bxblue-meu-bolso-em-dia.jpg

Meu Bolso em Dia: a plataforma gratuita de educação financeira

Simule um empréstimo consignado grátis

Em parceria com o BC (Banco Central), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) acaba de lançar a plataforma digital de educação financeira: Meu Bolso em Dia.

O site conta com inteligência artificial que faz sugestões personalizadas para os usuários, a partir da análise de cada perfil financeiro.

Acompanhe o texto para saber mais sobre a plataforma, conhecer os serviços disponíveis e aprender a usá-los.

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Sobre o Meu Bolso em Dia

A plataforma Meu Bolso em Dia foi desenvolvida com o apoio de bancos do Sistema Financeiro Nacional.

Já os conteúdos disponíveis na ferramenta foram elaborados por educadores, especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor, a partir da colaboração dos membros da Comissão de Cidadania Financeira, da Febraban.

A iniciativa de criar a plataforma foi tomada sob a perspectiva de que a educação financeira impacta positivamente o setor econômico como um todo e o reconhecimento de que ela possibilita que as pessoas assumam o controle das finanças e alcancem a saúde financeira.

Estamos certos de que a educação personalizada e intuitiva encontrada na plataforma contribuirá para a melhoria da saúde financeira da população, de forma recorrente e duradoura”, constatou o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Moura, em nota divulgada pelo órgão.

Para aqueles que não estão familiarizados com o tema, educação financeira consiste no processo de ensino-aprendizagem sobre a administração de recursos financeiros, com o intuito de promover aos cidadãos a autonomia para tomar decisões, bem como o conhecimento para usufruir dos recursos de forma consciente e se proteger contra imprevistos financeiros.

Quais serviços estão disponíveis na plataforma?

A ferramenta dispõe de uma trilha de aprendizagem formada com base na análise do perfil do usuário e em conteúdos personalizados com base no perfil financeiro traçado são recomendados ao cidadão.

Cada uma das trilhas possui missões que devem ser finalizadas pelos usuários, tais como a leitura de conteúdos ou realização de cursos. Ao concluir uma missão, a pessoa avança um nível.

A cada nível avançado, o usuário recebe pontos que quando acumulados podem ser trocados por benefícios como assessoria financeira, descontos, taxas menores em renegociações ou vouchers para compras oferecidos pelos bancos parceiros. A pontuação poderá ser convertida a partir de março de 2022.

Ao todo, são quatro trilhas do conhecimento: orçamento pessoal e familiar; poupança e investimento; uso do crédito e planejamento para curto, médio e longo prazo.

Confira todas as funcionalidades disponíveis na plataforma:

  • Artigos sobre dívidas, finanças pessoais, poupança, investimento, empreendedorismo e planejamento financeiro, além de dicas sobre aposentadoria
  • E-books sobre como guardar dinheiro, renda extra, reserva de emergência e como sair das dívidas
  • Vídeos com temáticas como fobia financeira, técnicas para guardar dinheiro, organização das finanças e orçamento pessoal e familiar na pandemia
  • Planilhas para organizar o orçamento voltadas para orçamento familiar, estudantes e primeiro emprego, aposentados e pensionistas e controle orçamentário pessoal
  • Calculadora de quanto economizar para alcançar um determinado objetivo
  • Calculadora de qual combustível vale mais a pena
  • Tutoriais sobre como declarar, como funciona a restituição e novidades sobre o imposto de renda 

Confira diversos produtos consignados.

Para chegar até o perfil financeiro de cada usuário, a plataforma recorre à ferramenta I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro), também da Febraban, que consiste no preenchimento de um breve questionário sobre finanças pessoais, que deve ser respondido pelo usuário. 

Com base nas respostas, a ferramenta faz um diagnóstico financeiro e compartilha o que o usuário deve fazer para melhorar sua saúde financeira.

Quem pode usar o site Meu Bolso em Dia?

O site Meu Bolso em Dia pode ser usado por todos os brasileiros, de forma gratuita

Superar o desafio de ampliar o acesso da população a esta importante ferramenta, que traz uma solução útil, efetiva e atrativa para o cidadão, tem sido nosso objetivo e motivação para investir na plataforma.

Presidente da Febraban, Isaac Sidney, em nota publicada pelo órgão

Como acessar a plataforma?

O Meu Bolso em Dia é um site e, portanto, é necessário ter acesso à internet para ser utilizado. 

A plataforma pode ser usada tanto a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets, quanto em computadores

Para isso, basta digitar o endereço meubolsoemdia.com.br na barra de navegação de navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, ou clicar neste link para ser automaticamente redirecionado ao site.

Dúvidas frequentes

O Meu Bolso em Dia é confiável?

Essa é uma das dúvidas que os consumidores têm, e a resposta é afirmativa: sim, a plataforma Meu Bolso em Dia é confiável e segura. Desenvolvida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a plataforma disponibiliza conteúdos para a saúde financeira dos consumidores, como por exemplo auxiliar para sair das dívidas, poupar e investir melhor.

Qual o objetivo da plataforma Meu Bolso em Dia?

O site foi criado com o intuito de contribuir com a educação financeira dos brasileiros, com dicas e informações de finanças pessoais, cursos e planilhas de controle financeiro para diversas situações. Além disso, os materiais explicam os principais serviços bancários (como saques, depósitos, transferências, como preencher cheques) e novidades como Pix e open banking.


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado