Mulheres são maioria na contratação de consignado, indica levantamento

Estudo feito pela bxblue revela que mulheres são maioria na contratação de consignado. Veja histórico dos últimos anos.

Um levantamento feito pela inteligência de dados da bxblue, fintech de crédito online, revelou que as mulheres são maioria na contratação de consignado.

Veja o histórico de contratações feitas por mulheres nos últimos anos e saiba quando serviços de crédito passaram a ser ofertados para os dois gêneros.

Contratações de empréstimo consignado feitas por mulheres na bxblue, nos últimos 3 anos

O ano de 2018 foi o mais expressivo para as mulheres em termos quantitativos, em comparação com os homens, conforme o estudo desenvolvido pela inteligência de dados da bxblue. Cerca de 134 mil mulheres contrataram empréstimo consignado, contra aproximadamente 113 mil homens. Isto é, 52% e 44%, respectivamente.

Já em 2019, a diferença no número de contratações por gênero diminuiu de 21 mil para 5 mil. Ainda assim, as mulheres seguiram na liderança.

No ano seguinte, o volume de contratações aumentou e os homens avançaram com 7 mil contratos à frente das mulheres.

Por fim, em 2021, o número total de contratações permaneceu em escalada, mas as mulheres retomaram à primeira posição com 7 mil contratos a mais que pessoas do gênero masculino.

bxblue-historico-contratacoes-por-genero-
Fonte: bxblue

Os dados foram coletados a partir das contratações feitas nos últimos três anos na bxblue, correspondente bancária que conta com um marketplace de empréstimo consignado

Na plataforma online, é possível simular empréstimo, comparar propostas de diferentes bancos e contratar com a menor taxa de juros: tudo isso sem a necessidade de sair de casa, já que o procedimento é 100% online.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Acesso ao crédito é conquista histórica das mulheres

Atualmente, para que uma mulher contrate qualquer linha de crédito, inclusive o consignado, basta fazer uma solicitação junto a uma instituição financeira ou correspondente bancário. Mas nem sempre foi assim.

Até o início da década de 70, havia uma série de restrições financeiras às mulheres, sobretudo as casadas. Não era permitido, por exemplo, que as mulheres tivessem conta bancária em seu próprio nome. Para tanto, era necessário apresentar uma autorização de seu companheiro, que deveria assinar o contrato. O mesmo ocorria com empréstimos de qualquer natureza.

Somente a partir de 1974, com a aprovação da Lei de Igualdade de Oportunidade de Crédito, é que as mulheres puderam ter acesso a itens como cartão de crédito e outras opções de empréstimo, sem a necessidade de assinatura do marido no contrato.

Empréstimo consignado democratiza acesso ao crédito

Embora o empréstimo consignado tenha sido regulamentado décadas após a liberação do acesso ao crédito para mulheres, por meio da Lei nº 10.820/2003, esta modalidade pode ser considerada facilitadora na democratização do acesso ao crédito.

Isso porque, diferentemente das demais modalidades de crédito, o consignado se consagra como aquele que oferece a menor taxa de juros do mercado. Ou seja, as pessoas podem pagar menos para obter um dinheiro e atender suas necessidades do momento.

A título de comparação, em janeiro de 2022 a taxa média de juros ao mês do cheque especial estava em 7,12%. A do crédito pessoal estava 5,01% ao mês e, do cartão de crédito rotativo, 13,28% ao mês. 

Em contrapartida, a taxa média de juros do consignado para servidores públicos estava 1,53% ao mês, no mesmo período. Para aposentados e pensionistas do INSS (Institucional Nacional do Seguro Social), a taxa estava em 1,91% ao mês. Já para trabalhadores de empresas privadas, a taxa média chegou a 2,56% ao mês.

Ainda que a diferença seja significativa, diante da necessidade ou desejo pela contratação de crédito consignado, vale destacar a importância de recorrer a simuladores online de crédito para comparar ofertas e encontrar a melhor taxa. Simule gratuitamente em poucos minutos.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado