Número do Benefício INSS: saiba como descobrir o número mais rápido

Publicado em: 13/02/2020

O Número do Benefício INSS, também chamado simplesmente de NB, é uma informação muito útil para todos os segurados da Previdência Social.
Apesar do seu uso ser muito comum, nem sempre essa informação e conhecida e está acessível de forma tão fácil. Mas com as dicas abaixo, Aposentados e Pensionistas poderão descobrir como e onde consultar o número do benefício INSS. Confira!

Como descobrir o Número do Benefício INSS?

Como saber o número do benefício INSS?

As 6 formas mais fáceis de descobrir o número do benefício INSS, são:

  1. Consultando o PIS/PASEP (pelo cartão Cidadão);
  2. Acessando o Meu INSS;
  3. Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício;
  4. Entrando em contato pelo Telefone 135 do INSS;
  5. Indo até uma Agência do INSS.

Veja em detalhes cada uma dessas opções.

1 – Consultando o PIS/PASEP (pelo Cartão Cidadão)

O Cartão do Cidadão traz o número do PIS/PASEP, que, em alguns casos coincide com o NB.

Neste caso, o NB estará logo abaixo do nome no cartão de pagamento.

2 – Acessando o Meu INSS

O Meu INSS é o portal de serviços da Previdência Social que disponibiliza gratuitamente diversas opções para os cidadãos. O site pode ser acessado tanto por quem ainda não é segurado, quanto por Aposentados e Pensionistas.
Para descobrir o NB, é preciso simplesmente fazer o login na conta. Entre as informações pessoais e cadastrais estará o NB.
Para acessar a área privada do INSS, é preciso clicar na opção “entrar” no canto superior da tela.
Depois do login, aparecerá uma tela com o aviso do novo login do INSS.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Com o novo login, além do INSS os cidadãos podem acessar diversos serviços do Governo.
Ao clicar em continuar o usuário deve inserir o CPF e a senha cadastrada.
Depois de inserir o CPF e senha, basta clicar em “entrar”. Pronto! O Número do Benefício está indicado no canto superior da tela.
Ao logar no aplicativo Meu INSS, o segurado também pode obter esse dado atualizado.
Ao finalizar a consulta, é recomendável finalizar também a sessão, ou seja, clicar na opção sair, para não deixar o site aberto. Vale lembrar que muitas informações disponíveis no Meu INSS, pela internet, dizem respeito ao benefício ou aos benefícios propriamente ditos, mas também sobre o Histórico de Créditos e Extrato de Empréstimos Consignado

3 – Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício

Por se tratar de uma informação oficial, o INSS sempre informa o NB nos documentos relacionados ao processo de entrada ou liberação do pedido. Assim, como todo segurado fica com uma cópia desses documentos, também pode conferir no próprio documento.
É muito importante guardar esses documentos em um local seguro. Havendo qualquer necessidade, basta acessá-los e apresentá-los.

4 – Entrando em contato pelo Telefone 135 do INSS

O atendimento do INSS também é feito por uma Central Telefônica. Ao ligar no 135 o solicitante deve informar o número do CPF e confirmar outras informações, por questão de segurança.
Desta forma, já é possível ter o número do benefício INSS para o que for necessário.

5 – Indo até uma Agência do INSS

Essa solicitação também pode ser realizada pessoalmente pelo segurado, em qualquer agência do INSS. Entretanto, é preciso ter em mãos e apresentar o CPF. Algumas confirmações também podem ser exigidas.
Veja agora porque o NB é importante e em que casos pode ser utilizado ou solicitado.

Para que serve o Número do Benefício INSS?

O NB é considerado como a identificação de cada segurado junto a Previdência Social. Portanto, cada Aposentado e Pensionista tem um número único.
As consultas mais rápidas sobre o benefício, podem ser realizadas a partir desta sequência de números. Assim, como o RG revela informações sobre o indivíduo, o NB irá trazer informações sobre o benefício.
Caso o segurado tenha mais de um benefício, cada um terá um número diferente e , dependendo da necessidade, é preciso citar todos os benefícios ativos e inativos.
Para o caso do empréstimo consignado, o que vale é somente o número dos benefícios ativos. Ou seja, aqueles elegíveis para esse tipo de contratação de crédito com desconto na folha de pagamento.

Posso informar o Número do Benefício INSS normalmente?

O Número do Benefício INSS serve, entre outros usos, para validação das informações junto a Previdência Social. Geralmente, essas informações são a título de consulta apenas. Outros documentos podem ser solicitados para comprovação adicional, entretanto, é preciso estar atento para evitar cair em golpes.

NB e averbação do Empréstimo Consignado

Por que preciso informar o NB para solicitação do empréstimo consignado?

Na contratação do empréstimo consignado INSS, é necessário algumas verificações, por questão de segurança e como forma de minimizar fraudes comuns. Entre elas, está a confirmação se o benefício do solicitante é consignável e se está liberado para empréstimo.

Leia tambémO que muda com as novas regras do Empréstimo Consignado INSS 2019?

Além disso, os beneficiários precisam ter margem consignável disponível. Para o refinanciamento ou portabilidade de crédito, a análise também é realizada pelo Extrato de Empréstimos Consignados. Desta forma, para que o processo possa ser concluído e o contrato averbado junto ao INSS, o interessado deve encaminhar o extrato atualizado e/ou informar também o número do benefício INSS.
Vale lembrar que, se o contrato não puder ser averbado a operação não é realizada. Agora que você já descobriu como obter o número do seu benefício pode utilizá-lo sempre que precisar!

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail