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Como ligar para o INSS? Fale no 135 do fixo ou celular

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Precisa ligar para o INSS? A central de call center do Instituto Nacional do Seguro Social é um dos canais oficiais à disposição dos segurados da Previdência Social para esclarecer dúvidas e fazer solicitações as mais diversas.

O atendimento telefônico está liberado para cidadãos em geral e para os beneficiários do INSS. Saiba como entrar em contato, horários disponíveis e como realizar as chamadas.

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Qual é o telefone do INSS?

Qual é o número do INSS?

A central telefônica do INSS pode ser acessada pelo número 135, das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado.

Para esse suporte, o INSS conta com uma estrutura dedicada e especializada e o maior objetivo é auxiliar e dar instruções aos usuários, tirando dúvidas ou agilizando serviços.

A plataforma centralizada de comutação recebe e transfere as ligações para os ramais disponíveis, reduzindo a espera.

Como ligar para o INSS pelo telefone fixo?

Como ligar para o INSS?

Para ligar para o 135 do INSS, o interessado pode utilizar um aparelho fixo ou público (orelhão). Apesar de não ser um 0800, a ligação é sem custo.

Telefone de contato do INSSHorário de atendimento
1352ª feira a sábado
(das 07h às 22 horas)
Fonte: INSS

Se a ligação cair, a recomendação é ligar novamente e insistir no atendimento ou tentar por outro meio.

Como ligar para o INSS pelo telefone celular?

Como ligar no 135 do celular?

A ligação para o INSS (telefone 135) pelo celular pode ser feita da mesma forma. Antes, o chamado tinha custo de ligação local, mas agora é gratuito.

Pessoas fora do país também conseguem fazer a ligação normalmente. É preciso observar, no entanto, as tarifas locais.

Mensagens de saudação e outras gravações

Em qualquer um dos contatos, o interessado ouvirá a mensagem de boas-vindas:

Olá, você ligou para o INSS. Para começar, por favor digite o seu CPF. Se ligou para atendimento para outra pessoa, digite o CPF dela. Se deseja fazer uma denúncia anônima, digite a tecla *

Ao optar pela sequência, será necessário identificar para quem será o atendimento. Do contrário, a outra opção é fazer uma denúncia.

Se não selecionar nenhuma das alternativas, o usuário será direcionado automaticamente para um atendente:

Desculpe não entendi. Por favor, tecle de novo, pausadamente (repetida duas vezes).
Lamento, não entendi mesmo seu pedido. Fique tranquilo que vou transferí-lo a um atendente. Tudo bem? É só aguardar na linha. Obrigada.
Essa ligação está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá ser solicitada pelo usuário.
Certo. O número do protocolo do seu atendimento é: (será informado o número do protocolo).
Se quer que eu repita, tecle 1. Senão, é só aguardar na linha.

Em seguida, será informado o tempo e estimado de atendimento e serão veiculadas mensagens gravadas de espera.

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O que é necessário informar no atendimento telefônico?

Para ajudar a identificação no sistema, o cidadão, aposentado ou pensionista que ligar para o INSS deve repassar as informações pessoais básicas ou ter em mãos:

  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número do NIS/PIS (para empregado com carteira assinada);
  • Número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
  • CNPJ ou CPF do empregador;
  • Número do Benefício (NB) ou número de inscrição na Previdência Social; se tiver.

IMPORTANTE: em nenhum caso são solicitados senhas ou dados financeiros confidenciais. Outro detalhe é que, somente em casos raros, o INSS faz ligações ativas para entrar em contato com os cidadãos ou segurados.

Esse é um cuidado muito necessário para evitar cair em golpe de falsas ligações do INSS.

Protocolos de atendimento

Vale lembrar que cada nova ligação ou solicitação irá gerar um número de protocolo. Números de benefícios diferentes também podem gerar protocolos individuais. Apesar do titular ser o mesmo, cada benefício tem uma identificação única.

Se necessário resgatar o histórico de um pedido já em andamento ou avaliação, o solicitante deve informar o respectivo protocolo aberto anteriormente.

O mesmo protocolo deverá ser utilizado no acompanhamento virtual, pelo Meu INSS (site ou aplicativo), caso o interessado queira dar sequência no atendimento online.

Como consultar o protocolo do INSS online?

Todo e qualquer protocolo gerado nos canais de atendimento do INSS pode ser consultado pelo site ou app Meu INSS em “Agendamentos/Solicitações” e “Ir para Consultar Pedidos”.

Fonte: reprodução Meu INSS | Consulta pedidos

Nesta parte, serão exibidos os protocolos abertos e/ou em andamento e os já encerrados.

Serviços mais comuns

A central 135 do INSS é comumente utilizada para agendamentos e requerimentos, registros e consulta de informações:

  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);
  • requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.

