A matrícula SIAPE é o número que identifica o servidor em determinado órgão. A numeração contém 7 dígitos e não se repete. Ou seja, cada servidor tem uma combinação diferente.
Pode ser entendida também como o número de registro e como está associada diretamente com cada servidor, acaba sendo uma informação solicitada com certa frequência, para a identificação.
Saiba o que é o SIAPE e veja como encontrar o número de matrícula no contracheque de servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
SIAPE: o que é?
SIAPE é a sigla utilizada para Sistema Integrado de Administração de Pessoal. é utilizada para nomear o sistema que faz a integração de todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos.
Até 2017, o sistema foi responsável pela produção das folhas de pagamento de mais de 200 órgãos federais e pelo envio das informações às unidades pagadoras de cada um deles.
Como fazer a consulta da matrícula do servidor SIAPE?
A matrícula SIAPE pode ser encontrada na folha de rosto do contracheque. Geralmente, essa informação está disponível no campo superior, logo nas primeiras linhas, próximo ao nome do servidor ou pensionista.
O formato do contracheque pode variar um pouco de um órgão para o outro. No entanto, a matrícula SIAPE deve ser mencionada obrigatoriamente. Portanto, é possível fazer a consulta tanto na versão impressa, quanto na versão digital do contracheque.



Por se tratar de um número de identificação, qualquer pessoa que tenha vínculo com algum órgão SIAPE, tem a matrícula.
Matrícula SIAPE servidor ativo
Os servidores ativos que utilizam a matrícula com mais frequência podem consultar esse dado da mesma forma. Alguns órgãos podem disponibilizar a matrícula no cartão do ponto ou de registro também.
Matrícula SIAPE servidor aposentado
Os servidores públicos federais aposentados também podem consultar a matrícula no contracheque SIAPE. O registro é diferente de quando era ativo, mas a fonte pagadora se manterá a mesma.
Matrícula SIAPE pensionista
Ao contrário do que muitos pensam, no caso dos pensionistas, tanto o beneficiário da pensão, quanto o instituidor têm a matrícula SIAPE. E os números seguem a mesma regra: são diferentes e únicos.
Outra informação que pode ser solicitada é a identificação única. Entenda quais são as principais diferenças e quando utilizar um ou outro.
Qual a diferença entre a matrícula SIAPE e a Identificação Única?
A identificação única, como o próprio nome sugere, serve para identificar os servidores ativos e aposentados no Serviço Público Federal. Diferente da matrícula, a identificação única é composta por 9 dígitos.



Entre as principais diferenças estão:
- Matrícula SIAPE: é composta por 7 dígitos e utilizada para acesso a serviços externos e confirmações de vínculo com o órgão pagador.
- Identificação única: é composta por 9 dígitos e utilizada em cadastros e acessos a redes internas do órgão.
É importante não confundir a matrícula SIAPE com a senha do SIGEPE Servidor e Pensionista ou do SouGov. Os caracteres ou dígitos são distintos e utilizados para outras finalidades também.
O servidor ativo, aposentado ou pensionista que quiser ter acesso às informações como prévia do contracheque, consignações, dentre outras, precisa criar uma senha específica.
A senha é pessoal e intransferível. O órgão empregador não tem essa responsabilidade. Portanto, cada servidor deve criar a sua.
Outra dúvida muito comum é sobre a consulta da matrícula pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física).



Confira diversos produtos consignados.
É possível consultar matrícula SIAPE pelo CPF?
Ao pesquisar em qualquer sistema interno do órgão, geralmente, é possível localizar a matrícula SIAPE pelo CPF. A forma de busca, no entanto, pode variar de sistema a sistema.
Então, caso necessite dessa informação, vale a pena procurar o Departamento de Recursos Humanos, para se informar. O número de identificação única também pode ser obtido na unidade pagadora.
Apesar de, aparentemente, serem números fáceis de memorizar, a recomendação é anotá-los em algum local seguro. Assim, toda vez que precisar, terá essa informação em mãos.
Número da matrícula em caso de progressão ou promoção
Ainda que o servidor ativo, tenha sido beneficiado por uma progressão ou promoção, o número da matrícula será o mesmo.
Vale lembrar que o número da matrícula confirma o vínculo com o órgão federal e não com a carreira funcional. Dessa forma, o histórico pode ser arquivado física ou eletronicamente, a partir do mesmo registro.
Agora que você já sabe o que é a matrícula e em que casos utilizar, certifique-se de anotá-la. A matrícula e a identificação única são registros importantes em sua carreira no serviço público.
SouGov: nova plataforma para servidores substitui SIAPE e SIGEPE
O SIAPE ficou disponível aos servidores até 2017, quando foi substituído pelo SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal).
Com a mudança, os servidores tinham diversas plataformas SIGEPE que atendiam necessidades específicas, como o SIGEPE Gestor, SIGEPE Banco de Talentos, SIGEPE Servidor e Pensionista e SIGEPE Mobile.
Com o objetivo de centralizar todos os serviços sobre a relação de trabalho dos servidores com a Administração Pública, o governo federal lançou o SouGov, em maio de 2021.
O SouGov tem sua versão em aplicativo, ideal para celulares smartphone e tablets e, desde agosto de 2021 também conta com a versão web.
O desenvolvimento da nova plataforma foi conduzido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia. De acordo com o órgão, a migração dos serviços para o SouGov será feita de modo gradual, em etapas.
A cada fase, novos serviços serão integrados ao aplicativo e ao site SouGov ao passo que as plataformas antigas serão desativadas.
O SIGEPE Mobile e o SIGEPE Banco de Talentos foram os primeiros a serem tirados do ar após o término da migração dos serviços.
O SouGov chegou com 24 serviços, mas quatro novos serviços foram implementados no mês de julho. A expectativa do órgão é que mais funcionalidades sejam incorporadas em breve e que até 2023 a plataforma ofereça 50 serviços.
Consulta da matrícula SIAPE pelo SouGov
Dentre as funcionalidades já liberadas e disponíveis para uso, está a consulta ao contracheque – que é onde consta a matrícula SIAPE. Confira o passo a passo para acessá-lo no aplicativo SouGov:
Acesse a plataforma SouGov e faça o login com a conta cadastrada no sistema gov.br.
Caso não tenha, é possível fazer um cadastro pela própria plataforma. Clique em “Entrar com gov.br”, digite o número do CPF e clique em “Crie sua conta gov.br”.
Importante: se tiver mais de um vínculo com a Administração Pública, selecione o tipo de vínculo em que deseja consultar o contracheque.
Em seguida, vá até a opção “Autoatendimento” e, depois, clique em “Consulta Contracheque” e selecione o mês desejado.



Para fazer o download, clique na seta branca no canto superior direito da tela, ao lado da palavra “Contracheque”.
Deslize a tela para esquerda e selecione opções como “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” ou “Descontos” para ver detalhes em infográficos.



Ao consultar ou abrir o arquivo, o servidor ativo, aposentado ou pensionista pode confirmar a matrícula SIAPE, além de outras informações pessoas e financeiras relevantes.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.