12 melhores bancos para refinanciamento de empréstimo consignado

Vários critérios pesam na hora de escolher os melhores bancos para refinanciamento de empréstimo consignado. Conheça os principais.

Beneficiários da Previdência Social, servidores públicos, militares e funcionários de empresas privadas que contam com um empréstimo vigente na modalidade consignatária podem fazer o refinanciamento da dívida a fim de garantir um alívio para o bolso. Por isso, ao contratar a operação, é bom considerar também os melhores bancos para refinanciamento de empréstimo consignado.

Para descobrir os melhores bancos para refinanciar o consignado é fundamental levar diferentes critérios em consideração e comparar as ofertas.

A seguir, confira um guia completo com todas as principais informações sobre o refinanciamento e descubra como fazer a renovação do consignado sem sair de casa.

Refinanciamento de empréstimo consignado

O refinanciamento ou renovação do empréstimo consignado é uma prática muito comum, especialmente quando a pessoa precisa resolver uma dificuldade ou emergência financeira e não deseja fazer um novo empréstimo. Para tanto, deve o tomador da dívida original quitar parcialmente o débito e fazer a renovação do saldo devedor pagando um pouco menos por mês, já que a dívida será estendida.

De modo geral, o mecanismo de refinanciamento do consignado se dá de maneira simples. Primeiramente, o interessado deve ter contratado e já quitado parte do contrato. Então, manifestar seu desejo ao credor para renegociar os termos do contrato atual, a fim de refinanciar o saldo que ainda está pendente.

Na prática, de acordo com as regras adotadas pela modalidade, é importante que o credor tenha recebido entre 15% e 30% do contrato de origem. Por outro lado, tal negociação torna-se vantajosa ao tomador, uma vez que, de acordo com o tipo negociação realizada, a diferença paga pode ser devolvida como um troco, ou seja, mais dinheiro em mãos — sem contar que determinadas condições contratuais podem ser revistas.

Resumidamente, no caso da concretização do refinanciamento de crédito, o banco responsável pelo contrato pode estabelecer novas condições de pagamento, como a atualização das taxas de juros e prazo.

Por fim, vale ressaltar que o refinanciamento é uma prática disponível para as categorias que são beneficiadas pelo empréstimo consignado.

Por fim, destaca-se que o prazo limite de um refinanciamento corresponde ao mesmo adotado no momento de concessão de um crédito novo, ou seja, 84 meses para o consignado INSS e 96 meses para o consignado SIAPE.

Vantagens

O refinanciamento do empréstimo pode ser uma alternativa útil e atraente em especial para aqueles que precisam economizar em sua despesa mensal. Portanto, dentre as vantagens de se renovar o crédito, destacam-se benefícios, tais como:

  • prazo de pagamento ampliado: é possível retornar a dívida para o seu prazo original e, consequentemente, as parcelas que são descontadas mensalmente do salário ou benefício do tomador tendem a serem reduzidas, o que, por sua vez, promove um alívio financeiro;
  • taxas de juros reduzidas: o custo do empréstimo consignado é sabidamente um dos menores do mercado. Entretanto, em alguns casos a renovação do empréstimo pode oferecer a oportunidade de se reduzir ainda mais as taxas aplicadas originalmente, principalmente em relação a outras despesas que compõe o Custo Efetivo Total (CET) da dívida;
  • possibilidade de troco: por fim, com o refinanciamento do empréstimo consignado, o tomador pode, em razão da sua negociação com a instituição credora, já que não se trata de uma obrigação, receber um troco em dinheiro, equivalente aos valores já pagos.

Como encontrar os melhores bancos para refinanciar o consignado?

Com o refinanciamento do consignado, a dívida tende a ficar mais barata, principalmente quando a nova opção contratada apresenta taxas de juros mais acessíveis. Para tanto, é fundamental encontrar bancos que ofereçam as melhores condições – isso porque o refinanciamento é a renegociação da dívida com a instituição credora original; ou seja, ao fazer um consignado novo, é bom já ter em mente os critérios.

A seguir, confira mais detalhes de cada um dos aspectos a serem avaliados:

Ver histórico do banco

Em primeiro lugar, é essencial que o banco escolhido ofereça, reconhecidamente, bons serviços financeiros. Afinal, dessa forma pode-se minimizar eventuais problemas associados à contratação do crédito, especialmente em relação a apresentação de documentação para formalização do pedido ou, ainda, taxas de juros embutidas no contrato cuja explicação foi insuficiente para elucidar todos os pontos no momento da contratação.

Diante disso, uma das principais formas de conferir o histórico de uma instituição financeira é buscar informações com quem já foi ou é cliente atual. O site Reclame Aqui oferece dados vitais para conhecer melhor a qualidade de atendimento e relacionamento da instituição com seus próprios clientes.

Além disso, órgãos e plataformas oficiais como o Banco Central, o Consumidor.gov e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) são ótimas fontes de informações.

Comparar taxas

Avaliar as taxas aplicáveis em diferentes bancos pode contribuir para encontrar melhores ofertas de empréstimo consignado e ter ainda mais segurança ao renegociar o contrato com o banco credor atual.

Apesar de a modalidade ser regulada por regras e legislações específicas, cada banco tem autonomia para estabelecer sua própria política de crédito. Nesse sentido, a disponibilidade de ofertas se sujeita às exigências e circunstâncias propostas pela instituição pretendida — e é justamente nesse contexto que a bxblue está inserida.