O usuário pode ainda acessar tanto o site, quanto o aplicativo Meu INSS a partir da conta gov.br que é gratuita e pode ser criada no mesmo momento.

Nenhum dos mais de 90 serviços digitais são pagos e podem ser consultados todos os dias, inclusive em dias não úteis, ou seja, durante o final de semana ou feriados.

Como vantagens, além da rapidez conferida pelo autoatendimento, as informações podem ser visualizadas ou impressas, direto da plataforma – sempre que o usuário necessitar. Sem perda de tempo ou burocracias.

Salve o número da Central 135 do INSS no seu celular e se não conseguir resolver o que precisa pelo atendimento telefônico, saiba que pode contar também com o Meu INSS.

Principais dúvidas em relação ao atendimento telefônico do INSS

Veja as perguntas e respostas para as dúvidas mais comuns do atendimento telefônico do INSS:

1. O INSS tem um telefone 0800? Como ligar no INSS pelo 0800?

Não. O número 135 substitui o anterior: INSS telefone 0800 728 0191, que foi desativado. A Central 135 é, portanto, o único canal de atendimento por telefone oficial.

A ligação para o telefone do INSS é gratuita seja de telefone fixo ou celular.

2. O INSS atende pelo WhatsApp? Qual o WhatsApp do INSS?

Não. O INSS não tem nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

3. Preciso falar no Meu INSS. Qual é o telefone?

O telefone do Meu INSS é o mesmo. O Meu INSS é a plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social e não tem um número específico para contato.

4. Qual é o horário de atendimento da central?

O horário de atendimento do telefone INSS 135 é das 7 horas da manhã, até às 10 horas da noite (22 horas). De segunda a sábado, portanto, não funciona aos domingos e nem em feriados.

5. Posso ligar direto em uma Agência da Previdência Social?

A recomendação é ligar para o 135 por se tratar de uma central de atendimento especializada.

Ao ligar em uma Agência da Previdência Social (APS) local os servidores não estão autorizados a passar informações sobre registros, chamados ou sobre os processos e/ou perfis dos segurados.

6. É possível fazer agendamentos por telefone? Qual é o telefone INSS para agendamentos?

Sim o número para contato é o 135. No entanto, para agilizar o atendimento, em muitos casos, é recomendável fazer o autoatendimento pelo Meu INSS para a solicitação de serviços como os agendamentos.

7. Já sou beneficiário (aposentado ou pensionista) e preciso falar no INSS. Qual é o número?

Não existe diferenciação entre os perfis atendidos pela Central telefônica 135. Sendo ou não um segurado, qualquer pessoa pode falar no 135.

8. Posso fazer reclamações pelo 135?

Sim. No entanto, o INSS conta com uma Ouvidoria destinada para registro dessas manifestações. Usar o canal específico ajuda a reduzir o tempo de espera nas ligações.

9. O INSS liga para os segurados?

Para evitar ser vítima de golpes saiba que o INSS nunca entra em contato direto para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por qualquer outro meio que não o aplicativo ou site.

10. Recebi um SMS que é do INSS, devo confiar?

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links e nem pede documentos pelo SMS. Portanto, as pessoas não devem clicar ou disponibilizar qualquer informação via SMS como resposta.

11. Como falar com o INSS online?

Para falar com o INSS online é necessário acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS com o login do sistema gov.br. Se o segurado não tiver um cadastro, será necessário criá-lo. Isso pode ser feito ao selecionar a opção “Entrar”, digitar o número do CPF e clicar em “Crie sua conta”.

Ao entrar no site, aparecerá uma ilustração da Helô, a assistente virtual do INSS, no canto direito da tela. O próximo passo é clicar na imagem para que o chat seja aberto. Feito isso, basta informar o nome e CPF e iniciar a conversa.

12. Como é o atendimento do INSS no feriado?

De modo geral, as agências do INSS não realizam atendimento nos feriados nacionais. Por isso, o atendimento da Central 135 do INSS também pode ser alterado, uma vez que depende de funcionários na ativa.

Para quem desejar ligar para o INSS em dias de recesso do INSS, pode não encontrar o serviço funcionando 100%.

Em dias assim, o canal para obter informações e fazer requerimentos ao INSS é o Meu INSS, seja site ou aplicativo. Isso porque os canais digitais ficam à disposição dos segurados todos os dias do ano, sem interrupção.

13. Por que o 135 do INSS não está funcionando?

Pode ocorrer alguma instabilidade na plataforma de atendimento, mas é raro. Se não conseguir atendimento, tente novamente mais tarde, ligando para o mesmo número (135).

14. Como falar com INSS pelo WhatsApp?

O órgão previdenciário não realiza atendimento por meio da plataforma de mensagens instantâneas. Para falar com o INSS, é preciso ligar no telefone 135; acessar o site ou app Meu INSS; ou então ir presencialmente a uma agência da Previdência Social.


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