Qual é o melhor banco para a portabilidade do empréstimo consignado?

bxblue - melhor banco para a portabilidade de crédito consignado - pessoa fazendo cálculo no celular, economia de dinheiro, econimizar com taxas de juros

Publicado em: 13/05/2021

Você sabe qual é o melhor banco para a portabilidade do empréstimo consignado? Está pensando em vender a sua dívida?

Entre os bancos eleitos pelos próprios consumidores estão:

  • Banco Banrisul;
  • Banco Cetelem;
  • Banco Daycoval;
  • Banco Itaú;
  • Banco PAN;
  • Banco Santander.

Transfira o contrato do seu empréstimo consignado para um banco com melhores condições. Veja como!

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Como avaliar o melhor banco para a portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito permite a transferência de um banco para o outro. Pela regra, tanto os contratos de empréstimo pessoal (incluindo o consignado), quanto os de financiamento ou leasing podem ser portados.

Portanto, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como os servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas que tiverm um consignado, podem migrar a sua dívida.

O titular da dívida pode migrá-la para outro banco quando quiser, desde que respeitado o número mínimo de parcelas quitadas exigida pelo banco em que é cliente.

Até pouco tempo, esse percentual fica em torno de 30% a 35% do número total de parcela dos contratos, mas podia variar conforme a política de crédito de cada instituição.

No entanto, com as novas regras da portabilidade, restringe um pouco mais a operação por não remunerar as instituições financeiras que fizeram a compra da dívida em menos de 360 dias da data de início do contrato.

A solicitação deve ser realizado pelo próprio titular que deve informar o saldo devedor. Se confirmada a compra da dívida pelo banco, é necessário apresentar o Documento Descritivo de Crédito (DDC), que substitui o Demonstrativo de Evolução da Dívida (DED).

Embora não haja nenhum limite para o número de portabilidades de contratos, por se tratar de uma operação que pode levar de 15 a 20 dias, vale a pena avaliar alguns pontos importantes, antes de decidir fazer essa mudança.

Assim, antes de tomar a decisão é preciso avaliar:

  1. Valor da taxa de juros
  2. Cláusulas contratuais e forma de contratação
  3. Opções de Suporte ou Atendimento aos Clientes

Veja em detalhes cada ponto.

1 – Valor da taxa de juros

Pagar mais barato pelo mesmo empréstimo é dos principais motivos que leva as pessoas à fazer a portabilidade de crédito.

No entanto, ao contrário do que muitos ainda pensam, é preciso comparar o Custo Efetivo Total (ou CET) para saber se a troca é vantajosa financeiramente.

Ter uma taxa de juros menor, no fim das contas não é o único fator. Nem sempre uma taxa de juros mais barata é sinônimo de CET mais barato. E, é preciso lembrar que o que dirá se um empréstimo é mais barato ou não é o seu custo total, ou seja, o CET.

2 – Cláusulas contratuais e forma de contratação

Com a portabilidade do empréstimo consignado o contrato anterior deixa de existir e dá lugar a um novo. Esse novo contrato pode se referir a um único empréstimo ou unificar a dívida de vários bancos.

Portanto, antes de assinar o novo contrato, é preciso se atentar para as cláusulas contratuais, condições e valores da operação e todos os demais itens que sejam relevantes para garantir uma boa troca.

Leia também: Acompanhe a taxa de juros do empréstimo consignado 2021

Para concluir a portabilidade de crédito não é necessário ser correntista do novo banco. Assim, mesmo quem não é cliente de determinada instituição pode vender a sua dívida para o banco de interesse.

Outro aspecto a ser avaliado e que pode facilitar o processo é a forma de contratação. Como muitos bancos já permitem a contratação de forma 100% digital,  a portabilidade de crédito pode ser realizada mais rápida.

3 – Opções de suporte ou atendimento aos clientes

Os bancos têm diversificado cada vez mais seus canais de atendimento aos clientes para facilitar a comunicação. E, embora pareça ser menos importante, saber quais são as opções de suporte disponíveis pode ajudar nesta escolha. Afinal, por mais que se espere não precisar, é bom pelo menos saber como contar.

Outra dica muito boa é avaliar a opinião dos outros consumidores a respeitos dos serviços e atendimento. Essa é uma forma de descobrir não só como os serviços são realizados, mas como os problemas são resolvidos, quando necessário.

Pensando então, nesses critérios, a bxblue listou os 4 melhores bancos para a portabilidade do Empréstimo Consignado. Conheça!

Bancos que fazem a portabilidade do empréstimo consignado

Entre os 6 melhores bancos que fazem a portabilidade do crédito consignado estão:

Banco Banrisul

O Banco Banrisul é uma excelente opção para aposentados e pensionistas INSS. Os servidores públicos também podem contratar ou portar a sua dívida para essa instituição, sem burocracia.

A solicitação da portabilidade pode ser realizada tanto nas agências físicas, quanto online de maneira fácil, rápida e segura. Além disso, o banco conta com condições exclusivas.

Banco Cetelem

Os beneficiários INSS que têm contratos em outros bancos, podem portar a dívida para o Banco Cetelem. Os benefícios se estendem também aos servidores públicos federais (SIAPE).

No Cetelem, os clientes podem contar com taxas de juros mais baratas, contrato com assinatura digital e ainda com Centrais de Atendimento via telefone, chat, e-mail ou redes sociais.

Banco Daycoval

No Daycoval, servidores públicos federais e os beneficiários INSS podem contar com atendimento personalizado.

As taxas de juros estão entre uma das mais baratas do mercado e há ainda a conveniência da contratação da portabilidade de onde estiver, já que o processo pode ser realizado online, pelo computador ou celular.

Dependendo do tempo de contrato da dívida original e o valor do saldo devedor o banco oferece condições especiais para que a dívida mais cara, fique mais barata.

Banco Itaú

O Itaú Consignado é uma das opções mais vantajosas para quem quer contratar ou trocar a dívida por uma mais barata.

Com condições mais competitivas e atendimento personalizado, a instituição é uma das que tem o maior número de clientes. Para fazer a portabilidade do empréstimo consignado para o Itaú, é necessário consultar a instituição e informar o saldo devedor da dívida.

Banco PAN

Uma das vantagens em ser cliente do Banco PAN é ter acesso a taxa de juros mais baratas. Mas não só isso: todos os clientes também podem participar de programas de vantagens exclusivos e garantir benefícios tanto na contratação de um novo empréstimo consignado, quanto na portabilidade do crédito.

O melhor banco para a portabilidade do empréstimo consignado é, sem dúvida, aquele que trará mais vantagens pra você! Mas se precisar pode contar com a ajuda da bxblue para ajudar nessa escolha.

Banco Santander

A portabilidade Santander pode ser obtida de forma muito simples. Dependendas das condições do contrato é possível conseguir ainda a portabilidade com troco.

No caso do consignado, os prazos máximos de 84 meses para aposentados e pensionistas e 96 meses para o servidores federais não pode ser ampliado. No entanto, o Santander disponibiliza taxas de juros e CET bem atrativos – também para os novos clientes.

Ao simular em nosso site você pode comparar a oferta de diversos bancos, inclusive para a compra da sua dívida.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: