O que é e para que serve a matrícula SIAPE?

A matrícula SIAPE é o número que identifica o Servidor em determinado órgão. A numeração contém 7 dígitos e não se repete. Ou seja, cada Servidor tem uma combinação diferente.

Pode ser entendida também como o número de registro. Como está associado diretamente com cada Servidor, acaba sendo uma informação solicitada com frequência para identificação.

Saiba como descobrir esse número, no contracheque de Servidores ativos, Aposentados e Pensionistas.

Como fazer a consulta da matrícula do Servidor SIAPE?

A matrícula SIAPE pode ser encontrada nada folha de rosto do contracheque. Geralmente, essa informação está disponível no campo superior, logo nas primeiras linhas, próximo ao nome do Servidor ou Pensionista.

O formato do contracheque pode variar um pouco de um órgão, para o outro. No entanto, a matrícula SIAPE deve ser mencionada obrigatoriamente. Portanto, é possível fazer a consulta tanto na versão impressa, quanto na versão digital do contracheque.

Por se tratar de um número de identificação, qualquer pessoa que tenha vínculo com algum órgão SIAPE, tem a matrícula.

Matrícula SIAPE Servidor Ativo

Os Servidores ativos, que utilizam a matrícula com mais frequência, podem consultar esse dado da mesma forma. Alguns órgãos podem disponibilizar a matrícula no cartão do ponto ou de registro também.

Matrícula SIAPE Servidor Aposentado

Os Servidores Públicos Federais Aposentados também podem consultar a matrícula no contracheque SIAPE. O registro é diferente de quando era ativo, mas a fonte pagadora se manterá a mesma.

Matrícula SIAPE Pensionista

Ao contrário do que muitos pensam, no caso dos Pensionistas, tanto o beneficiário da pensão, quanto o instituidor tem a matrícula SIAPE. E os números também seguem a mesma regra: são diferentes e únicos.

Outra informação que pode ser solicitada é a identificação única. Entenda quais são as principais diferenças e quando utilizar um ou outro.

Qual a diferença entre a matrícula SIAPE e a Identificação Única?

A identificação única, como o próprio nome sugere, serve para identificar os Servidores Ativos e Aposentados no Serviço Público Federal.

Diferente da matrícula, a identificação única é composta por 9 dígitos (somente números). 

Entre as principais diferenças estão:

  • Matrícula SIAPE: é composta por 7 dígitos e utilizada para acesso a serviços externos e confirmações de vínculo com o órgão pagador.
  • Identificação única: é composta por 9 dígitos e utilizada em cadastros e acessos a redes internas do órgão.

É importante não confundir a matrícula SIAPE com a senha do SIGEPE Servidor e Pensionista. Os caracteres ou dígitos são diferentes e utilizados para outras finalidades também.

O Servidor ativo, Aposentado ou Pensionista que quiser ter acesso às informações como prévia do contracheque, consignações, dentre outras, precisa criar uma senha específica para acesso ao SIGAC.

Leia tambémSIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

A senha é pessoal e intransferível. O órgão empregador não tem essa responsabilidade. Portanto, cada Servidor deve criar a sua.

Outra dúvida muito comum é sobre a consulta da matrícula pelo CPF.

É possível consultar a matrícula pelo CPF?

Ao pesquisar em qualquer sistema interno do órgão, geralmente, é possível localizar a matrícula SIAPE pelo CPF. A forma de busca, no entanto, pode variar de sistema a sistema.

Então, caso necessite dessa informação, vale a pena procurar o Departamento de Recursos Humanos, para se informar. 

O número de identificação única também pode ser obtido na unidade pagadora. 

Apesar de, aparentemente, serem números fáceis de memorizar, a recomendação é anotá-los em algum local seguro. Assim, toda vez que precisar, terá essa informação em mãos.

Número da matrícula em caso de progressão ou promoção

Ainda que o Servidor ativo, tenha sido beneficiado por uma progressão ou promoção, o número da matrícula será a mesma.

Vale lembrar que o número da matrícula confirma o vínculo com o órgão Federal e não com a carreira funcional. Dessa forma, o histórico pode ser arquivado física ou eletronicamente, a partir do mesmo registro.

Agora que você já sabe o que é a matrícula e em que casos utilizar, certifique-se de anotá-la. A matrícula e a identificação única são registros importantes em sua carreira no Serviço Público. 

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como funciona o aplicativo Meu INSS? Baixe gratuitamente agora Servidor Público Federal: saiba TUDO sobre seu contracheque SIAPE
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de