O passo a passo para ter o seu Crédito Consignado agora

bxblue-o-passo-a-passo-para-ter-seu-credito-consignado

Precisando daquela ajuda para conseguir empréstimo consignado? Então, confira o passo a passo para ter o seu crédito consignado agora

Chega de dúvidas. A bxblue te ajuda a esclarecer sobre o que é necessário para contratar o empréstimo que você precisa!

 

Qual é o passo a passo para ter o Crédito Consignado?

Ao contrário do que muitos ainda pensam, o processo para simular e contratar crédito consignado é muito mais simples do que parece e está disponível há alguns cliques!

 

Passo 1 – Simulação online de crédito

O primeiro passo para ter o seu crédito consignado é realizar uma simulação.

Com a simulação online do crédito consignado é possível ter algumas vantagens exclusivas como:

  • Descobrir se há margem livre disponível;
  • Saber o valor liberado para crédito consignado e cartão consignado;
  • Comparar as propostas de diversos bancos;
  • Ter crédito aprovado em outro banco, em caso de restrição interna;

Sendo Aposentado, Pensionista ou Servidor Público, ou seja, estando nas categorias elegíveis ao crédito consignado, e tendo margem consignável, é possível fazer obter novo crédito.

 

Passo 2 – Análise de crédito

O segundo passo é a análise de crédito realizada pelos bancos, que ocorre a partir do envio de informações prévias pelo interessado.

Quando solicitado, o interessado deverá informar o valor pretendido ou desejado, o número de parcelas em que pretende pagar o empréstimo e também disponibilizar cópias simples do:

 

Documento de identificação pessoal

São válidos como documento de identificação pessoal RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se o RG não informar o CPF, é necessário enviar o documento também.

O documento deve ser no nome to titular, ou seja, de quem está solicitando o crédito consignado. Por questão de segurança e para minimizar fraudes, não são aceitos documentos em nomes de terceiros.

 

Comprovante de residência

Geralmente são aceitos como comprovantes de residência, contas fixas ou comprovantes de consumo, com validade inferior a 90 dias.

O comprovante também deve estar em nome do titular, ou do contrário, é necessário apresentar documento complementar que comprove a relação do parentesco – sujeito a aprovação do banco. 

Aproveite para saber todos os documentos aceitos e não aceitos pelos bancos, para evitar atrasos no processo.

 

Comprovante de renda

Contracheque, holerite ou extrato do benefício INSS (aposentadoria ou pensão), sempre atualizados.

É muito importante disponibilizar o último comprovante de renda, que é o documento que irá apresentar as informações do rendimento bruto e líquido, assim como da margem consignável atuais.

Nesta fase, também por questão de segurança é imprescindível ficar atento para evitar os golpes comuns por trás do empréstimo consignado.

Com base nas informações fornecidas, os bancos farão a análise do crédito com o objetivo de responder a solicitação, aprovando ou reprovando o crédito.

 

Passo 3 – Aprovação de crédito consignado

O passo 3 é a fase da tão esperada aprovação do créditoMesmo não sendo correntista do banco de interesse, é possível contratar crédito consignado em qualquer banco. Assim, cabe ao consumidor fazer a melhor escolha entre todas as ofertas disponíveis.

Como já mencionado, a simulação de crédito consignado online permite a facilidade de buscar e comparar as melhores condições, poupando tempo e ajudando a economizar dinheiro, ao conseguir crédito mais barato.

A aprovação de crédito está sujeita aos critérios e política de crédito de cada banco.

Diferente de outras modalidades de empréstimo, no consignado não há consulta ao SPC ou SERASA. No entanto, um cliente pode ter o crédito reprovado em função de restrição interna em um banco, mas pode ser aprovado em outro banco.

Conheça os principais motivos da reprovação do crédito e saiba como aumentar as chances de ter aprovação em uma nova tentativa.

 

Passo 4 – Assinatura do contrato

Agora estamos quase lá! Com o crédito consignado, o passo seguinte é o da assinatura do contrato de empréstimo consignado. 

Ainda que a simulação de crédito seja realizada por um intermediário ou correspondente bancário, o contrato do empréstimo deve ser celebrado diretamente com o banco. Ou seja, entre o cedente e o tomador do crédito.

O contrato deve trazer as condições negociadas como: Custo Efetivo Total (CET), valor liberado, valor das prestações, prazo de pagamento. 

É muito importante solicitar a via (física ou digital) do contrato do empréstimo assinada e arquivar em local seguro.

Tendo o contrato assinado, o banco pode então dar sequência ao processo, realizando a averbação do contrato.

 

Passo 5 – Averbação do contrato

Um dos últimos passos do processo de contratação do crédito consignado é a averbação do contrato.

A averbação pode ser entendida como a aceitação do órgão ou instituição pagadora, para autorização do desconto das parcelas do crédito consignado, no contracheque ou folha de pagamento.

Como o desconto é realizado mensalmente no salário, aposentadoria ou pensão dos Servidores Públicos ou Beneficiários INSS, precisa ser autorizado pelo órgão averbador, que é também o responsável por fazer o repasse do valor aos bancos.

Além disso, essas instituições também são responsáveis por ajudar a controlar a margem consignável, evitando assim que algum desconto indevido seja realizado na conta do trabalhador, aposentado ou pensionista.

No caso do INSS, por exemplo, é o Dataprev quem faz a autorização. Toda a comunicação é realizada entre o banco e o órgão pagador via transmissão de dados. Dessa forma, basta ao consumidor aguardar a resposta final do banco e a data prevista para liberação do crédito.

 

Passo 6 – Liberação do dinheiro na conta

O último passo do processo é o da liberação do dinheiro na conta.

O crédito consignado só pode ser liberado na conta, após a averbação. Assim, o banco é informado por meio eletrônico (transmissão de dados) sobre a autorização ou não do novo contrato e, dessa forma, o dinheiro pode  ser liberado e utilizado pelo consumidor, para o fim que definir.

A conta em que o valor será creditado, também deve seguir algumas regras. Mas, estando dentro do que é exigido pelos bancos, o empréstimo pode ser finalizado sem problemas.

Hoje com a ajuda da tecnologia e com os processos digitais, entre o primeiro e o último passo do processo, ou seja, desde a simulação do crédito consignado até a liberação do dinheiro na conta, não leva mais do que 3 a 5 dias úteis.

Os prazos para refinanciamento ou portabilidade são superiores, no entanto, garantem maior segurança para os consumidores.

Viu, como ter o seu crédito consignado pode ser simples, rápido e seguro?

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

O passo a passo para ter o seu Crédito Consignado agora

Posts recomendados