SouGov será como um novo SIGEPE com todos os serviços para servidores federais

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Publicado em: 19/05/2021

Cerca de 1,3 milhão de servidores ativos e inativos do Poder Executivo Federal já podem acessar diferentes serviços por meio do SouGov.br. Com a mudança, o aplicativo – que funcionará como um novo SIGEPE – passará a ser a plataforma única de serviços da Administração Pública Federal e substituirá várias outras plataformas.

A migração para o novo aplicativo SIGEPE será feita em diferentes fases e, a cada mês, novos serviços serão acrescentados gradativamente.

Em sua primeira versão, a plataforma oferece 24 serviços antes disponibilizados em quatro aplicativos: SIGEPE Gestor, SIGEPE Servidor e Pensionista, SIGEPE Mobile e SIGEPE Banco de Talentos, além de oferecer serviços inéditos.

A previsão é de que até setembro de 2022 o novo aplicativo para servidores federais tenha, aproximadamente, 50 serviços.

Até o momento, o novo SIGEPE pode ser acessado apenas pelo celular, mas a previsão é que a versão web esteja disponível na segunda fase do app SouGov, em junho de 2021.

Saiba mais sobre a mudança para o novo SIGEPE

A criação e implantação do SouGov.br faz parte de um projeto de transformação digital do governo federal, que passou a contar recentemente com as regras previstas na Lei nº 14.129/2021, que dispõe sobre a regulamentação para o Governo Digital.

A iniciativa busca melhorar o canal de relacionamento entre servidores ativos, aposentados, pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal. 

Por meio do novo aplicativo, os servidores federais terão acesso aos seus direitos e benefícios relacionados à vida funcional sem sair de casa. A automatização dos processos de gestão visa aumentar a eficiência pública e entregar mais qualidade e agilidade no tempo de resposta dos serviços.

Segundo dados divulgados em janeiro deste ano pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia – e que é responsável pelo projeto de transformação digital -, a digitalização de serviços públicos gerou economia de R$ 2 bilhões ao ano, sendo R$ 1,5 bilhão para a população e R$ 500 mil para o governo.

O que muda com o novo aplicativo

Diferente da versão anterior, o novo aplicativo SIGEPE possui um acesso único para o SIGEPE Gestor e SIGEPE Servidor e Pensionista. Ao acessar o app, os servidores encontram avisos e mensagens disponíveis na tela inicial, o que também não existia na versão antiga. 

As outras modificações feitas no novo SIGEPE incluem itens diversos como a suspensão do menu de serviços, que ficava na parte superior da tela, a possibilidade de favoritar serviços e de encaminhar atestados médicos.

Serviços disponíveis no Novo SIGEPE (SouGov)

Atualmente, o SouGov conta com 24 serviços e solicitações, voltados para as seguintes categorias: servidores ativos, servidores inativos e pensionistas, consignações e solicitações.

Veja a lista completa de serviços que podem ser acessados por cada categoria:

Serviços para servidores ativos:

  • Alteração de Dados Pessoais
  • Canal de atendimento ao usuário
  • Carteira Funcional
  • Central de Mensagens
  • Comprovante de rendimentos
  • Consulta a afastamentos
  • Consulta a dados funcionais
  • Consulta ao comprovante de pensão alimentícia
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais
  • Consulta de dependentes
  • Consulta, solicitação ou alteração de férias
  • Contracheque
  • Encaminhamento de Atestado Médico
  • Ficha Financeira Anual
  • Localização de unidade de gestão de pessoas
  • Prévia de Contracheque
  • Prévia de 13º Salário

Serviços para servidores inativos e pensionistas:

  • Alteração de Dados Pessoais
  • Canal de atendimento ao usuário
  • Central de Mensagens
  • Comprovante de rendimentos
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais
  • Consulta da situação e comprovante de realização da Prova de Vida
  • Contracheque
  • Ficha Financeira Anual
  • Localização de unidade de gestão de pessoas
  • Prévia de Contracheque
  • Prévia de 13º Salário

Consignações 

  • Autorização de Empréstimo Consignado
  • Consulta à autorização e serviços como cancelamento e reativação de autorização
  • Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado
  • Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas

Solicitações

  • Assistência à saúde suplementar
  • Auxílio transporte

Os serviços de envio de atestado médico e prova de vida digital, assim como a solicitação de auxílio transporte, são inéditos no novo aplicativo SIGEPE.

Como acessar o novo aplicativo para servidores federais

Para ter acesso aos serviços do novo aplicativo para servidores federais, é necessário fazer o download do SouGov em lojas de aplicativo como App Store ou Play Store.

Feito isso, o próximo passo é abrir o novo aplicativo e fazer o login com seu cadastro do gov.br. Caso não tenha, será preciso criar um acesso ao gov.br com selo de confiabilidade Prata ou Ouro.

O que é e como obter um selo de confiabilidade

Os selos de confiabilidade são mecanismos de segurança do novo aplicativo SIGEPE, utilizados para verificar a identidade do usuário e a confiança dos dados cadastrais.

Ao todo, existem três selos de confiabilidade: bronze (nível básico), prata (nível verificado) e ouro (nível comprovado). 

É válido destacar que nem todos os serviços ficam disponíveis para o selo bronze, de nível básico, que pode ser obtido por meio da validação do CPF ou CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). 

Para adquirir o selo prata, por sua vez, é possível fazer a validação de cadastro de diferentes formas, tais como: balcão presencial no INSS, Internet Banking (em bancos conveniados), base de dados dos Servidores Públicos da União (por meio do SIGAC) e validação facial.

Por fim, o selo ouro pode ser conquistado somente por meio da certificação digital de pessoa física ou pelo uso da biometria facial.

Orientações de segurança para baixar e acessar o aplicativo SouGov

É importante que os servidores públicos se atentem aos canais oficiais do governo federal, cujo endereço eletrônico têm a extensão “gov.br” no endereço. Isso porque diversos sites, no Brasil e no exterior, têm sido utilizados para roubar dados e informações dos funcionários federais.

Um dos endereços falsos que o Ministério da Economia já pediu a suspensão é servidor.sougovbr.online. A página captura usuários e senhas do aplicativo SouGov.br.

Outro site falso é o “sigacgestor.com” – o site verdadeiro do Sigac é “sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login” e, vale lembrar, a plataforma do Sigac está em fase de transição para o aplicativo SouGov, que até 2022 irá concentrar todos os serviços da vida funcional do servidor púbico ativo e inativo e pensionista do Poder Executivo Federal.

Para garantir a segurança, os servidores federais devem digitar dados como CPF e senha do Sigac apenas em páginas com o domínio oficial gov.br ou nos aplicativos baixados da loja virtual oficial do governo federal.

Se por acaso algum servidor público já tenha inserido seus dados nos sites falsos mencionados ou outros de que suspeite, a orientação é pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta da Economia é fazer a troca imediata da senha do portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

Fique por dentro do SouGov.br: a bxblue preparou, para acesso gratuito aos servidores SIAPE, um ebook com tudo sobre o novo aplicativo para servidores federais.


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