A plataforma gratuita tem critérios rigorosos para validar os melhores bancos na hora de fazer a renegociação do empréstimo consignado. Por isso, ao contar com a bxblue, o tomador pode ter maior tranquilidade, pois estará garantindo a melhor taxa de juros e negociando com os bancos mais tradicionais do mercado.

Canais de atendimento disponíveis

Avaliar os canais de atendimento disponíveis na hora de escolher uma instituição financeira é um aspecto muito importante, embora não se trate de um fator de primeira necessidade.

Isso porque um bom atendimento é fundamental para garantir um diálogo eficiente com a instituição consignatária responsável pelo crédito. Apesar de ninguém desejar passar por um problema, ter várias opções para resolvê-los, bem como sanar dúvidas, é a melhor escolha.

Canais para contratação

Por se tratar de uma linha de crédito cuja contratação pode ser realizada à distância, o interessado tem a oportunidade de avaliar as ofertas de refinanciamento do empréstimo em plataformas de crédito online, como a bxblue. Simples, rápido e prático, o processo permite até mesmo o envio dos documentos necessários, averbação e assinatura do novo contrato remotamente.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

12 melhores bancos para refinanciamento de empréstimo consignado

Abaixo consta uma lista com as principais instituições financeiras do país conhecidas por oferecer empréstimos com desconto automático no salário ou benefício do tomador e, portanto, aptas ao refinanciamento do empréstimo consignado. Confira:

  1. Banco Banrisul: o Banrisul oferece a servidores públicos e beneficiários do INSS o empréstimo consignado com excelentes taxas. A contratação, que pode ser feita online através do app ou internet banking, tem as parcelas consignadas na folha de pagamento do tomador e não é necessário a apresentação de avalistas;
  2. Banco BMG: o Banco BMG é uma das principais instituições que operam a modalidade de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, além de servidores públicos. Com taxas competitivas, o BMG conta também com condições exclusivas em caso de renegociação da dívida;
  3. Banco Bradesco: o crédito consignado Bradesco pode ser contratado ou renegociado por servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e beneficiários do INSS, clientes ou não correntistas do banco. No caso de correntistas, tanto a contratação quanto a renegociação pode ser feita diretamente via app, internet banking ou centrais de autoatendimento;
  4. Banco Cetelem: no Cetelem, aposentados e pensionistas do INSS podem contratar o empréstimo consignado pagando uma das melhores taxas do mercado. Dentre outras vantagens, se destaca o processo de contratação ou renegociação do contrato, que pode ser realizado 100% virtualmente;
  5. Banco Daycoval: o Banco Daycoval disponibiliza uma série de vantagens para os consumidores que desejam renegociar a dívida e garantir um troco. O prazo máximo para quitação do empréstimo, bem como no caso de uma nova renegociação vai até 84 parcelas, sendo os juros e o valor pré-fixados, ou seja, o tomador já fica sabendo, no ato da assinatura, quanto irá pagar ao longo do empréstimo;
  6. Banco do Brasil: disponível tanto para aposentados e pensionistas do INSS quanto para servidores do governo federal, Estados e municípios conveniados à instituição, o Banco do Brasil oferece excelentes taxas para contratação do consignado, além da carência de até 180 dias para o pagamento da primeira parcela;
  7. Banco Olé Consignado: o Olé Consignado é uma instituição que conta com excelentes condições para o consignado INSS. Além disso, o interessado pode estabelecer os moldes do seu novo contrato no conforto de sua casa, já que não é necessário ir até uma agência física, bastando, portanto, um dispositivo eletrônico conectado à internet. O Banco ainda oferece um cartão de crédito da modalidade sem pagamento de taxas adicionais, como a anuidade;
  8. Banco Pan: beneficiários do INSS e servidores públicos, mediante situação de emergência, também podem fazer o refinanciamento de empréstimo consignado em vigência no Banco Pan. Além de taxas reduzidas, o interessado, ainda que esteja negativado, poderá pagar o seu novo contrato com prazo estendido via desconto automático no salário, aposentadoria ou pensão;
  9. Financeira BRB: a Financeira BRB disponibiliza a opção de refinanciamento do contrato que, por sua vez, pode ser pago em até 84 ou 96 meses, dependendo do tipo de convênio. Além disso, para garantir a segurança dos tomadores, o interessado também pode contratar o seguro prestamista;
  10. Financeira AL5: a Financeira AL5 oferece aos interessados excelentes taxas e condições de pagamento. Se comparada a outras modalidades, o crédito consignado do AL5 Bank pode ser até 10x menor e, portanto, para quem precisa de um alívio no bolso, mediante uma situação de reestruturação ou crise financeira, pode aproveitar todas as condições exclusivas do refinanciamento de crédito;
  11. Agibank: aposentados e pensionistas que desejam refinanciar o contrato de empréstimo com o Agibank contam com uma série de benefícios e vantagens, sobretudo por se tratar de uma modalidade em que as taxas são uma das menores do mercado. O crédito consignado INSS, por exemplo, possui taxas mensais de 2,16% e anuais de 29,24%;
  12. Banco Safra: o crédito consignado do Banco Safra é uma modalidade que oferece inúmeras vantagens para aqueles que dependem de crédito extra para organizar sua vida financeira ou, ainda, realizar um grande objetivo pessoal. Destinado para beneficiários do INSS, servidores públicos e empregados da iniciativa privada, as parcelas são descontadas automaticamente do benefício ou salário do tomador.

Para comparar taxas, prazos e valores de diferentes bancos, basta simular gratuitamente com a bxblue.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado