NEWS | Descubra como evitar o pente-fino do INSS

Olá Beneficiário,

Essas são as principais notícias da semana, que a equipe da bxblue selecionou pra você! 


O governo anunciou, no mês passado, mudanças na legislação previdenciária para possibilitar um novo pente-fino em benefícios pagos pelo INSS.

Com isso, haverá análise de benefícios com indícios de irregularidade, como pensão por morte e auxílio reclusão, e revisão de benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Veja neste artigo algumas situações que podem levar o segurado ao pente-fino do INSS.


Em relação ao reajuste do INSS, aposentados já estão recebendo o benefício com o reajuste anual, mas o percentual, de 3,43% para quem ganha mais do que o piso, não será suficiente para cobrir despesas básicas.

Dado que os gastos com casa e saúde subiram mais do que o índice que corrige valor dos benefícios, a Folha de São Paulo produziu uma matéria que explica detalhadamente os índices que compõem o reajuste do INSS. Saiba mais aqui.


Por fim, quanto à reforma da Previdência, a proposta que circulou na última segunda-feira (4) prevê um valor menor para a pensão por morte. Pelas regras atuais, se o segurado que morreu já era aposentado, o pensionista receberia o mesmo valor que era pago de aposentadoria.

Veja o percentual do benefício que viúvos ou órfãos receberão a partir da nova minuta avaliada pelo governo.

Até a próxima edição!

Fique informado em poucos minutos! Receba as últimas notícias exclusivas, selecionadas pela bxblue

Invalid email address
Ao deixar seu email você concorda com a nossa política de privacidade.
NEWS | Descubra como evitar o pente-fino do INSS

Posts recomendados