Meu INSS fora do ar: veja serviços afetados e o que fazer
Ao todo, mais de 90 funcionalidades podem ser acessadas na plataforma. Conheça alternativas para acessá-las com o Meu INSS fora do ar.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como os demais beneficiários da Previdência Social podem consultar e/ou solicitar uma série de serviços previdenciários e assistenciais por meio dos canais digitais do órgão. Porém, poucas pessoas sabem o que é preciso fazer com o Meu INSS fora do ar.
Em geral, quando isso ocorre as consultas tendem a ficar prejudicadas.
Abaixo, veja em detalhes quais serviços podem ser afetados se o Meu INSS ficar fora do ar, conheça as razões mais comuns para o problema e descubra o que você pode fazer em tais situações.
Meu INSS fora do ar
O Meu INSS é uma plataforma que reúne, em um só lugar, diversos serviços virtuais disponibilizados pelo órgão da Previdência Social. A ferramenta surgiu a partir da necessidade de facilitar o acesso à consulta e informações relativas às contribuições previdenciárias, bem como os benefícios assistenciais e previdenciários do INSS.
Ao acessá-lo é possível solicitar aposentadorias, auxílios e até mesmo enviar atestados médicos, sem sair de casa. Contudo, por se tratar de uma central de serviços digitais, a plataforma está sujeita a eventuais falhas.
Descubra quais serviços podem ser afetados se o sistema do Meu INSS sair do ar.
Quais serviços são afetados quando o Meu INSS está fora do ar?
Os segurados do INSS têm acesso a uma lista com mais de 90 serviços digitais.
Em razão da indisponibilidade do sistema, o cidadão pode ter problemas para utilizar as seguintes funcionalidades:
- Aposentadoria por idade urbana
- Aposentadoria por idade rural
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Agendamentos e consultas de pedidos
- Extrato previdenciário (CNIS)
- Extrato de pagamento de benefício
- Extrato de empréstimo consignado
- Extrato para Imposto de Renda
- Carta de concessão do benefício
- Agendamento de perícia médica
- Consultar revisão de benefício − Artigo 29
- Alterar dados básicos de contato
- Resultado da perícia médica
- Recurso
- Revisão
- Alteração de forma de pagamento
- Reativar benefício
- Atualização de dependentes para Imposto de Renda
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo
- Cadastrar ou renovar procuração
- Certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS
- Cadastrar pensão alimentícia
- Pecúlio
- Pensão por morte
- Salário-maternidade
- Calculadora da aposentadoria por idade ou tempo de contribuição
- Acordos internacionais
- Marcação ou remarcação de perícia médica, etc
Lembrando que tanto no site quanto no aplicativo, os serviços disponíveis são os mesmos. Por isso, quando o Meu INSS estiver indisponível para a versão web, por exemplo, uma saída pode ser tentar entrar no app ou vice-versa.
Meu INSS fora do ar afeta a contratação de empréstimo consignado?
Para fazer a solicitação de um consignado, o benefício precisa estar desbloqueado para empréstimo e o beneficiário deve ter consigo um extrato do benefício recente, pois esse é um dos documentos exigidos para dar continuidade à operação.
Ambos podem ser consultados pela plataforma e, caso ela apresente problemas, o que pode ocorrer é o processo de contratação demorar mais que o previsto.
Contudo, se o processo estiver em uma fase mais avançada, que independa de atuação do órgão pagador (por exemplo, após a averbação do contrato), a contratação não será afetada.
O que você quer descobrir?
Seu convênio:
Qual é a sua margem consignável?
Em quantas parcelas?
Em quantas parcelas?
Em quantas parcelas?
Empréstimo de até
R$
Proposta sujeita à confirmação de margem consignável
Meu INSS fora do ar: possíveis causas
As instabilidades do sistema são relativamente comuns e afetam também páginas oficiais do governo. Sendo assim, tanto a versão para web quanto o aplicativo Meu INSS podem ficar fora do ar por uma série de razões. A seguir, veja as causas mais comuns:
Instabilidades no servidor
Via de regra, o principal motivo para que o Meu INSS fique fora do ar são as falhas nos servidores. Normalmente, elas são provocadas por alterações que, por sua vez, podem ocasionar erros como a derrubada do site ou do aplicativo.
Nesse caso, por se tratar de uma situação que não depende das ações dos usuários, o mais recomendado é aguardar por um período até que a conexão se restabeleça. Em geral, esse tipo de falha tende a ser corrigida dentro de algumas horas.
Atualização de versão
Outra causa comum para a indisponibilidade dos servidores do Meu INSS é a atualização da plataforma.
Desse modo, à medida que surgem novas atualizações para correção de erros comuns, a plataforma pode ficar temporariamente fora do ar.
Em situações como esta, vale verificar se o aplicativo está atualizado com a versão mais recente. A consulta pode ser feita nas lojas de aplicativos App Store e Play Store.
Manutenção no sistema
Tal como ocorre com a atualização de versões do sistema, o mesmo pode passar por alguns processos de manutenção a fim de melhorar as funcionalidades da plataforma.
O surgimento de novos recursos ou a melhoria da navegabilidade podem gerar, momentaneamente, uma falha do sistema.
Excesso de acessos simultâneos
Ao passo que as pessoas utilizam com bastante frequência os serviços do Meu INSS, a conexão com a rede pode passar por momentos de instabilidade com sobrecarga de acesso.
Esse problema é o mesmo que ocorre, por exemplo, quando centenas de pessoas acessam, ao mesmo tempo, o sistema do Banco Central para verificar valores a receber ou o site do Enem, para consultar a sua nota na prova.
A queda do site pode acontecer em função da incapacidade da rede em lidar com todos os dados em uma única vez. Consequentemente, a conexão torna-se instável e as plataformas podem ficar novamente fora do ar.
Erros de conexão
Eventualmente, um erro de conexão pode ocorrer por diferentes motivos. Em geral, elas estão associadas a problemas na conexão com o SSL — um certificado digital que autentica a identidade de um site — o que interrompe o acesso do usuário.
Embora seja um sistema seguro, o Meu INSS pode sofrer com esse tipo de problema. Logo, para solucioná-lo, basta seguir as orientações destacadas na tela, de modo a corrigir a mensagem de erro de falha na conexão. Outro ponto é tentar o acesso por meio de um navegador que tenha seus protocolos de segurança devidamente instalados.
O que fazer quando o Meu INSS estiver fora do ar?
Existem algumas alternativas simples e rápidas para conferir se o Meu INSS está fora do ar. Em primeiro lugar, recomenda-se verificar se há uma conexão válida com a internet.
Outra saída é averiguar, por exemplo, se o domínio digitado no navegador está correto. Ainda, uma terceira opção é trocar a forma de acesso: se estiver tentando pelo app Meu INSS, tentar o acesso por meio da versão web e vice-versa.
Caso o problema persista, pode ser necessário buscar alternativas para acessar os serviços da plataforma.
Central telefônica 135
A Central 135 é um canal de atendimento remoto no qual os usuários podem fazer agendamentos e requerimentos, bem como consultar uma série de informações. Dessa forma, caso o site ou aplicativo Meu INSS esteja indisponível, o interessado ainda poderá ter seu atendimento concluído.
Vale lembrar que, assim como o atendimento virtual, as ligações também podem gerar o número do protocolo de atendimento. Com ele, o cidadão poderá, posteriormente, acompanhar o andamento da sua solicitação por meio dos canais digitais do Meu INSS.
Ademais, para protocolar sua solicitação, basta informar alguns dados pessoais a fim de confirmar a titularidade da conta, como CPF, NIS/PIS/NIT ou o Número do Benefício.
A ligação para a Central 135 é gratuita para telefones e tem o custo de uma ligação local para celulares.
Atendimento presencial
Por fim, a retomada do atendimento presencial nas agências do INSS possibilita aos interessados o comparecimento até a unidade mais próxima para concluir sua solicitação ou pedido de requerimento.
Para tanto, os atendimentos sem agendamentos devem ser submetidos a um processo de triagem prévia para esclarecimentos de dúvidas gerais.
Já os atendimentos mais específicos requerem o agendamento para que, na data e horário marcados, o cidadão possa ter sua situação analisada por um especialista da agência previdenciária.
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Publicado em: 18/04/2022