Minha aposentadoria não caiu: o que devo fazer?

A aposentadoria não caiu? Entenda quais motivos podem estar por trás do atraso e saiba o que fazer em situações como essa.

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Os primeiros e últimos dias de cada mês são as datas de pagamento dos benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), de acordo com o calendário divulgado pelo próprio órgão previdenciário. Contudo, se o valor não é depositado, aposentados da Previdência Social ficam na dúvida: “minha aposentadoria não caiu, o que fazer?”.

Mais adiante, reunimos possíveis razões para o valor do benefício previdenciário não ter caído na conta conforme o calendário, o que fazer nesse caso e como saber se o dinheiro foi depositado na conta do beneficiário. Confira.

Como verificar se a aposentadoria caiu na conta?

A principal forma de verificar se o valor da aposentadoria foi depositado ao segurado é acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. É possível acessar o histórico de pagamento do benefício dentro de casa.

Para isso, o usuário deve fazer o login na plataforma por meio da conta cadastrada no sistema gov.br e, ao entrar no Meu INSS, ir até “Serviços”, depois em “Extratos/Certidões/Declarações” e, por fim, em “Extrato de Pagamento de Benefício”, onde é possível selecionar o período desejado. 

Confira as ilustrações abaixo para maiores detalhes:

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Foto: Captura de tela | Meu INSS
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Foto: Captura de tela | Meu INSS
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Foto: Captura de Tela | Meu INSS
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Foto: Captura de tela | Meu INSS

Diante da impossibilidade de acessar o extrato pela internet, o beneficiário da Previdência Social pode ligar para o telefone 135 do INSS para fazer a solicitação.

Ao suspeitar de uma possível falha no pagamento, é preciso consultar o calendário de pagamento do INSS para confirmar se de fato a data para o depósito do benefício é a esperada. Os dias de pagamento são definidos conforme o número final do cartão de benefício.

Também é importante verificar os canais de contato registrados no INSS para saber se houve alguma comunicação do órgão. Quando ocorre a cessação, bloqueio ou suspensão do benefício, por exemplo, o INSS notifica o segurado.

3 razões para a aposentadoria não ter sido depositada

A falha no pagamento da aposentadoria pode ser desencadeada por diferentes fatores. A seguir, listamos os três mais comuns.

1. Falha do sistema

Os pagamentos do INSS são feitos por meio de sistemas, os quais estão sujeitos à falhas do próprio órgão e do banco responsável pelo pagamento.

Eventualmente, por questões técnicas, pode acontecer uma falha no sistema e, consequentemente, atrasos no pagamento. 

Geralmente, nestas situações, o dinheiro é depositado assim que o problema é resolvido.

2. Atraso do órgão previdenciário

A fila de espera do INSS estava próxima de 2 milhões em julho de 2021 (1,8 milhões). O alto volume de demandas pode impactar diretamente a realização de pagamentos, sobretudo daqueles que receberão o primeiro pagamento do benefício.

Isso ocorre devido ao atraso no processamento do benefício que por sua vez atrasa a liberação do dinheiro. Além disso, outros problemas internos do órgão também podem fazer com que o atraso no pagamento ocorra.

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3. Dados errados no sistema

É de extrema importância que o aposentado deixe os dados sempre atualizados junto ao INSS, pois informações bancárias incorretas ou dados pessoais podem afetar o depósito do dinheiro.

Os dados podem ser atualizados pelos beneficiários no site e aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O erro também pode acontecer no próprio órgão, ao processar as informações de pagamento durante o período de maciça, o que pode fazer com que o pagamento não seja efetuado ou até mesmo que seja efetuado no valor incorreto.

Minha aposentadoria não caiu: e agora?

Caso o pagamento da aposentadoria não seja efetuado na data correta, o aposentado deve abrir um requerimento junto ao INSS, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, para solicitar o depósito do dinheiro.

Confira o passo a passo para fazer a solicitação:

  1. Acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com a conta gov.br
Foto: Captura de tela | Meu INSS
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Foto: Captura de tela | Meu INSS

2. Clicar em “Agendamentos/Solicitações” e, depois, em “Novo Requerimento”

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Foto: Captura de tela | Meu INSS
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Foto: Captura de tela | Meu INSS

3. No campo de pesquisa, digitar “Solicitar Pagamento” e, assim que a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido” aparecer na tela, clicar com o mouse.

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Foto: Captura de tela | Meu INSS

4. Aparecerá uma mensagem com a solicitação da atualização dos dados de contato. Clicar em “Atualizar”. Se algum dado estiver desatualizado, basta substituí-los e clicar em “Atualizar”. Do contrário, clicar em “Avançar”.

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Foto: Captura de tela | Meu INSS

5. Uma mensagem com detalhes sobre o serviço aparecerá na tela. Clicar em “Avançar” novamente.

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Foto: Captura de tela | Meu INSS

6. Na página seguinte, aparecerá um formulário. Preencher o número de celular, e selecionar a opção “Sim” na pergunta “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?”.

Ainda nesta etapa, informar o número do benefício e especifique se deseja cadastrar um procurador ou representante. Feito isso, selecionar a opção “Avançar”.

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Foto: Captura de tela | Meu INSS

Após a abertura do requerimento, o usuário pode acompanhar o status da solicitação no aplicativo ou no site Meu INSS. Para tanto, é preciso clicar em “Agendamentos/Solicitações” e clicar sobre o requerimento desejado para ver mais detalhes.

Segundo informações do INSS, o tempo médio de resposta para solicitações de pagamento de benefício não recebido é 45 dias corridos.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

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