O que é e para que serve a matrícula SIAPE?

consulta matrícula SIAPE

A matrícula SIAPE é o número que identifica o Servidor em determinado órgão. A numeração contém 7 dígitos e não se repete. Ou seja, cada Servidor tem uma combinação diferente.

Pode ser entendida também como o número de registro. Como está associado diretamente com cada Servidor, acaba sendo uma informação solicitada com frequência para identificação.

Saiba como descobrir esse número, no contracheque de Servidores ativos, Aposentados e Pensionistas.

Como fazer a consulta da matrícula do Servidor SIAPE?

A matrícula SIAPE pode ser encontrada nada folha de rosto do contracheque. Geralmente, essa informação está disponível no campo superior, logo nas primeiras linhas, próximo ao nome do Servidor ou Pensionista.

O formato do contracheque pode variar um pouco de um órgão, para o outro. No entanto, a matrícula SIAPE deve ser mencionada obrigatoriamente. Portanto, é possível fazer a consulta tanto na versão impressa, quanto na versão digital do contracheque.

matrícula SIAPE no contracheque

Por se tratar de um número de identificação, qualquer pessoa que tenha vínculo com algum órgão SIAPE, tem a matrícula.

Matrícula SIAPE Servidor Ativo

Os Servidores ativos, que utilizam a matrícula com mais frequência, podem consultar esse dado da mesma forma. Alguns órgãos podem disponibilizar a matrícula no cartão do ponto ou de registro também.

Matrícula SIAPE Servidor Aposentado

Os Servidores Públicos Federais Aposentados também podem consultar a matrícula no contracheque SIAPE. O registro é diferente de quando era ativo, mas a fonte pagadora se manterá a mesma.

Matrícula SIAPE Pensionista

Ao contrário do que muitos pensam, no caso dos Pensionistas, tanto o beneficiário da pensão, quanto o instituidor tem a matrícula SIAPE. E os números também seguem a mesma regra: são diferentes e únicos.

Outra informação que pode ser solicitada é a identificação única. Entenda quais são as principais diferenças e quando utilizar um ou outro.

Qual a diferença entre a matrícula SIAPE e a Identificação Única?

A identificação única, como o próprio nome sugere, serve para identificar os Servidores Ativos e Aposentados no Serviço Público Federal.

Diferente da matrícula, a identificação única é composta por 9 dígitos (somente números). 

matrícula SIAPE e identificação única

Entre as principais diferenças estão:

  • Matrícula SIAPE: é composta por 7 dígitos e utilizada para acesso a serviços externos e confirmações de vínculo com o órgão pagador.
  • Identificação única: é composta por 9 dígitos e utilizada em cadastros e acessos a redes internas do órgão.

É importante não confundir a matrícula SIAPE com a senha do SIGEPE Servidor e Pensionista. Os caracteres ou dígitos são diferentes e utilizados para outras finalidades também.

O Servidor ativo, Aposentado ou Pensionista que quiser ter acesso às informações como prévia do contracheque, consignações, dentre outras, precisa criar uma senha específica para acesso ao SIGAC.

Leia tambémSIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

A senha é pessoal e intransferível. O órgão empregador não tem essa responsabilidade. Portanto, cada Servidor deve criar a sua.

Outra dúvida muito comum é sobre a consulta da matrícula pelo CPF.

É possível consultar a matrícula pelo CPF?

Ao pesquisar em qualquer sistema interno do órgão, geralmente, é possível localizar a matrícula SIAPE pelo CPF. A forma de busca, no entanto, pode variar de sistema a sistema.

Então, caso necessite dessa informação, vale a pena procurar o Departamento de Recursos Humanos, para se informar. 

O número de identificação única também pode ser obtido na unidade pagadora. 

Apesar de, aparentemente, serem números fáceis de memorizar, a recomendação é anotá-los em algum local seguro. Assim, toda vez que precisar, terá essa informação em mãos.

Número da matrícula em caso de progressão ou promoção

Ainda que o Servidor ativo, tenha sido beneficiado por uma progressão ou promoção, o número da matrícula será a mesma.

Vale lembrar que o número da matrícula confirma o vínculo com o órgão Federal e não com a carreira funcional. Dessa forma, o histórico pode ser arquivado física ou eletronicamente, a partir do mesmo registro.

Agora que você já sabe o que é a matrícula e em que casos utilizar, certifique-se de anotá-la. A matrícula e a identificação única são registros importantes em sua carreira no Serviço Público. 

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

O que é e para que serve a matrícula SIAPE?

Posts recomendados