Novidades do Gov.br: veja os serviços digitais do governo federal

Atualização do aplicativo traz novos recursos ao público. Confira as novidades do gov.br e conheça outras plataformas que usam o sistema.

bxblue-novidades-do-gov.br

Na última segunda-feira, 04/10, o governo federal anunciou novidades do gov.br, o aplicativo de serviços públicos digitais. As alterações estão disponíveis desde o dia 17/09.

Conheça as novas funcionalidades da plataforma e descubra quais serviços voltados para aposentados e servidores podem ser acessados pelo cadastro no aplicativo do governo federal.

Quais são as novidades do gov.br?

Na intenção de tornar mais simples o acesso online dos brasileiros aos serviços públicos, o governo anunciou uma atualização no aplicativo gov.br que seria feita de forma automática para quem já possui o app instalado no celular.

Uma das novidades do gov.br com a alteração é a possibilidade de o usuário visualizar o histórico dos serviços acessados. Os cidadãos também poderão verificar quais órgãos públicos tiveram acesso aos seus dados, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Mais agilidade na criação de uma conta no gov.br

Outra novidade com a atualização é o redirecionamento automático para a página de criação de contas no aplicativo assim que o usuário digitar o número do CPF, pois o sistema irá identificar se ele não tiver uma conta cadastrada.

Novos documentos digitais

Mais seis documentos digitais passam a fazer parte da lista de documentos do aplicativo. Desse total, cinco são emitidos pelo Exército Brasileiro e um pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). São eles:

  • CHT (Certificado de Habilitação Técnica), voltado para pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voos
  • CAM (Certificado de Alistamento Militar)
  • CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação)
  • CDSA (Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo)
  • Certificado de Reservista
  • Certidão de Situação Militar

Login pelo QR code

Os usuários poderão acessar os serviços digitais do site gov.br sem a necessidade de fazer o login com CPF e senha. 

Para isso, o app terá a possibilidade de fazer autenticação nos serviços públicos por meio do leitor de QR code da plataforma. 

O primeiro passo para ativar a funcionalidade é abrir o app pelo celular e selecionar a opção “Ler QR code”.

bxblue-novidades-app-gov.br
Foto: Captura de tela | Aplicativo gov.br

Em seguida, o usuário deve acessar o Portal gov.br pelo computador e selecionar a opção “Login com QR Code” no computador. Feito isso, é necessário apontar a câmera do celular para o computador para que a leitura seja feita.

bxblue-novidades-site-gov.br
Foto: Captura de tela | Portal gov.br

Na primeira vez, mesmo após a leitura o usuário deverá preencher o seu CPF e senha. Ao fazer isso, aparecerá uma mensagem na tela com a opção de ele usar a biometria como login nas próximas vezes, a qual o usuário deve selecionar. 

Depois, o aplicativo pedirá para fazer o reconhecimento facial. Momento em que o usuário deve ligar a câmera frontal e tirar foto de seu rosto.

As mudanças afetarão os serviços antigos?

Não. Os mais de 3 mil serviços permanecem disponíveis no aplicativo sem qualquer alteração. 

Recursos que dependiam de validação facial como a prova de vida, por exemplo, não foram afetados com a atualização e não precisarão ser refeitos.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Aposentados do INSS: quais serviços devem ser acessados pelo gov.br?

Mais do que uma plataforma centralizada dos serviços públicos digitais, o gov.br ainda pode ser o método para fazer login em diversos aplicativos voltados para beneficiários do INSS.

Veja quais aplicativos usados pelos segurados possuem acesso via gov.br:

Servidores federais: gov.br permite acesso à principal plataforma da vida funcional, o SouGov

Os servidores federais podem optar por usar o sistema gov.br para entrar em aplicativos como o SouGov, que é o principal canal de acesso aos serviços relacionados ao trabalho dos funcionários públicos do Poder Executivo federal.

O SouGov foi lançado em maio de 2021 pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia.

O objetivo da nova plataforma é centralizar todos os serviços referentes à relação dos servidores com a administração pública em um único sistema. 

A expectativa é que até 2023 todas as funcionalidades atualmente distribuídas em diferentes aplicativos e sites, como o Sigepe, sejam incorporados ao SouGov. A transição tem sido feita de forma gradual.

Além do SouGov, outros aplicativos usados pelos servidores federais também são acessados pelo sistema gov.br. São eles:

  • Sigepe Gestor
  • Carteira Digital de Trânsito
  • Conecte SUS
  • DPU Cidadão (Defensoria Pública da União)
  • MeuGov.br
bxblue - ebook SouGov.Br download

Por que diferentes aplicativos usam o sistema gov.br como forma de login?

Assim como o portal gov.br foi criado para centralizar o acesso aos serviços do governo, o login pela conta gov.br é uma forma de simplificar e padronizar a forma de acesso aos serviços públicos digitais.

Serviços digitais fazem parte do projeto de Governo Digital

A implantação e expansão de serviços digitais faz parte do projeto de transformação digital da administração pública, prevista na Lei 14.129/2021 e tem como objetivo o aumento da eficiência do setor público.

A medida, também conhecida como Lei do Governo Digital, estabelece práticas de modernização e simplificação da relação do poder público com a sociedade, por meio de serviços digitais.

Além disso, a legislação prevê a criação de uma plataforma única de serviços públicos, como o Portal gov.br. 

Sobre o Portal Gov.br

Criado em julho de 2019 pelo Decreto 9.756/2019, o Portal gov.br oferece mais de 4 mil serviços ao público distribuídos em 16 categorias, e conta com mais de 110 milhões de cadastros. 

Diferente do SouGov, que é voltado exclusivamente para servidores federais, o Portal pode ser usado pela população em geral, inclusive pelos funcionários públicos. As projeções do governo é que até 2022 todos os serviços do governo possam ser acessados na plataforma.

De acordo com o Portal, os serviços mais acessados em outubro/2021 são:

  • Consultar restituição de imposto de renda
  • Consultar CPF
  • Sacar o Abono Salarial
  • Obter a Carteira de Trabalho
  • Emitir Certidão de Antecedentes Criminais
  • Realizar Inscrição no INSS

Notícias do governo federal, indicadores dos serviços públicos digitais e canais para ouvidoria também estão entre os conteúdos do site que podem ser acessados pelo público a qualquer momento.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

O empréstimo consignado ideal para você

A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

Ver ofertas de consignado