Número do Benefício do INSS: veja como descobrir o número online

Publicado em: 13/06/2021

O Número do Benefício do INSS ou seja, do benefício previdenciário emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, também chamado simplesmente de NB, é indispensável a todos os segurados da Previdência Social.

Aposentado e pensionista veja aqui onde conseguir o número do seu benefício e saiba quando é utilizado.

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

Como descobrir o Número do Benefício do INSS? 5 formas práticas e mais rápidas

Como saber o número do benefício INSS?

As cinco formas mais usuais e fáceis de descobrir o número de qualquer benefício emitido pela Previdência Social, são:

  1. Consultando o PIS/PASEP (pelo cartão Cidadão);
  2. Acessando o Meu INSS;
  3. Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício;
  4. Entrando em contato pelo Telefone 135 do INSS;
  5. Indo até uma Agência do INSS.

Veja em detalhes cada uma dessas opções.

1 – Consultando o PIS/PASEP (pelo Cartão Cidadão)

O Cartão do Cidadão traz o número do PIS/PASEP, que, em alguns casos também coincide com o NB.

A sequência numérica será apresentada sempre abaixo do nome do titular do cartão e estará vinculado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do benefício.

2 – Acessando o Meu INSS

O Meu INSS é o portal de serviços digitais da Previdência Social que disponibiliza gratuitamente diversas opções para os cidadãos.

O site pode ser acessado tanto por quem ainda não é segurado, quanto pelos demais beneficiárioc como aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílios assistenciais.

Para descobrir o NB, é necessário fazer o login na conta. Entre as informações pessoais e cadastrais também esse número.

Acesse o site do Meu INSS e clique na opção “entrar com gov.br”. O novo login do INSS é feito a partir do chamado Login Único do Governo, que dá acesso a diversos outros serviços digitais disponibilizados pelo Governo Federal.

Fonte: reprodução Meu INSS

Ao clicar em continuar o usuário pode escolher o melhor método de login. É possível logar com o CPF, a partir dos bancos credenciados, com o certificado digital ou ainda com o certificado em nuvem.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Se ainda não tiver uma conta pode criar no mesmo momento, na opção. Se optar pelo CPF, basta inserir o CPF e senha cadastrados anteriormente.

Pronto! O Número do Benefício constará na página inicial. Se o titular tiver mais de um benefício é necessário fazer consultas individuais, clicando no benefício correspondente.

Fonte: reprodução Meu INSS

Ao logar no aplicativo Meu INSS, o segurado também pode obter esse dado atualizado. O login é o mesmo: válido tanto para o site, quanto para o app Meu INSS.

Ao finalizar a consulta, é recomendável finalizar também a sessão, ou seja, clicar na opção sair, para não deixar o site aberto.

Vale lembrar que muitas informações disponíveis no site do Meu INSS dizem respeito não só ao benefício ou aos benefícios propriamente ditos, mas também sobre o histórico de créditos e extrato de empréstimos consignado, comprovante de pagamento, dentre outros.

3 – Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício

Por se tratar de uma informação oficial, o INSS sempre informa o NB nos documentos relacionados ao processo de entrada ou liberação do pedido.

Assim, como todo segurado fica com uma cópia desses documentos, também pode conferir o número do benefício na carta de concessão, por exemplo.

Fonte: reprodução Meu INSS

É muito importante guardar esses documentos em um local seguro. Havendo qualquer necessidade, basta acessá-los e apresentá-los.

4 – Entrando em contato pelo telefone 135 do INSS

O atendimento do INSS também é feito por uma Central Telefônica. Ao ligar no 135 o solicitante deve informar o número do CPF e confirmar outros dados pessoais e de identificação, por questão de segurança.

É recomendável que o próprio beneficiário, aposentado ou pensionista, entre em contato.

5 – Indo até uma Agência do INSS

Essa solicitação também pode ser realizada pessoalmente pelo segurado, em qualquer agência do INSS. Entretanto, é preciso ter em mãos e apresentar o CPF. Algumas confirmações também podem ser exigidas.

As Agências da Previdência Social estão com atendimento restrito, devido a pandemia do Covid-19. Além disso nem todas as unidades estão em funcionamento, portanto, só algumas estão com o atendimento restabelecido.

Veja agora porque o NB é importante e em que casos pode ser utilizado ou solicitado.

Para que serve o Número do Benefício INSS?

O NB é considerado como a identificação de cada segurado junto a Previdência Social. Portanto, cada aposentado e pensionista tem um número único.

As consultas mais rápidas sobre o benefício, podem ser realizadas a partir desta sequência de números. Assim, como o RG revela informações sobre o indivíduo, o NB irá trazer informações sobre o benefício.

Caso o segurado tenha mais de um benefício, cada um terá um número diferente e, dependendo da necessidade, é preciso citar todos os benefícios ativos e inativos.

Os interessados em fazer um empréstimo consignado, por exemplo, só podem utilizar os benefícios ativos para o desconto em folha. É preciso observar ainda o tipo de benefício – já que nem todos são consignáveis.

Outro uso muito comum, é para consultar as datas de pagamentos mensais da aposentadoria ou pensão.

A data respeita o número final do benefício (excluindo o dígito).

Posso informar o meu Número do Benefício INSS normalmente?

O Número do Benefício INSS serve, entre outros usos, para validação das informações junto a Previdência Social.

É dessa forma que se comprova se uma pessoa é vinculada ao INSS e também se tem algum benefício ativo ou já emitido.

O cuidado é sempre confirmar a finalidade de uso da informação para evitar cair em golpes.

NB e averbação do empréstimo consignado

Por que preciso informar o NB para solicitação do empréstimo consignado?

No processo da contratação do empréstimo consignado INSS, existem verificações que é dos pré-requisitos para a análise e liberação do crédito.

Para solicitar o empréstimo é preciso que:

  • o benefício seja consignável;
  • esteja liberado para o empréstimo;
  • o interessa esteja dentro das regras estebelecidas pela política de crédito da instituição financeira de interesse; e
  • tenha margem consignável disponível.

Essas validações são feitas a partir do extrato de empréstimo consignado. Ao avaliar o documento é possível confirmar a titularidade, o tipo de benefício, o NB e o percentual da margem consignável livre.

Leia tambémVeja todas as últimas notícias sobre o empréstimo consignado em 2021

Isso é válido para novos empréstimos ou para a contratação do cartão de crédito consignado. As demais operações como: refinanciamento e portabilidade de crédito tem as validações financeiras com base na análise do mesmo documento.

Por isso, é importante que o extrato de empréstimo esteja atualizado.

Vale lembrar que, se o contrato não puder ser averbado a operação não é concluída. 

Agora que você já descobriu como obter o número do seu benefício pode utilizá-lo sempre que precisar (e com segurança).


Se você é beneficiário INSS (aposentado e pensionista) e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.