INSS lançará o Não me Perturbe dos bancos para evitar ofertas de Crédito

Aposentados e Pensionistas INSS ainda são vítimas de práticas abusivas na oferta do empréstimo consignado. E para coibir esse assédio o INSS deve criar uma lista “Não me perturbe” dos bancos. 

Um dos principais objetivos é garantir o cumprimento da Instrução Normativa nº 100 do INSS, além é claro, do respeito ao Direito do Consumidor.

Saiba mais sobre o projeto e entenda como efetuar suas denúncias.

Lista “Não me perturbe” dos bancos

Baseada no modelo recém-lançado pela Anatel para as chamadas telecons, a lista “não perturbe” dos bancos deve ajudar a minimizar o assédio exagerado das instituições financeiras, na concessão do empréstimo consignado.

Ao se cadastrar no site, o usuário informa o(s) telefone(s) fixos e móveis que deseja não receber mais ligações de telemarketing, bloqueando assim as ligações incômodas.

O “Não me perturbe” do INSS deve funcionar de forma similar não permitindo, portanto que, as instituições financeiras façam ligações para oferecer crédito consignado. Como afirma Renato Vieira, Presidente do Instituto:

O ‘não perturbe’ é o que todos os aposentados esperam. Vai ser a saída para o fim do assédio de muitas instituições financeiras para os nossos aposentados do INSS

Vale lembrar que pelas novas regras da Normativa, quem quiser contratar um empréstimo consignado precisa solicitar o desbloqueio da margem. No entanto, a liberação só está autorizada após 90 dias da concessão do benefício.

Leia tambémO que muda com as novas regras do Empréstimo Consignado INSS 2019?

A iniciativa proíbe bancos de fazer ainda contato com os beneficiários, com este fim, nos primeiros seis meses após a concessão da aposentadoria. A proibição é válida tanto para ligações quanto para qualquer tipo de propaganda.

Priorização do INSS

Renato Vieira, tem participado recentemente de inúmeras discussões e criado novas medidas para enfrentar o vazamento de informações do INSS. Entre as novidades estão, a parceria firmada com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O tema é pauta interna e também do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) formado pela Senacon, Banco Central, Dataprev e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Segundo Vieira, os dois pontos prioritários são:

  1. Adesão da prática abusiva ao “Não me Perturbe”; e 
  2. Fiscalização mais rigorosa em todo fluxo.

No segundo caso, a ideia é acompanhar de perto desde a concessão do benefício até seu pagamento, para tentar identificar as causas do vazamento de informações.

Consumidor.gov.br

O acordo firmado com a Senacon prevê ainda campanhas educativas e de incentivo para que os Aposentados denunciem as instituições que as desrespeitem.

O “Não me perturbe” dos bancos por enquanto, ainda não está em vigor. Mas, futuramente as reclamações poderão ser realizadas pelo portal de intermediação de conflitos Consumidor.Gov.br

Esse é um serviço público e gratuito que permite a negociação direta entre consumidores e empresas. Em breve também será o canal oficial para reclamações e denúncias dos Beneficiários INSS, quanto aos assédios. 

A Senacon já tem uma lista inicial fornecida pelo próprio INSS e já instaurou alguns processos administrativos. As dez empresas com mais reclamações registradas sobre empréstimo consignado serão acionadas.

Entenda o que a bxblue tem feito para tornar o processo de contratação do empréstimo consignado mais seguro, confiável e transparente.

Posicionamento da bxblue

Apesar do fato da bxblue ser um correspondente bancário, também nos preocupamos com todos os usuários que simulam em nosso site.

Em respeito ao Direito do Consumidor, disponibilizamos os Termos de Uso e nossa Política de Privacidade que estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP). Também estamos constantemente avaliando a qualidade do nosso atendimento e serviços. 

Ainda vale informar que não atuamos com telemarketing ativo. Ou seja, não ofertamos empréstimo consignado por telefone e não temos acesso a nenhuma base externa do INSS. 

Nos relacionamos apenas com os usuários que já utilizaram nossos serviços diretamente ou através dos nossos parceiros. Entretanto, ainda assim, mantemos boas práticas em relação ao envio e cancelamento do recebimento das nossas campanhas de marketing.

Informamos ainda que, a contratação do crédito nos bancos parceiros só é possível após os prazos mencionados pela Normativa. Sendo assim, não há como averbar o contrato sem autorização do INSS.

Acreditamos que, quanto mais transparente for toda comunicação, processo e relacionamento neste mercado, todos sairão ganhando.

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