bxblue - homem e mulher, atentos olhando para a tela de um computador - novo cadastro do meu inss, passo a passo

Como fazer o cadastro do Meu INSS? Acesse o site e app do novo jeito

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Você sabia? O cadastro do Meu INSS (plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social) mudou. A partir de agora, aposentados e pensionistas que quiserem acessar os serviços autenticados só conseguirão com o novo login e senha.

Quem ainda não tem o cadastro deve criá-lo pelo portal gov.br. Veja o passo a passo para criar a sua nova senha para conferir os serviços online e facilite rotinas e seu dia a dia. Confira!

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O que é a conta gov.br?

A conta gov.br permite a qualquer pessoa acessar de forma remota milhares de serviços públicos, sem a necessidade de ter vários logins e senhas. A plataforma integra os sistemas MeuGov, Meu Inss e SouGov.

A diferença entre os três sistemas é que o MeuGov disponibiliza informações para os cidadãos tais como: todos os documentos digitais, liberação de autorizações e notificações, por exemplo.

Já o Meu INSS reúne todas as informações pessoais e previdenciária dos segurados da Previdência Social, enquanto que o SouGov, centralizada os dados do funcionalismo público (servidores, aposentados e pensionistas do Poder Executivo federal e do Governo do Distrito Federal).

Quem deve criar o novo cadastro no Meu INSS?

Todos os cidadãos e/ou trabalhadores brasileiros podem acessar o Meu INSS por meio do site ou aplicativo.

As pessoas que tinham cadastro no Brasil Cidadão ou no cidadao.br, conseguem utilizar o login e senha desses portais para acessar a ferramenta. Caso não tenha ainda, será preciso providenciar o novo registro.

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Passo a passo para fazer o cadastro do Meu INSS pelo gov.br

O cadastro no gov.br é feito através do site acesso.gov ou no próprio site Meu INSS disponível em meu.inss.gov.br.

Como criar uma conta?

Entre no site do Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”:

bxblue - nova tela inicial Meu INSS, opção de login com a conta gov.br
Fonte: reprodução Meu INSS

Em seguida basta selecionar um dos métodos para ingressar automaticamente na plataforma.

bxblue - meu inss, opções de acesso, login INSS
Fonte: reprodução Meu INSS – print da tela de cadastro gov.br

Opções para cadastro no gov.br

  1. CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha: ao optar por esse tipo de cadastro a pessoa precisa informar outros dados e concordar com os termos de uso;
  2. Login com QR Code: serve para autenticar o usuário pelo aplicativo Meu INSS;
  3. Bancos credenciados: essa opção permite que os correntistas dos bancos credenciados utilizem a autenticação do internet banking. Atualmente, os bancos disponíveis são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob ou Santander;
  4. Certificado digital: exige que a pessoa tenha o certificado digital emitido por alguma Autoridade Certificadora (AC). Ao escolher por essa modalidade a pessoa só precisa concordar com os termos;
  5. Certificado digital em nuvem: nesse tipo de cadastro a pessoa precisa ter um dos certificados em nuvem aceitos entre NeoID, SafeID, BirdID, RemoteID, Vidaas.

Cadastro com CPF

A criação de senha para uso com CPF é feita na mesma tela de login inicial. Basta inserir o CPF e clicar em “Continuar”. Usuários não cadastrados devem preencher o cadastro e inserir informações pessoais, ou seja, de identificação e sobre o histórico profissional e/ou de contribuições previdenciárias.

É preciso seguir todas as instruções que constarem na tela. Ao final, já é possível entrar na plataforma e conferir todos os serviços gratuitos.

A senha é a mesma para uso no site ou app Meu INSS e também vale para entrar na conta gov.br e em outros serviços digitais, disponibilizados pelo governo federal.

Perfil da conta gov.br

O perfil da conta gov.br pode ser conferido pelo site acesso.gov.br, a partir das credenciais ou método de identificação preferido.

A tela inicial irá apresentar as opções:

  • Dados cadastrados: aparecem os dados que constam na base como CPF, nome, e-mail e celular para receber SMS.
  • Endereço: permite o cadastro e a consulta do endereço pré-existente;
  • Segurança: mostra a alteração de senha e a verificação em duas etapas;
  • Privacidade: lista os serviços que tem permissão para acesso a sua conta e os selos de confiabilidade que apresenta diferentes níveis.
bxblue - tela inicial perfil conta gov.br
Fonte: reprodução gov.br – perfil do usuário

3 principais erros do cadastro do Meu INSS

Veja os erros mais comuns ao fazer o cadastro do Meu INSS:

1 – CPF já registrado

Muitas vezes, os segurados, aposentados ou pensionistas vão se registrar, mas vão se deparar com a mensagem de que o CPF já está em uso.

Isso pode acontecer pelo fato do esquecimento do cadastro anterior ou pelo uso indevido. Para acessar novamente o Meu INSS é preciso recuperar a senha.

2 – Informações divergentes

Quando o novo cadastro é realizado, o usuário deve inserir ou confirmar alguns dados que já constam na base da Previdência Social. Se não souber as respostas corretas ou informar um dado errado não será possível concluir o pedido.

Nestas situações o mais recomendado é ligar no telefone 135 ou ir presencialmente até uma agência da Previdência Social.

3 – Certificado vencido

Os certificados digitais têm validade, ou seja, precisam ser renovados de tempo em tempo. Embora este não seja uma dificuldade sobre o cadastro do Meu INSS, mas sim sobre o login, impede o ingresso a plataforma.

Os usuários devem se atentar para a data de expiração dos certificados e providenciar sua renovação. Do contrário, só será possível logar no Meu INSS por outro método.


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