Como saber o número final do cartão de benefício INSS?

número final do cartão de benefício INSS - homem e mulher avaliando documento, com papel nas mãos

Publicado em: 06/05/2021

O Número do Benefício INSS, comumente chamado simplesmente de NB, é a identificação dos beneficiários da Previdência Social. Com ele é possível verificar a data de pagamento e solicitar empréstimos consignados, por exemplo.

Portanto, se você é aposentado ou pensionista, perdeu ou ainda não recebeu sua carta de concessão, descubra onde encontrar o número final do cartão de benefício INSS.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é o cartão de benefício do INSS?

Todo segurado que recebe benefício de aposentadoria ou pensão por meio do Instituto Nacional de Seguro Social é identificado por um número. Por via de regra, este código é informado por meio do cartão de benefício — que chega no endereço do segurado após o benefício ter sido aprovado.

Não tão raro, o interessado precisa verificar o seu número de identificação, seja para consultar informações previdenciárias ou simplesmente conferir qual será sua próxima data de pagamento do benefício através do calendário de cagamentos do INSS.

Veja também: Novo calendário de pagamento de benefícios INSS 2021 é liberado

Confira, a seguir, porque o número do benefício é tão importante e como ele pode ser solicitado.

Para que serve a informação do número final do benefício?

Entre outras funções, o número do benefício pode ser utilizado para validar informações previdenciárias e realizar consultas rápidas. Assim como o CPF pode exibir detalhes importantes sobre um indivíduo, o NB traz dados sobre os benefícios ativos e/ou inativos.

Um detalhe importante é que, para a contratação de empréstimo consignado, o interessado deverá apresentar apenas as informações relativas ao número de benefício ativo. Ademais, é preciso que este faça parte do grupo de benefícios elegíveis para a contratação do crédito consignado.

Por fim, a informação do número final do benefício é indispensável para verificar as datas exatas de pagamento da aposentadoria ou pensão.

Isso ocorre porque o cronograma de pagamentos é estabelecido de acordo com o valor do benefício e o último número do código de identificação, excluindo o último dígito.

Exemplo: 000.000.005-0, neste caso o número final, antes do dígito é o 5. Todo benefício é formado por uma sequência numérica de 10 números.

Como saber o número final do cartão de benefício INSS?

Existem algumas formas muito simples e rápidas para aqueles que perderam ou ainda não receberam o cartão de benefício INSS para descobrirem o número final do cartão de benefício INSS. De modo geral, pode-se destacar os seguintes métodos:

  • Consultando o PIS/PASEP;
  • Acessando o Meu INSS;
  • Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício;
  • Entrando em contato pelo Telefone 135 do INSS;
  • Indo até uma Agência do INSS.

Entenda melhor sobre como descobrir seu número de identificação de acordo com cada uma das opções citadas.

Consultando o PIS/PASEP

O Cartão Cidadão é um dispositivo criado para simplificar o acesso dos cidadãos a benefícios trabalhistas e sociais.

Emitido pela Caixa Econômica em parceria com o governo federal, ele traz o número do PIS ou PASEP e, em alguns casos, pode coincidir com o número do benefício.

Sendo assim, basta visualizar a sequência de números disponível logo abaixo do nome do titular do Cartão Cidadão.

Acessando o Meu INSS

Onde fica o número do benefício no cartão?

A Previdência Social oferece uma série de serviços gratuitos através do Portal Meu INSS. Ao acessar o site ou aplicativo, o interessado pode verificar o seu número de benefício e demais informações cadastrais, trabalhistas e previdenciárias.

Para tanto, é preciso fazer login em sua conta, mesmo que ainda não tenha nenhum benefício ativo. Dessa forma, basta seguir o passo a passo destacado a seguir:

  • acesse o Meu INSS e toque no botão “Entrar” se já for cadastrado. Caso contrário, basta clicar no botão “Cadastrar Senha” e seguir os procedimentos para gerar uma senha de acesso;
  • na janela aberta, insira suas credenciais de acesso (CPF, bancos credenciados ou certificado digital) e clique em “entrar”;
  • após logado em sua conta, procure a opção “Meus Benefícios” no menu de serviços em destaque e pronto. Serão exibidos todos os benefícios que já recebeu, incluindo ativos, inativos e seus respectivos números.

Note que essa informação também já estará destacada na página inicial.

Fonte: reprodução Meu INSS

Consultando a carta de concessão ou liberação do benefício

A concessão de um benefício é uma informação oficial e, portanto, o próprio órgão se encarrega de informar o número de benefícios constantes na carta de concessão ou documento de liberação do benefício.

Leia também: Em quanto tempo um novo segurado passa a receber o benefício do INSS?

Dessa forma, o interessado pode verificar o seu código de identificação na cópia enviada pelo INSS até o endereço cadastrado. Por isso, vale destacar ainda a importância de mantê-los em local seguro para não perder nenhuma informação importante.

Entrando em contato pelo Telefone 135 do INSS

O atendimento da Previdência Social também pode ser realizado à distância através da Central de Atendimento telefônico do INSS. Para isso, basta ligar para o número 135 e solicitar a informação desejada.

Durante o atendimento podem ser solicitadas informações pessoais e cadastrar para validar o usuário, de acordo com as normas de segurança do órgão. A Central funciona de segunda a sábado das 07h às 22h (horário de Brasília).

Indo até uma Agência do INSS

Por fim, os segurados que desejarem dirigir-se até uma unidade de atendimento presencial podem o fazer em qualquer agência do INSS.

Basta ir até o local portando documentos pessoais como CPF e, eventualmente, podem ser solicitadas também algumas informações adicionais.

Importante: no momento as agências INSS estão com atendimento reduzido e com atendimento presencial realizado somente por agendamento para o caso das perícias médicas.

Principais dúvidas respondidas

Aproveite para conferir as principais dúvidas em relação ao cartão INSS e número dos benefícios previdenciários:

1 – O número do benefício (NB) pode ser alterado?

Para facilitar o acesso ao histórico de benefícios, cada segurado possui um código diferente. Consequentemente, o código de identificação do segurado não pode ser alterado, a menos que o benefício seja reemitido.

Considerando a hipótese de que o INSS pode realizar cancelamento automático de benefício ou, diante da cessão de benefício temporário e eventual reativação do benefício previdenciário bloqueado temporariamente, o NB pode ser alterado, já que se trata de um novo processo.

2 – Se eu receber uma aposentadoria e uma pensão, terei o mesmo NB?

Beneficiários que recebem pensão também podem se qualificar para o recebimento de aposentadoria.

Na prática, quem é aposentado pode ter direito a receber uma pensão por morte, desde que respeitados os critérios, sendo vedado o pagamento de dois ou mais benefícios para diferentes cônjuges.

Ademais, não se pode receber aposentadorias concomitantes, caso não se trate de benefícios de regimes diferentes.

De modo geral, cada benefício gera um código de identificação único. Isso significa que, caso o segurado tenha mais de um benefício, todos eles serão identificados por um código distinto.

3 – Teve um benefício ativo e outro inativo, qual é válido para pagamento?

Somente os benefícios ainda ativos são passíveis de receber pagamento. Nesta situação, é preciso conferir o número final do benefício ativo.

O(s) benefício(s) inativo(s) serão utilizados apenas para consulta histórica.

4 – O NB interfere no pedido do empréstimo consignado?

Não. O empréstimo consignado leva em consideração se o benefício é consignável, ou seja, autorizado e a disponibilidade de margem consignável.


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.