Novas regras do Crédito Consignado para Servidores do Rio de Janeiro

bxblue-novas-regras-do-emprestimo-consignado-servidores-publicos-rio-de-janeiro

Os Servidores do Rio de Janeiro contam agora com novas regras do crédito consignado, com desconto em folha.

O decreto, anunciado recentemente pelo Governador Luiz Fernando Pezão, traz mudanças que ampliam a margem e o prazo para quitação dos contratos.

Segundo a Secretaria de Fazenda e Planejamento, as novas regras seguem determinação do Governo Federal.

Saiba agora quais são as novas regras para os Servidores do Rio de Janeiro quem pretende contratar um novo empréstimo consignado.

Conheça as novas regras do Empréstimo Consignado

Uma das opções de crédito pessoal mais utilizadas hoje em dia, o empréstimo consignado é também a opção mais vantajosa para os Servidores Públicos.

Além desse público, Aposentados e Pensionistas INSS, assim como Trabalhadores com carteira registrada podem se beneficiar de condições exclusivas.

Sem dúvida alguma, o que mais chama atenção nessa modalidade são as taxa de juros. O valor pode chegar a ser até 10 vezes menor que o do cheque especial, por exemplo.

Isso é possível, porque as parcelas do contrato são descontadas direto do contracheque do Servidor.

O pagamento é consignado pelo Estado e repassado para a instituição financeira, após a averbação do contrato. Esse processo corresponde à autorização do desconto e repasse do dinheiro pela fonte pagadora.

Mas afinal, o que muda então?

Prazo para pagamento dos contratos

Os contratos atuais podiam ser parcelados em até 84 meses. Com a mudança, os novos contratos podem ser pagos em até 8 anos, ou seja, 96 meses.

Como as parcelas do empréstimo consignado são fixas, assim como a data de vencimento e a taxa de juros, durante sua vigência, o Servidor receberá um salário ou benefício menor.

O novo prazo pode ser renegociado com os bancos, no entanto, ficará a critério de cada instituição avaliar a solicitação. 

Se refinanciado, o contrato atual pode liberar nova margem consignável para empréstimo, já que teria suas parcelas diluídas por um prazo maior.

Margem consignável adicional de 5%

A margem consignável de 30%, que é para empréstimos, será acrescida de 5%. No entanto, esse valor é para uso exclusivo com as despesas do cartão de crédito consignado

Diferente dos cartões convencionais, o cartão de crédito consignado tem taxas de juros menores. Outra vantagem, é que parte da fatura é quitada automaticamente. Assim como ocorre no empréstimo consignado.

Dessa forma, o valor gasto é descontado até o limite de 5% da margem consignável. O valor adicional da fatura de crédito pode ser pago via boleto. Se não for quitado, terá seu valor integrado à fatura do mês seguinte.

Essa operação, chamada de crédito rotativo, também apresenta taxas mais baratas que às dos cartões tradicionais.

Apesar das mudanças e novas regras do crédito consignado, uma das grandes dúvidas ainda é sobre o valor da margem atual. Muitas margens ainda não foram atualizadas e podem apresentar valores divergentes.

Por isso, vale a pena consultar a margem para empréstimo, para descobrir se a opção da margem para cartão de crédito consignado já está liberada. Confira como realizar essa consulta.

Como consultar a margem para empréstimo atualizada

Para consultar a margem consignável o Servidor ativo pode acessar o Portal do Servidor. Pensionistas podem verificar o histórico de contratos e a margem consignável atualizada no Portal do Rioprevidência

Outra alternativa válida para todos os casos é o simulador de empréstimo consignado.

Os bancos conveniados também podem ser conferidos nesses portais. Vale a ressalva de que, o Servidor só pode contratar o empréstimo consignado nos bancos conveniados do Estado.

Entenda também o que se manteve dentro das mesmas condições para não ficar preocupado.

Condições que não mudaram

Algumas condições da contratação do empréstimo consignado se mantiveram sem alterações. Tanto em relação à política de concessão de crédito dos bancos, quanto do lado das autorizações permitidas pelo Estado.

Quem pode contratar o Empréstimo Consignado

Servidores ativos, inativos e pensionistas podem contratar o empréstimo consignado. Essa regra não mudou. No entanto, vale lembrar que cada convênio pode ter uma política de crédito.

Fatores como tipo de pensão, idade ou ainda margem consignável disponível afetam o valor do crédito liberado. Na dúvida, a recomendação é pesquisar e realizar simulações, antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Forma de pagamento das parcelas do contrato

A quitação das parcelas mensais dos contratos vigentes ou dos novos contratos também permanecerão da mesma forma.

Os valores das prestações continuarão sendo descontadas do contracheque, limitados ao limite do valor da margem consignável.

Caso o Servidor já tenha utilizado o limite disponível em 35% pode renegociar com o banco o(s) contrato(s) atual(ais). Outra possibilidade é a portabilidade de crédito.

Taxas de juros

Nenhuma alteração ocorreu em relação às taxas de juros. O empréstimo consignado é regulado por um teto da taxa de juros nominal, no entanto, as instituições financeiras podem cobrar taxas ainda menores, para serem mais competitivas.

Dessa forma os Servidores do Rio de Janeiro podem comparar as taxas de juros e o Custo Efetivo Total nos bancos conveniados

Como Servidores do Rio de Janeiro podem contratar Empréstimo Consignado?

Os Servidores do RJ interessados em contratar um novo empréstimo ou cartão consignado podem procurar um banco conveniado.

Como mencionado, a ida de agência em agência pode levar tempo. Então, uma solução é fazer a simulação de empréstimo consignado online, uma forma prática e rápida para encontrar as melhores condições.

Para solicitar uma proposta de crédito sem compromisso são necessários apenas RG, CPF, comprovante de residência e de pagamento. Todo o processo pode ser realizado online, sem sair de casa. A tecnologia pode ser acessada tanto do computador, smartphone ou tablet.

Assim, é possível garantir a melhor opção de empréstimo e que atendam as novas regras do crédito consignado.

Servidor Público do Rio de Janeiro, consulte agora sua proposta de crédito consignado. Não perca mais tempo e nem dinheiro.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Novas regras do Crédito Consignado para Servidores do Rio de Janeiro

Posts recomendados