Quando é o melhor momento para fazer empréstimo consignado?

Publicado em: 09/06/2021

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira, 9/6, o percentual da inflação do último mês, que chegou a 0,83%, o maior para o mês de maio desde 1996, ou seja, nos últimos 25 anos. Em momentos como o atual, de aumento de preços e crise econômica acentuada, pode surgir a dúvida se é o melhor momento para fazer empréstimo consignado.

A contratação de um empréstimo pessoal, independentemente da modalidade, pressupõe que uma série de aspectos sejam considerados, que vão desde questões pessoais relacionadas ao orçamento até fatores externos.

O cenário é válido também no caso da contratação de empréstimo consignado, que oferece os menores custos do mercado. Entenda os diferentes aspectos para tomar a melhor decisão financeira.

Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.

Quando é o melhor momento para fazer empréstimo consignado?

A resposta sobre quando é o melhor momento para fazer empréstimo consignado é variável, a depender da realidade financeira de cada consumidor.  

Para tanto, é importante ter em vista o cenário econômico atual e as regras do empréstimo consignado, que eventualmente podem passar por alterações.

O empréstimo consignado funciona com o desconto automático das parcelas acordadas com o banco credor, acrescidas de juros e outras taxas. 

Por si só, qualquer tipo de empréstimo cobra juros. No entanto, as taxas podem variar de acordo com o banco e com a modalidade escolhida.

O consignado, por exemplo, oferece as menores taxas de juros do mercado, visto que o risco de inadimplência é menor devido à quitação das parcelas do empréstimo serem feitas por meio do desconto em folha de benefícios, pagamento ou contracheque.

Sendo assim, aqueles que precisam do dinheiro extra mas desejam pagar o mínimo possível por isso, devem ficar atentos às taxas de juros.

Além das variações de valores determinadas pelos bancos e instituições financeiras, mudanças no cenário econômico impactam diretamente nas taxas e, consequentemente, no valor final do empréstimo. 

Com a alta da inflação, que também indica a elevação de preços dos produtos e serviços em geral, aliada ao aumento da Selic, considerada a taxa referência para todas as demais, a expectativa é que as taxas de juros de operações como o empréstimo também subam em breve

De acordo com especialistas e expectativas projetadas pelo mercado financeiro, compiladas nos relatórios semanais do Banco Central, tanto a inflação quanto a Selic devem continuar em progresso até o final do ano. Da mesma forma, espera-se um aumento progressivo nas taxas de juros daqui para a frente.

Outro aspecto é a possibilidade de mudanças legislativas no mercado bancário que possam impactar na oferta do crédito consignado. É o caso, por exemplo, de um aumento ou redução dos custos das instituições financeiras, que podem refletir diretamente nas taxas de juros.

Atualmente, o Congresso analisa a Medida Provisória 1.034/21, que trata do aumento da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de empresas do setor financeiro.

A MP já foi aprovada na Câmara e, se for instituída e virar lei, a nova tributação passaria a valer já a partir de julho – o que pode refletir em aumento dos juros cobrados pelos bancos, como forma de compensar o novo custo do negócio.

As regras do empréstimo consignado

Durante a pandemia, algumas regras do consignado foram alteradas, como o aumento da margem consignável e a possibilidade de suspensão do pagamento das parcelas por até 120 dias.

Estar por dentro das regras atuais é essencial para compreender se, dentro das condições apresentadas, vale a pena contratar um empréstimo ou até mesmo se os requisitos exigidos pela regulamentação são atendidos por quem deseja obter o consignado.

Por exemplo: os aposentados ou servidores públicos que estão considerando contratar um empréstimo consignado devem ter em mente que a margem consignável de 40% é válida apenas até dezembro de 2021.

Logo, os consumidores que querem ou precisem tomar emprestado valores maiores, têm até o fim do ano para obterem mais crédito no mercado.

O que mais levar em consideração ao contratar consignado?

Até o momento, foram citados os fatores externos que devem ser analisados para compreender qual é o melhor momento para fazer empréstimo consignado. 

Entretanto, também é importante estar atento a alguns pontos que dizem respeito à situação daquele que deseja contratar o empréstimo, como a margem consignável e o orçamento pessoal.

Margem consignável

A margem consignável é o limite de quanto pode ser descontado do benefícios previdenciária dos aposentados e pensionistas do INSS ou do contracheque dos servidores.

Com a atual margem de até 40% válida até dezembro deste ano, os segurados do INSS e servidores públicos poderão ter até 40% do salário mensal reservado para o pagamento das parcelas do empréstimo.

A consulta da margem pode ser feita tanto pelo aplicativo do INSS, para os aposentados e pensionistas, quanto no SouGov, para os servidores ativos e inativos.

A margem serve para estabelecer um limite de gastos com consignado e impedir que o consumidor entre em uma situação de superendividamento. Sem margem disponível, não é possível contratar um empréstimo consignado.

Orçamento pessoal

Embora em muitos casos o empréstimo seja feito para a quitação de dívidas, verificar o orçamento pessoal é uma forma de evitar se comprometer financeiramente. Afinal de contas, um empréstimo é uma dívida a longo prazo.

Portanto, é válido se assegurar de que o pagamento das parcelas do empréstimo não afetará o acerto de contas essenciais para a manutenção da vida diária, relacionadas à alimentação e saúde, por exemplo. Para isso, é importante informar-se sobre o valor final do empréstimo, o Custo Efetivo Total (CET).

Como encontrar as melhores ofertas de empréstimo consignado?

A pesquisa é uma prática que faz a diferença na hora de encontrar a melhor oferta de empréstimo consignado. 

E, se antes o processo exigia tempo e dedicação do consumidor, atualmente, com ferramentas online como o simulador de empréstimo consignado, é possível fazer a comparação de ofertas de empréstimo de uma só vez de acordo com as preferências e condições de cada pessoa.

Acesse o simulador gratuito da bxblue, conheça e compare diferentes ofertas de empréstimo consignado até encontrar a que atenda às suas necessidades.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.