NEWS | STF julga ação que pode reduzir salários dos Servidores Estaduais

Olá Servidor,

Essas são as principais notícias da semana, que a equipe da bxblue selecionou pra você!


O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, na próxima quarta-feira, 27, uma ação que permite aos governadores diminuírem os salários de servidores públicos estaduais, desde que diminuam também a jornada de trabalho.

Os chefes dos Executivos estaduais pressionam para a Corte considerar a regra constitucional, e alguns secretários estaduais de Fazenda. Em carta endereçada ao presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, pedem a autorização para a redução de jornada.

A ação direta de inconstitucionalidade (ADI), proposta em 2001 pelo PT, PCdoB e PSB, questiona dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 2000, como o Artigo 23, que autoriza a medida quando os gastos com a folha salarial estouram o limite determinado pela própria LRF, possibilidade que é criticada pelos servidores concursados.

Entre as medidas previstas nesses casos em que os Executivos estaduais ultrapassam o limite legal para a folha de pagamento, estão o enxugamento em pelo menos 20% das despesas com cargos comissionados e funções gratificadas, além da exoneração dos funcionários comissionados, mas sobre a redução de jornada, a norma prevê que é facultativo ao ente lançar mão dessa iniciativa.

Saiba mais.

Até a próxima edição!

Fique informado em poucos minutos! Receba as últimas notícias exclusivas, selecionadas pela bxblue

Invalid email address
Ao deixar seu email você concorda com a nossa política de privacidade.
NEWS | STF julga ação que pode reduzir salários dos Servidores Estaduais

Posts recomendados