de Atendimento INSS: conheça todos os canais disponíveis

A plataforma centralizada de comutação recebe e transfere automaticamente as ligações para os ramais disponíveis, reduzindo a espera.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Como ligar para o INSS?

Para ligar para o 135 INSS, o interessado pode utilizar um aparelho fixo ou público (orelhão). Apesar de não ser um 0800, a ligação é sem custo, ou seja, de graça.

Telefone de contato do INSSHorário de atendimento
1352ª feira a sábado
(das 07h às 22 horas)
Fonte: INSS

Basta digitar 135 e aguardar o suporte de um atendente. Diferente de outras centrais, o menu de serviços é eletrônico, mas o atendimento é feito por um humano, ou seja, por um profissional habilitado para ajudar e não por robôs ou tecnologias de inteligência artificial.

O tempo estimado de espera é de 10min a 20min, mas pode variar dependendo da demanda. Se a ligação cair, a recomendação é insistir.

Como ligar para o INSS pelo telefone celular?

Como ligar no 135 do celular?

A ligação para o INSS (telefone 135) pelo celular pode ser feita da mesma forma e é cobrado o valor de uma ligação local.

É preciso aguardar o encerramento do atendimento para obter o número do protocolo que serve também para acompanhamento da solicitação. Todas as ligações ficam gravadas para uso futuro e por questão de segurança.

O que é necessário informar?

Para ajudar a identificação no sistema, o cidadão, aposentado ou pensionista que ligar para o INSS deve repassar as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • número do CPF;
  • número de inscrição na Previdência Social;
  • número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício (NB), se tiver.

IMPORTANTE: em nenhum caso são solicitados senhas ou dados financeiros confidenciais. Outro detalhe é que, somente em casos raros, o INSS faz ligações ativas para entrar em contato com os cidadãos ou segurados.

Esse é um cuidado muito necessário para evitar cair em golpe de falsas ligações do INSS.

Serviços mais comuns

A central 135 do INSS é comumente utilizada para agendamentos e requerimentos, registros e recebimento de informações:

  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);
  • requerer o Pedido de Prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.

Vale lembrar que todos os serviços também podem ser solicitados ou conferidos pelo Meu INSS, o portal online do INSS.

O usuário pode acessar tanto o site, quanto o aplicativo Meu INSS com o CPF e senha registrados anteriormente. Os mais de 90 serviços também são gratuitos e podem ser consultados todos os dias, inclusive em dias não úteis, ou seja, durante o final de semana.

Como vantagens, além da rapidez conferida pelo autoatendimento, as informações podem ser visualizadas ou impressas, direto da plataforma – sempre que o usuário necessitar. Sem perda de tempo ou burocracias.

Remarcação de perícias durante a pandemia

Aqueles que precisaram remarcar as perícias não realizadas e que não receberam a ligação da Central nos últimos dias, podem ligar no 135 para se informar sobre como proceder para solicitar uma nova agenda.

Leia também: Remarcação de perícias médicas do INSS é atualizada novamente

No momento, com a restrição do atendimento presencial nas agências, esses são os casos que serão priorizados.

Salve o número da Central 135 do INSS no seu celular e se não conseguir resolver o que precisa pelo atendimento telefônico, saiba que pode contar também com o Meu INSS – plataforma online que está a sua disposição.

Principais dúvidas em relação ao atendimento telefônico do INSS

Veja as perguntas e respostas para as dúvidas mais comuns do atendimento telefônico do INSS:

O INSS tem um telefone 0800? Como ligar no INSS pelo 0800?

Não. O número 135 substitui o anterior: INSS telefone 0800 728 0191, que foi desativado. A Central 135 é, portanto, o único canal de atendimento por telefone oficial.

A ligação para o telefone do INSS é gratuita por telefone fixo e, quando feita pelo celular, é cobrado o valor de uma chamada local.

O INSS atende pelo WhatsApp? Qual o Whatsapp do INSS?

Não. O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

Saiba mais: Prova de vida pelo WhatsApp é golpe; veja como evitar

Preciso falar no Meu INSS. Qual é o telefone?

O telefone do Meu INSS é o mesmo. O Meu INSS é a plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social e não tem um número específico para contato.

Qual é o horário de atendimento da central?

O horário de atendimento do telefone INSS 135 é das 7 horas da manhã, até às 10 horas da noite (22 horas). De segunda a sábado, portanto, não funciona aos domingos e nem em feriados.

Posso ligar direto em uma Agência da Previdência Social?

A recomendação é ligar para o 135 por se tratar de uma central de atendimento especializada.

Ao ligar em uma Agência da Previdência Social (APS) local os servidores não estão autorizados a passar informações sobre registros, chamados, ou sobre os processos e/ou perfis dos segurados.

É possível fazer agendamentos por telefone? Qual é o telefone INSS para agendamentos?

Sim o número para contato é o mesmo. No entanto, para agilizar o atendimento, em muitos casos, é recomendável fazer o autoatendimento pelo Meu INSS para a solicitação de serviços como os agendamentos.

Posso fazer reclamações pelo 135?

Sim. No entanto, o INSS conta com uma Ouvidoria destinada para registro dessas manifestações. Usar o canal específico ajuda a reduzir o tempo de espera nas ligações.

O INSS liga para os segurados?

Para evitar ser vítima de golpes saiba que o INSS nunca entra em contato direto para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

Veja também: Golpes em benefícios INSS: veja os mais comuns e aprenda a se prevenir

Recebi um SMS que é do INSS, devo confiar?

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. Vale lembrar que o INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

Como falar com o INSS online?

Para falar com o INSS online é necessário acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS com o login do sistema gov.br. Se o segurado não tiver um cadastro, será necessário criá-lo. Isso pode ser feito ao selecionar a opção “Entrar”, digitar o número do CPF e clicar em “Crie sua conta”.

Ao entrar em uma das plataformas, aparecerá uma ilustração da Helô, a assistente virtual do INSS, no canto direito da tela. O próximo passo é clicar na imagem para que o chat seja aberto. Feito isso, basta informar o nome e CPF e iniciar a conversa.


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