Número do Benefício do INSS: descubra e consulte o seu NB online

Veja como descobrir o número do benefício do INSS em pesquisas online, pelo Meu INSS. Saiba o número final e a data do seu pagamento.

bxblue - número do benefício INSS - homem de terceira idade, utilizando o celular para pesquisa

O Número do Benefício do INSS ou seja, do benefício previdenciário emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, também chamado simplesmente de NB, é indispensável a todos os segurados da Previdência Social.

Aposentado e pensionista veja aqui onde conseguir o número do seu benefício e saiba quando é utilizado.

Como descobrir o Número do Benefício do INSS? 5 formas práticas e mais rápidas



Como saber o número do benefício INSS?

As cinco formas mais usuais e fáceis de descobrir o número de qualquer benefício emitido pela Previdência Social, são:

  1. Consultando o PIS/PASEP (pelo cartão Cidadão);
  2. Acessando o Meu INSS;
  3. Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício;
  4. Entrando em contato pelo telefone 135 do INSS;
  5. Indo até uma agência do INSS.

Veja cada uma dessas opções.

1 – Consultando o PIS/PASEP (pelo Cartão Cidadão)

O Cartão do Cidadão traz o número do PIS/PASEP, que, em alguns casos também coincide com o NB.

A sequência numérica será apresentada sempre abaixo do nome do titular do cartão e estará vinculado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do benefício.

bxblue - cartão cidadão - imagem ilustrativa
Fonte: reprodução Governo Federal

Como nem todo mundo tem o Cartão Cidadão, a melhor fonte de consulta para encontrar o NB INSS, acaba sendo os registrados do próprio INSS – que é responsável também por emitir todos os benefícios.

2 – Acessando o Meu INSS

O Meu INSS é o portal de serviços digitais da Previdência Social que disponibiliza gratuitamente diversas opções para os cidadãos.

O site pode ser acessado tanto por quem ainda não é segurado, quanto pelos demais beneficiários como aposentados, pensionistas e pessoas que recebem os demais auxílios previdenciários.

Para descobrir o NB, é necessário fazer o login no perfil pessoal. 

Para desconbrir o número do benefício INSS pelo CPF, é necessário fazer o login no perfil pessoal ou criar um conta gov.br

O usuário deve acessar o site do Meu INSS em gov.br/meuinss ou https://meu.inss.gov.br/) e clicar em “Entrar com gov.br”.

bxblue - como acessar o meu inss online, pela internert - tela inicial de login no Meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS – Governo Federal

Depois, deve escolher o melhor método de login. É possível logar no Meu INSS com o CPF e senha, lendo o QR code demonstrado na tela (sem o uso da senha) e ainda a partir dos bancos credenciados, com o certificado digital ou com o certificado em nuvem.

bxblue - meu inss, opções de acesso, login INSS
Fonte: reprodução Meu INSS – Governo Federal

Se ainda não tiver uma conta pode criar no mesmo momento, na opção. Se optar pelo CPF, basta inserir o CPF e senha cadastrados anteriormente.

Pronto! O Número do Benefício constará na página inicial. Se o titular tiver mais de um benefício deve, obrigatoriamente, fazer consultas individuais, clicando no item correspondente.

Fonte: reprodução Meu INSS

Indepentende de ser um benefício cessado, inativo ou ativo, é importante consultar cada um deles individualmente, para obter mais detalhes.

Meu INSS App

Ao logar no aplicativo Meu INSS, o segurado também pode conferir o Número do Benefício INSS atualizado. As formas de login são as mesmas: válidas para o site e para o app Meu INSS.

bxblue - aplicativo meu INSS
Fonte: reprodução aplicativo Meu INSS

Ao finalizar a pesquisa, é recomendável encerrar também a sessão, ou seja, clicar na opção sair do site ou aplicativo, para não deixar as informações expostas.

O Meu INSS é uma importante plataforma para os beneficiários e todo e qualquer cidadão. Além das informações sobre os benefícios propriamente ditos, os segurados podem acessar online e em ambiente seguro, o histórico de créditos e extrato de empréstimos consignado, comprovante de pagamento, dentre outros.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

3 – Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício

Por se tratar de um dado oficial cadastral, o INSS sempre informa o NB nos documentos relacionados ao processo de entrada ou liberação do pedido.

Assim que aprovado o benefício, o titular é comunicado. Portanto, passa a ter uma cópia de documentos como a carta de concessão, onde também consta essa informação, por exemplo.

bxblue - carta de concessão do benefício previdenciário do INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

IMPORTANTE: apesar de pode ser consultado online, todo documento ou comprovante do INSS que tenha dados pessoais ou financeiros, deve ser guardado em local seguro.

4 – Entrando em contato pelo telefone 135 do INSS

O atendimento remoto do INSS também é realizado por uma Central Telefônica. Ao ligar no 135 o solicitante deve informar o número do CPF e outros dados, conforme necessário, para verificação da identidade.

É recomendável que o próprio beneficiário, aposentado ou pensionista, ligue para o INSS. Não sendo possível, o mais indicado é procurar uma pessoa de confiança.

5 – Indo até uma agência do INSS

A confirmação do Número do Benefício do INSS pode ser solicitado em uma das agências INSS, ou seja, presencialemente. É preciso ter em mãos e apresentar o CPF. Outras validações podem ser exigidas.

Vale lembrar que as Agências da Previdência Social (APS) estão com atendimento restrito, devido a pandemia do covid-19. Além disso, nem todas as unidades estão em funcionamento ainda ou estão com horário reduzido de atendimento.

Veja agora porque o NB é importante e quando pode ser solicitado.

Para que serve o Número do Benefício INSS?

O NB é considerada como a identificação de cada segurado junto a Previdência Social. Portanto, cada aposentado e pensionista tem um número único.

As consultas mais rápidas sobre o benefício, podem ser feitas somente com esses números. Assim, como o RG (Registro Geral), por exemplo, ajuda a identificar cada indivíduo, o NB diz respeito a cada tipo de benefício.

Os interessados em fazer um empréstimo consignado só podem utilizar os benefícios ativos para o desconto em folha. Outra observação importante é que o empréstimo só em permitido para os benefícios consignáveis.

Outro uso muito comum, é para consultar as datas de pagamentos mensais da aposentadoria ou pensão.

A data respeita o número final do benefício (excluindo o dígito).

Posso informar o meu Número do Benefício INSS normalmente?

O Número do Benefício INSS serve, entre outros usos, para validação das informações previdenciárias. É dessa forma que se comprova se uma pessoa é vinculada ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e também se tem algum benefício ativo ou já emitido.

O cuidado é sempre garantir a finalidade de uso da informação para evitar cair em golpes.

NB e averbação do empréstimo consignado

Por que preciso informar o NB para solicitação do empréstimo consignado?

No processo da contratação do empréstimo consignado INSS, existem verificações que é dos pré-requisitos para a análise e liberação do crédito.

Para solicitar o empréstimo é preciso que:

  • o benefício seja consignável;
  • esteja liberado para o empréstimo;
  • o interessa esteja dentro das regras estebelecidas pela política de crédito da instituição financeira de interesse; e
  • tenha margem consignável disponível.

Essas validações são feitas a partir do extrato de empréstimo consignado. Ao avaliar o documento é possível confirmar a titularidade, o tipo de benefício, o NB e o percentual da margem consignável livre.

Leia tambémVeja todas as últimas notícias sobre o empréstimo consignado em 2021

Isso é válido para novos empréstimos ou para a contratação do cartão de crédito consignado. As demais operações como: refinanciamento e portabilidade de crédito tem as validações financeiras com base na análise do mesmo documento.

Por isso, é importante que o extrato de empréstimo esteja atualizado.

Vale lembrar que, se o contrato não puder ser averbado a operação não é concluída. 

Agora que você já descobriu como obter o número do seu benefício pode utilizá-lo sempre que precisar (e com segurança).


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado