Na última segunda-feira, 04/10, o governo federal anunciou novidades do gov.br, o aplicativo de serviços públicos digitais. As alterações estão disponíveis desde o dia 17/09.
Conheça as novas funcionalidades da plataforma e descubra quais serviços voltados para aposentados e servidores podem ser acessados pelo cadastro no aplicativo do governo federal.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
Quais são as novidades do gov.br?
Na intenção de tornar mais simples o acesso online dos brasileiros aos serviços públicos, o governo anunciou uma atualização no aplicativo gov.br que seria feita de forma automática para quem já possui o app instalado no celular.
Uma das novidades do gov.br com a alteração é a possibilidade de o usuário visualizar o histórico dos serviços acessados. Os cidadãos também poderão verificar quais órgãos públicos tiveram acesso aos seus dados, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Mais agilidade na criação de uma conta no gov.br
Outra novidade com a atualização é o redirecionamento automático para a página de criação de contas no aplicativo assim que o usuário digitar o número do CPF, pois o sistema irá identificar se ele não tiver uma conta cadastrada.
Novos documentos digitais
Mais seis documentos digitais passam a fazer parte da lista de documentos do aplicativo. Desse total, cinco são emitidos pelo Exército Brasileiro e um pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). São eles:
- CHT (Certificado de Habilitação Técnica), voltado para pilotos, mecânicos, comissários e despachantes de voos
- CAM (Certificado de Alistamento Militar)
- CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação)
- CDSA (Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo)
- Certificado de Reservista
- Certidão de Situação Militar
Login pelo QR code
Os usuários poderão acessar os serviços digitais do site gov.br sem a necessidade de fazer o login com CPF e senha.
Para isso, o app terá a possibilidade de fazer autenticação nos serviços públicos por meio do leitor de QR code da plataforma.
O primeiro passo para ativar a funcionalidade é abrir o app pelo celular e selecionar a opção “Ler QR code”.



Em seguida, o usuário deve acessar o Portal gov.br pelo computador e selecionar a opção “Login com QR Code” no computador. Feito isso, é necessário apontar a câmera do celular para o computador para que a leitura seja feita.



Na primeira vez, mesmo após a leitura o usuário deverá preencher o seu CPF e senha. Ao fazer isso, aparecerá uma mensagem na tela com a opção de ele usar a biometria como login nas próximas vezes, a qual o usuário deve selecionar.
Depois, o aplicativo pedirá para fazer o reconhecimento facial. Momento em que o usuário deve ligar a câmera frontal e tirar foto de seu rosto.
As mudanças afetarão os serviços antigos?
Não. Os mais de 3 mil serviços permanecem disponíveis no aplicativo sem qualquer alteração.
Recursos que dependiam de validação facial como a prova de vida, por exemplo, não foram afetados com a atualização e não precisarão ser refeitos.



Confira diversos produtos consignados.
Aposentados do INSS: quais serviços devem ser acessados pelo gov.br?
Mais do que uma plataforma centralizada dos serviços públicos digitais, o gov.br ainda pode ser o método para fazer login em diversos aplicativos voltados para beneficiários do INSS.
Veja quais aplicativos usados pelos segurados possuem acesso via gov.br:
- Meu INSS
- MeuGov.br
- Carteira Digital de Trânsito
- Carteira de Trabalho Digital
- Conecte SUS
Servidores federais: gov.br permite acesso à principal plataforma da vida funcional, o SouGov
Os servidores federais podem optar por usar o sistema gov.br para entrar em aplicativos como o SouGov, que é o principal canal de acesso aos serviços relacionados ao trabalho dos funcionários públicos do Poder Executivo federal.
O SouGov foi lançado em maio de 2021 pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia.
O objetivo da nova plataforma é centralizar todos os serviços referentes à relação dos servidores com a administração pública em um único sistema.
A expectativa é que até 2023 todas as funcionalidades atualmente distribuídas em diferentes aplicativos e sites, como o Sigepe, sejam incorporados ao SouGov. A transição tem sido feita de forma gradual.
Além do SouGov, outros aplicativos usados pelos servidores federais também são acessados pelo sistema gov.br. São eles:
- Sigepe Gestor
- Carteira Digital de Trânsito
- Conecte SUS
- DPU Cidadão (Defensoria Pública da União)
- MeuGov.br
Por que diferentes aplicativos usam o sistema gov.br como forma de login?
Assim como o portal gov.br foi criado para centralizar o acesso aos serviços do governo, o login pela conta gov.br é uma forma de simplificar e padronizar a forma de acesso aos serviços públicos digitais.
Serviços digitais fazem parte do projeto de Governo Digital
A implantação e expansão de serviços digitais faz parte do projeto de transformação digital da administração pública, prevista na Lei 14.129/2021 e tem como objetivo o aumento da eficiência do setor público.
A medida, também conhecida como Lei do Governo Digital, estabelece práticas de modernização e simplificação da relação do poder público com a sociedade, por meio de serviços digitais.
Além disso, a legislação prevê a criação de uma plataforma única de serviços públicos, como o Portal gov.br.
Sobre o Portal Gov.br
Criado em julho de 2019 pelo Decreto 9.756/2019, o Portal gov.br oferece mais de 4 mil serviços ao público distribuídos em 16 categorias, e conta com mais de 110 milhões de cadastros.
Diferente do SouGov, que é voltado exclusivamente para servidores federais, o Portal pode ser usado pela população em geral, inclusive pelos funcionários públicos. As projeções do governo é que até 2022 todos os serviços do governo possam ser acessados na plataforma.
De acordo com o Portal, os serviços mais acessados em outubro/2021 são:
- Consultar restituição de imposto de renda
- Consultar CPF
- Sacar o Abono Salarial
- Obter a Carteira de Trabalho
- Emitir Certidão de Antecedentes Criminais
- Realizar Inscrição no INSS
Notícias do governo federal, indicadores dos serviços públicos digitais e canais para ouvidoria também estão entre os conteúdos do site que podem ser acessados pelo público a qualquer momento.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.