Login no Meu INSS: passo a passo detalhado de como acessar online
Publicado em: 09/09/2020
Precisa acessar os serviços online do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mas ainda não sabe como? Descubra neste guia prático tudo o que você precisa para criar o login no Meu INSS, formas de cadastro, principais formas de acesso à plataforma virtual e muito mais!
O que é preciso para fazer o login no Meu INSS?
Para fazer o login no Meu INSS os cidadãos, Aposentados e Pensionistas devem criar uma conta de acesso, seja por meio do Site ou Aplicativo, para acessar os serviços autenticados.
A plataforma online oferece mais de 90 tipos de serviços a distância que facilitam o acesso gratuito aos extratos do INSS, documentos previdenciários, comprovantes de pagamento de benefícios.
Aqueles que ainda não tiverem um cadastro válido, podem criar a sua conta no Portal Gov.Br. em minutos:
Cadastro único no Gov.Br
Para criar uma conta no Gov.Br, é preciso realizar quatro etapas:
- Vá até o Portal de Contas únicas de acesso do Governo;
- Clique em “Crie sua conta Gov.Br”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis e preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Crie uma senha pessoal segura.
Pronto! Após realizar essas etapas, o seu login no Meu INSS já poderá ser utilizado.
Quais as opções de cadastro disponíveis?
Como fazer o login no Meu INSS?
Para criar uma conta Gov.Br, ou o chamado login único para os serviços digitais do Governo Federal, o cidadão deve se identificar na plataforma, criando uma senha pessoal e confirmar alguns dados pessoais.
Dentre as opções disponíveis estão:
- Validação Facial no App Meu Gov.br;
- Banco do Brasil;
- Internet Banking;
- Número do CPF;
- Certificado digital;
- Certificado digital em nuvem.
Veja, a seguir, os detalhes das principais formas de acesso ao Meu INSS.
1 – Validação Facial no App Meu Gov.br
Quem já tem instalado o aplicativo Meu Gov. Br, pode criar o login no meu INSS pela validação facial (selfie).
O usuário deve informar o CPF, concordar com os termos e depois em “Gerar QR Code”.
O QR Code deve ser lido pelo aplicativo. Para finalizar, basta seguir as instruções da tela.
2 – Login no Meu INSS via autenticação do Banco do Brasil
Outra possibilidade é criar uma conta Gov.Br por meio dos canais de Autoatendimento do Banco do Brasil.
Para dar sequência é preciso clicar em “Li e estou de acordo com os Termos de uso” e em “Ir para o Banco do Brasil”.
Nesse caso, o usuário será redirecionado para o site oficial do Banco do Brasil para proceder com a devida autorização de acesso. Para a autenticação, basta fornecer os dados da agência bancária, número da conta e senha de 8 dígitos.
IMPORTANTE: a conta do Governo Federal não utiliza nenhuma informação financeira (somente o nome completo, data de nascimento e CPF para validar o cadastro).
3 – Criar Conta com Internet Banking
Usuários dos serviços digitais de alguns bancos, podem criar o login no meu INSS pelo internet banking.
Leia também: Como criar o acesso ao Meu INSS pelo Internet Banking ou NAI em 2020?
Atualmente, esta alternativa está disponível para os clientes do Banco do Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.
4 – Login no Meu INSS com CPF e senha
Ao optar pela criação de cadastro com CPF, o interessado deverá informar os números do documento e seu nome completo.
Para prosseguir, é preciso clicar em “Li e estou de acordo com os Termos de uso”, em “Não sou um robô” e em “Avançar”.
Em seguida, basta validar os dados pessoais e profissionais solicitados para habilitar seu cadastro e, consequentemente, criar uma senha de acesso.
5 – Login no Meu INSS com Certificado digital
O login no Meu INSS com esse tipo de certificado está disponível apenas para aqueles que possuem uma chave criptografada. O certificado digital nada mais é do que um documento de identidade virtual utilizado para validar dados de maneira segura em meio eletrônicos.
Quem fizer essa opção, deve aceitar os termos e clicar em “Ler certificado digital”. É preciso conectar a leitora e o cartão digital.
Os passos seguintes são confirmar os dados cadastrais e cadastrar a senha.
6 – Login no Meu INSS com Certificado digital em nuvem
O Gov.Br ainda permite a criação de senhas com o Certificado Digital em Nuvem.
Para tanto, é preciso adquirir um documento para validação de dados digitais do tipo:
- Serpro (NeoID);
- SafeID;
- BirdID;
- RemoteID;
- Nuvem Vidaas.
Depois de selecionar o fornecedor, é necessário concordar com o termos e clicar no botão na parte inferior da tela, para prosseguir.
O processo de autenticação é o mesmo: confirmação de dados cadastrais e criação da senha que é o login do Meu INSS.
Depois de criar a senha já é possível acessar o site ou aplicativo Meu INSS, além dos demais serviços das plataformas digitais do Governo.
Acesso ao site e aplicativo Meu INSS
O login no Meu INSS é feito a partir do Login Único e com a mesma senha tanto no site, quanto no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
O que pode mudar de um usuário para o outro é a forma preferida para fazer a autenticação – que são as mesmas utilizadas no momento do cadastro anterior.
Por regra, alguns serviços podem ser consultados livremente. Para outros, no entanto, é preciso autenticar o usuário, por questão de segurança.
O que fazer se o login no Meu INSS for bloqueado?
Durante a validação do cadastro é preciso preencher algumas perguntas de caráter pessoal e trabalhista. Isso acontece para proteger a segurança dos dados pessoais daqueles que estão acessando a plataforma pela primeira vez.
Em função disso, ao errar mais de uma pergunta acidentalmente, o sistema poderá bloquear o seu login no Meu INSS por 24 horas. Nesse caso, basta aguardar o prazo estipulado para tentar novamente ou ligar na Central de Atendimento 135.
Como recuperar o acesso ao Meu INSS?
Para recuperar o acesso ao Meu INSS, o processo também é muito simples e pode ser feito de forma remota e segura. Esse tipo de serviço é fundamental para aqueles que eventualmente venham a perder ou esquecer a senha cadastrada.
Confira, a seguir, os detalhes de como criar uma nova senha de acesso.
- Acesse o site Meu INSS;
- Toque na guia “Esqueci minha senha”;
- Após ser redirecionado para o Portal Gov.Br, digite seu número de CPF e clique em “Avançar”;
- Toque novamente na guia “Esqueci minha senha” e marque o captcha para confirmar que não é um robô;
- Finalmente, basta escolher uma opção de recuperação de conta, siga as instruções para redefinição de senha e crie uma nova senha.
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