Meu Bolso em Dia: conheça plataforma gratuita de educação financeira

Descubra como funciona, quem pode utilizar e como acessar a plataforma Meu Bolso em Dia, iniciativa entre Banco Central e Febraban.

bxblue-meu-bolso-em-dia.jpg

Em parceria com o BC (Banco Central), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) acaba de lançar a plataforma digital de educação financeira: Meu Bolso em Dia.

No ar desde o dia 03/11, o site conta com inteligência artificial que faz sugestões personalizadas para os usuários, a partir da análise de cada perfil financeiro.

Acompanhe o texto para saber mais sobre a plataforma, conhecer os serviços disponíveis e aprender a usá-los.

Sobre o Meu Bolso em Dia

A plataforma Meu Bolso em Dia foi desenvolvida com o apoio de bancos do Sistema Financeiro Nacional.

Já os conteúdos disponíveis na ferramenta foram elaborados por educadores, especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor, a partir da colaboração dos membros da Comissão de Cidadania Financeira, da Febraban.

A iniciativa de criar a plataforma foi tomada sob a perspectiva de que a educação financeira impacta positivamente o setor econômico como um todo e o reconhecimento de que ela possibilita que as pessoas assumam o controle das finanças e alcancem a saúde financeira.

Estamos certos de que a educação personalizada e intuitiva encontrada na plataforma contribuirá para a melhoria da saúde financeira da população, de forma recorrente e duradoura”, constatou o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Moura, em nota divulgada pelo órgão.

Para aqueles que não estão familiarizados com o tema, educação financeira consiste no processo de ensino-aprendizagem sobre a administração de recursos financeiros, com o intuito de promover aos cidadãos a autonomia para tomar decisões, bem como o conhecimento para usufruir dos recursos de forma consciente e se proteger contra imprevistos financeiros.

Quais serviços estão disponíveis na plataforma?

A ferramenta dispõe de uma trilha de aprendizagem formada com base na análise do perfil do usuário e em conteúdos personalizados com base no perfil financeiro traçado são recomendados ao cidadão.

Cada uma das trilhas possui missões que devem ser finalizadas pelos usuários, tais como a leitura de conteúdos ou realização de cursos. Ao concluir uma missão, a pessoa avança um nível.

A cada nível avançado, o usuário recebe pontos que quando acumulados podem ser trocados por benefícios como assessoria financeira, descontos, taxas menores em renegociações ou vouchers para compras oferecidos pelos bancos parceiros. A pontuação poderá ser convertida a partir de março de 2022.

Ao todo, são quatro trilhas do conhecimento: orçamento pessoal e familiar; poupança e investimento; uso do crédito e planejamento para curto, médio e longo prazo.

Confira todas as funcionalidades disponíveis na plataforma:

  • Artigos sobre dívidas, finanças pessoais, poupança, investimento, empreendedorismo e planejamento financeiro, além de dicas sobre aposentadoria
  • E-books sobre como guardar dinheiro, renda extra, reserva de emergência e como sair das dívidas
  • Vídeos com temáticas como fobia financeira, técnicas para guardar dinheiro, organização das finanças e orçamento pessoal e familiar na pandemia
  • Planilhas para organizar o orçamento voltadas para orçamento familiar, estudantes e primeiro emprego, aposentados e pensionistas e controle orçamentário pessoal
  • Calculadora de quanto economizar para alcançar um determinado objetivo
  • Calculadora de qual combustível vale mais a pena
  • Tutoriais sobre como declarar, como funciona a restituição e novidades sobre o imposto de renda 
Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Para chegar até o perfil financeiro de cada usuário, a plataforma recorre à ferramenta I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro), também da Febraban, que consiste no preenchimento de um breve questionário sobre finanças pessoais, que deve ser respondido pelo usuário. 

Com base nas respostas, a ferramenta faz um diagnóstico financeiro e compartilha o que o usuário deve fazer para melhorar sua saúde financeira.

Quem pode usar o site Meu Bolso em Dia?

O site Meu Bolso em Dia pode ser usado por todos os brasileiros, de forma gratuita

Superar o desafio de ampliar o acesso da população a esta importante ferramenta, que traz uma solução útil, efetiva e atrativa para o cidadão, tem sido nosso objetivo e motivação para investir na plataforma.

Presidente da Febraban, Isaac Sidney, em nota publicada pelo órgão

Como acessar a plataforma?

O Meu Bolso em Dia é um site e, portanto, é necessário ter acesso à internet para ser utilizado. 

A plataforma pode ser usada tanto a partir de dispositivos móveis como smartphones e tablets, quanto em computadores

Para isso, basta digitar o endereço meubolsoemdia.com.br na barra de navegação de navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, ou clicar neste link para ser automaticamente redirecionado ao site.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado