Novo app da Receita Federal: veja os serviços e como baixar

bxblue-app-da-receita-federal

Publicado em: 07/10/2021

Acaba de ser lançado o novo app da Receita Federal, plataforma foi criada com o objetivo de centralizar os serviços já oferecidos à população em um único canal. A comunicação foi feita na última terça-feira, 05/10, pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Veja os detalhes sobre o aplicativo, descubra quais recursos estão disponíveis e confira o tutorial completo para fazer o download e acessar a plataforma.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre serviços públicos digitais
Erro ao enviar, tente novamente.

Conheça o novo app da Receita federal

O App Receita Federal é a mais nova plataforma digital da instituição. Desenvolvida pelo Serpro, o aplicativo surge com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, de modo que não tenha que buscar vários canais para acessar os serviços do órgão tributário, já que eles poderão ser acessados dentro de um mesmo aplicativo, o novo app da Receita Federal.

Segundo as estimativas do órgão, todas as funcionalidades dos principais aplicativos da Receita Federal devem ser incorporadas à nova plataforma até o fim de 2022.

Conforme declaração dada pelo diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Casero, ao portal Serpro,”o App Receita Federal faz parte de um conjunto de inovações para a Receita Federal, que tem em sua marca o uso intensivo de tecnologia para facilitar a vida do cidadão, sendo o Serpro o seu principal parceiro“.

Quais são os serviços disponíveis no aplicativo?

De acordo com os comunicados do Serpro e da Receita Federal, o aplicativo recém-lançado da Receita Federal oferece os seguintes serviços:

  • Consulta à declaração e restituição do Imposto de Renda Pessoa
  • Preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda
  • Consulta e acompanhamento de processos em trâmite na instituição, bem como dados referentes à pessoa física
  • Verificação da quantidade de empregados ativos no eSocial
  • Inscrição de atividades econômicas
  • Visualização de unidades da Receita Federal do Brasil
  • Acesso à notícias e conteúdos do canal da Receita Federal do YouTube

Leia ainda: Consignado acima de R$ 5 mil deve ser declarado no IRPF 2021

Até a publicação do novo app da Receita Federal, as funcionalidades acima eram encontradas em vários apps, como o IRPF, Pessoa Física, eSocial Doméstico, e-Processo e PerDComp (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação), bem como dos sistemas CAEPF (Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas) e Saga (Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento).

Por mais que os serviços estejam disponíveis no novo aplicativo, o Serpro recomenda que os usuários ainda mantenham os demais aplicativos instalados no dispositivo móvel nesta primeira versão do App Receita Federal, já que nem todas as funcionalidades foram migradas.

Como baixar o app da Receita?

O novo app da Receita Federal já está disponível tanto na loja de aplicativos App Store, para iPhones, quanto na Google Play Store, presente em smartphones Android.

Para fazer o download do aplicativo, a pessoa deve acessar a loja de aplicativos de seu aparelho, digitar “App Receita Federal” no campo de buscas, confirmar a busca e assim que o resultado aparecer na tela, selecionar a opção “obter” ou “instalar”.

Caso o primeiro resultado não seja o app chamado “Receita Federal”, role a tela até encontrá-lo. Confira os exemplos nas imagens abaixo, das lojas App Store e Play Store:

Foto: Captura de tela | App Store
Foto: Captura de tela | Google Play Store

O que é preciso para acessar o aplicativo?

Para acessar o novo app da Receita Federal, é preciso fazer o login por meio do sistema gov.br, a conta utilizada para entrar em diversas plataformas que oferecem serviços públicos.

Foto: Captura de tela | App Receita Federal

O login deve ser feito com o CPF e senha cadastrados no sistema gov.br. Caso não tenha, o usuário deverá criar um cadastro, procedimento que pode ser feito em poucos minutos.

O aplicativo disponibiliza, no momento de abertura, a opção de acessar serviços que não necessitam de senhas, como o Consulta CPF, Consulta CNPJ, Consulta MEI, Consulta Restituição, SICALC e Unidades RFB. Entretanto, para ter o acesso a todas as funcionalidades é recomendado que o cidadão faça o login.

Uma terceira forma de entrar no novo app da Receita Federal é por meio do recurso recém-lançado no aplicativo gov.br, o qual permite que o usuário faça o login sem senha, por meio do QR Code.

Essa alternativa também está presente no App da Receita Federal, mas para usá-la é necessário ter o aplicativo gov.br instalado no dispositivo móvel e selecionar a opção de acesso “Seu aplicativo gov.br”.

Foto: Captura de tela | App Receita Federal

Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: