Qual é o limite máximo para o Empréstimo Consignado?

bxblue-qual-e-o-limite-maximo-para-o-emprestimo-consignado

É comum que quem busca por crédito, queira saber o limite máximo de um empréstimo. Essa informação pode ajudar tanto na hora de pedir o dinheiro, quanto no planejamento do pagamento da dívida.

Saiba agora qual é o valor máximo autorizado para o seu empréstimo.

Então, qual é o limite para o empréstimo consignado?

Quem precisa contratar um empréstimo pessoal sempre fica com a mesma dúvida: qual é o limite máximo? No caso do crédito consignado, quem dita o valor a ser emprestado é sempre a margem consignável.

Essa é uma regra importante que foi criada para evitar que as pessoas se endividem. Representa o valor máximo da renda que cada cliente pode comprometer com crédito a cada mês.

A saber, somente 35% da renda líquida mensal é liberada para gastos com crédito consignado. Deste valor, 30% é destino ao empréstimo. Os outros 5% são usados com cartão de crédito consignado.

Compreenda qual é o limite máximo que cada cliente consegue tomar emprestado. Além disso, você saberá como calcular a margem consignável em relação ao seu salário. Acompanhe!

Como calcular a Margem Consignável?

A margem consignável é o limite de desconto que o cliente pode ter em seu salário ou benefício. De acordo com a Lei nº 10.820/2003, o valor é o mesmo para Aposentados e Pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Militares e Trabalhadores do setor privado.

Leia também: Quem pode contratar empréstimo consignado?

Saber calcular a margem consignável ajuda na hora de elaborar um plano financeiro. Além disso, a margem permite que qualquer tomador tenha ideia de qual é o limite máximo que conseguirá em um empréstimo consignado.

Para o empréstimo consignado, o valor usado para calcular a margem é 30% do salário ou benefício. Este será o valor máximo das parcelas mensais permitidas. Contudo, é importante que o cliente se lembre dos juros e encargos cobrados pelas operações bancárias.

As parcelas mensais de um empréstimo são estipuladas com base no Custo Efetivo Total (CET) da transação. Ou seja, a parcela mensal não é somente o valor emprestado dividido pelos meses de prazo para o pagamento.

A margem consignável, portanto, é calculada da seguinte forma: valor líquido da renda ou benefício multiplicada por 0,3. Como é sabido, 0,3 corresponde a 30%.

O valor encontrado é o máximo que cada parcela mensal do empréstimo poderá custar.

Só para exemplificar, supondo que determinado cliente receba R$1.000,00 por mês de salário ou benefício, suas parcelas mensais de empréstimo consignado poderão custar até R$300,00. Isso, ainda que este cliente tenha mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo.

Por fim, vale destacar que acréscimos e remunerações temporárias, como o 13º salário, não aumentam a margem consignável.

Sem margem disponível, o cliente fica impossibilitado de contratar um novo empréstimo consignado. Neste caso, o refinanciamento ou a portabilidade de crédito são as medidas indicadas.

Quanto posso pegar no meu Empréstimo Consignado INSS?

O empréstimo consignado tem suas parcelas mensais descontadas diretamente do benefício dos Aposentados e Pensionistas. Portanto, quem realiza um crédito consignado passa a receber menos durante o período do contrato.

Quando emprestado, o dinheiro costuma ser disponibilizado na conta do cliente entre 3 e 5 dias úteis. Todavia, somente os bancos conveniados à Previdência Social podem consignar empréstimos aos beneficiários do INSS.

Vale destacar que o empréstimo consignado INSS somente pode ser feito no mesmo Estado em que o beneficiário recebe e também que há limite de idade para esse processo financeiro.

Sendo assim, cada instituição financeira pode estipular suas próprias políticas em relação a idade do cliente. Mas, no geral, o limite de idade é de 79 anos, 11 meses e 29 dias.

A idade também influencia o prazo de pagamento. Aposentados e Pensionistas podem ter até 72 meses para quitar um empréstimo consignado. Porém, quanto mais perto dos 80 anos, menos tempo o beneficiário tem direito.

Por isso, alguns bancos trabalham com prazos intermediários, isso é, entre 6 e 24 meses. Quando isso acontece, o limite máximo do empréstimo consignado diminui bastante. Isso porque a margem consignável não se altera, independentemente do prazo de pagamento.

O empréstimo consignado é uma operação financeira de baixo risco. Suas parcelas são quitadas automaticamente e não há risco de inadimplência. Como resultado, as taxas de juros são muito inferiores quando comparadas a outros tipos de crédito pessoal.

Por lei, atualmente a taxa de juros nominal para Aposentados e Pensionistas do INSS não pode ser maior que 2,08% ao mês.

O Custo Efetivo Total pode apresentar ainda a cobrança de outros valores. Porém, é ilegal que o banco cobre qualquer taxa que não esteja estipulada em contrato.

Quanto posso pegar no meu Empréstimo Consignado SIAPE?

O empréstimo consignado SIAPE funciona da mesma maneira que o do INSS. Ou seja, as parcelas mensais são descontadas diretamente do salários dos servidores públicos federais.

Esse crédito pode ser liberado mesmo sem consulta ao SPC ou Serasa — outra vantagem da modalidade. Está disponível para Servidores ativos, inativos, Aposentados ou Pensionistas.

A margem consignável para esses clientes é também de 30% do salário líquido. Porém, como alguns Servidores Públicos recebem o valor equivalente a vários salários mínimos, o limite máximo do empréstimo pode ser bastante alto.

Por conta da garantia de pagamento, o empréstimo consignado SIAPE pode ser quitado em até 96 meses, ou seja, oito anos. Em relação à taxa de juros nominal mensal, essa não pode ser cobrada além de 2,05% ao mês.

Mesmo com o limite legal de juros é interessante pesquisar quais bancos oferecem as melhores opções. O Custo Efetivo Total costuma variar bastante e é mais importante, inclusive, que a taxa de juros.

O empréstimo consignado SIAPE pode ser liberado para Servidores de 18 a 80 anos. Contudo, a faixa etária varia de acordo com as regras estabelecidas por cada instituição financeira. Bem como também depende do convênio acertado com o órgão empregador.

Qual é o limite máximo do Empréstimo Consignado para Servidor Público?

O empréstimo consignado para Servidor Público tem as mesmas regras que os demais. Conforme a margem consignável de 30% para empréstimos, o limite máximo do contrato vai depender do salário de cada Servidor.

Mesmo com o teto estipulado, o empréstimo consignado ainda é uma das melhores formas de um Servidor Público tomar dinheiro emprestado.

O prazo de pagamento também pode ser de até 96 meses, com taxa de juros de até 2,05% ao mês.

Como simular e contratar o seu Crédito Consignado online

Uma simulação online é a maneira mais rápida e prática de descobrir a margem consignável. Além disso, com alguns poucos dados pessoais, os simuladores de crédito consignado online estipulam o limite máximo do empréstimo e o prazo para pagamento.

Assim, o simulador online é capaz de comparar de taxas de juros de várias instituições financeira ao mesmo tempo, facilitando encontrar as melhores propostas do mercado.

Contratar um crédito consignado pela Internet também é fácil. Basta que o interessado tenha margem consignável disponível e apresente os documentos solicitados.

Visto que o limite máximo do crédito consignado compromete a renda por um período, antes de contratar um empréstimo é importante fazer um planejamento. É imprescindível também pesquisar as instituições financeiras.

Ficou interessado em contratar um empréstimo consignado? Pode contar com nosso simulador de crédito consignado online para encontrar a oferta que melhor se encaixa no seu orçamento. Em poucos minutos você tem acesso a uma proposta personalizada. Comece agora mesmo!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Qual é o limite máximo para o Empréstimo Consignado?

Posts recomendados